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FIM DO "ESPADARTE" COMANDANTES E ENCARREGADOS DE COMANDO
Em Abril de 1927 o "Espadarte" foi 1TEN Joaquim de Almeida Henriques .......................................15ABR13 a 19JAN16
docado no dique do Arsenal de Marinha 1TEN Fernando Augusto Branco.................................................19JAN16 a 04SET16
para uma revisão geral dos seus sistemas e 1TEN Fernando Henriques Alves de Sousa....................................4SET16 a 27JUL21
casco com a duração de dois meses. Após 1TEN Joaquim Maria Alves Pereira da Fonseca ..........................27JUL21 a 08MAI22
a sua conclusão foi detectado um elevado 2TEN Nuno Frederico de Brion ..................................................08MAI22 a 21JUL23
desalinhamento dos veios propulsores 2TEN Amadeu Júlio de Sousa Correia ........................................21JUL23 a 12ABR24
pelo que foi decidido nova docagem para 2TEN Aarão Coelho Ribeiro Abranches...................................12ABR24 a 01AGO24
a sua correcção em Julho do mesmo ano. 1TEN Amadeu Júlio de Sousa Correia......................................01AGO24 a 31MAI28
Esta operação levou longos meses e quan-
do se procedia em Janeiro de 1928 à ope-
ração de flutuação o casco cedeu, abrindo "Foi hoje vendido o submarino "Espa- SUBMERSÍVEL E SUBMARINO
um rombo na zona da quilha a meio darte". O facto não é banal, porque o
navio. Na vistoria técnica que se seguiu Espadarte marca um ciclo no serviço de Ainda que por vezes se empreguem na
verificou-se que o estado geral do casco submersíveis da nossa Marinha de generalidade os dois termos indistinta-
era manifestamente preocupante, apresen- Guerra." mente, há uma diferença entre o significa-
tando corrosões generalizadas, pelo que E continuava mais adiante, depois de do exacto de ambos. O submarino é um
foi proposto o seu abate, o qual foi forma- fazer uma breve resenha desde a cons- navio projectados para navegar quase
lizado em 8 de Maio através de despacho trução ao seu abate: exclusivamente em imersão. Os seus trân-
ministerial. "E lá foi hoje a leilão! sitos à superfície reduzem-se ao mínimo
Em 31 de Maio de 1928, em cerimónia Preside – que ironia! – o comandante indispensável, normalmente só para sair
solene na Base de Belém presidida pelo Almeida Henriques, o primeiro coman- do porto. Têm, por isso, fracas qualidades
Ministro da Marinha, CTEN Mesquita dante do "Espadarte", o autor do seu "Livro náuticas para navegar à superfície. Nos
Guimarães, procedeu-se ao seu desarma- de Ouro", o cronista de "Os primeiros e primitivos submarinos, sendo a sua
mento. Nesse acto, assim discursou o CFR últimos anos de vida dum submarino", o propulsão assegurada por motores eléctri-
Almeida Henriques, então já Comandante comandante amigo e cronista do "Espa- cos alimentados por baterias (propulsão
da Esquadrilha de Submersíveis, que retra- darte"!... única) era limitado o seu raio de acção,
ta bem o seu amargurado estado de espiri- É como se a um pai mandassem execu- restringindo-se a cumprir missões de defe-
to: tar o seu próprio filho. Como se a um sa costeira. Só com a propulsão nuclear
"É elevado o número de desastres que guerreiro mandassem leiloar o cavalo de se veio a concretizar o verdadeiro sub-
têm enlutado as várias Marinhas. Mas, batalha. Como se a alguém mandassem marino, podendo este dar voltas ao
entre nós, o primeiro desastre é este. ....... , pôr o coração em hasta pública!" mundo ininterruptamente sempre em
vindo todos assistir aos seus últimos Indubitavelmente que o "Espadarte" foi imersão. As sua únicas restrições são a
momentos." 1 impar no nascer e no morrer. Tamanha resistência da guarnição e a reserva de
O nome "Espadarte" ficava mais uma singularidade teria merecido outra sorte alimentação.
vez disponível para outro navio. Não por que não fosse acabar em sucata. Tão Os submersíveis, pelo contrário, carac-
muito tempo, já que dois anos depois, foi importante marco da história da Marinha terizam-se por serem navios concebidos
atribuído a um dos submersíveis da nossa Portuguesa deveria ter sido perpetuado para navegarem à superfície, mas que
segunda esquadrilha que entraria ao num Museu-Memorial, onde através dos podem fazer imersão para desferir o seu
serviço em 1 de Maio de 1934. tempos se mostrasse às várias gerações o ataque e posterior evasão.
Para a história ficam as 2.959 horas de espírito inovador, arrojado e pioneiro que As características dos submersíveis que
navegação, as 583 horas de imersão, os envolveu a Marinha no início do século constituem as principais diferenças para
958 dias de navegação e 618 imersões, XX, e fizesse jus àqueles homens que com os submarinos são:
que muito contribuíram para o prestígio a sua abnegação, coragem e grande dedi- - casco duplo (o resistente e o exterior)
desta arma e da Armada. cação construíram e elevaram bem alto a - tanques de lastro exteriores (entre os
Depois de lhe ter sido retirado todo o arma submarina. Esperemos que com o dois cascos)
material aproveitável foi vendido em hasta submarino "Albacora", há poucos dias - casco exterior com roda de proa e
pública, em 20 de Maio de 1929. A retirado das lides operacionais devido à quilha, para melhor desempenho na
propósito deste acontecimento, escrevia sua provecta idade, haja ensejo de se cor- navegação à superfície
assim o Diário de Lisboa desse dia: rigir a injustiça cometida com o maravi- - maior reserva de flutuabilidade
lhoso "Espadarte". - sistema de propulsão misto
Por fim, resta-nos
esperar que o tinteiro e EPISÓDIOS E FACTOS CURIOSOS
a pena que desde a
primeira vez, há 90 • Foi o primeiro submersível na
anos, serviram para dar Península Ibérica, e o primeiro navio
forma ao vinculo solene equipado com motores Diesel a efectuar
da assinatura dos con- uma viagem de mais de 1.300 milhas,
tratos de todas as es- sem escolta.
quadrilhas, venham de • Ainda em La Spézia, durante o perío-
novo a ser brevemente do de provas e de adestramento da
usados, para que a Ma- guarnição, foi dada instrução a camaradas
rinha possa dar conti- brasileiros, que tinham em construção 3
nuidade a esta arma, submersíveis do mesmo modelo do
que desde a sua primeira "Espadarte", também nos estaleiros da Fiat
unidade – o inesquecí- San Giorgio.
O Imediato, 2TEN Fernando Branco, fuma um cigarro antes de entrar vel "Espadarte" – tem si- • Em Maio de 1915 é envolvido num
em imersão. do uma arma de sucesso. episódio insólito durante um movimento
6 AGOSTO 2000 • REVISTA DA ARMADA