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DESCRIÇÃO DO SUBMERSÍVEL “ESPADARTE”
Características
Comprimento......................................................45,15 metros
Boca máxima ........................................................4,20 metros
Calado máximo.....................................................2,95 metros
Deslocamento superfície....................................245 toneladas
Deslocamento em imersão.................................300 toneladas
Compartimentos estanques....................................................9
Capacidade dos tanques de lastro........................53 toneladas
Profundidade máxima de imersão ............................40 metros
Reserva de ar comprimido .....................................3.300 litros
Velocidade máxima à superfície....................................13 nós
Velocidade máxima em imersão .....................................8 nós
Raio máximo de acção em imersão a 4 nós..............75 milhas
Raio máximo de acção em imersão a 8 nós..............24 milhas
Raio máximo de acção à superfície a 8 nós..........1300 milhas
Raio máximo de acção à superfície a 13 nós..........650 milhas
Guarnição
3 Oficiais e 17 Sargentos e Praças.
Maqueta do “Espadarte” em corte longitudinal, mostrando o arranjo interior do submersível.
Casco
Construído em aço de alta tensão, não magnético, de modo a
garantir a sua resistência à pressão máxima de imersão: 4 kg/cm2. Todos os accionadas pelos motores eléctricos principais, com um débito de 130 m3/h
circuitos interiores, exteriores e reservatórios em contacto com o mar ofere- com contra pressão de 4Kg/cm2. Outras duas bombas de 30 m3/h de débito,
ciam igual resistência à do casco. accionadas de forma independente, eram destinadas à regulação do caimento
O interior do submersível estava dividido, através de anteparas, em nove e peso do submersível, podendo como alternativa ser usadas no esgoto dos
compartimentos estanques. As duas anteparas que limitavam o posto de tanques de lastro como as bombas de 130 m3/h.
controlo do submersível e o compartimento dos motores (bombas e com- Finalmente, existiam duas bombas de funcionamento manual para esgoto dos
pressores) eram resistentes à pressão de 2kg/cm2, sendo as restantes porões. Os circuitos de esgoto permitiam usar todas as bombas no esgoto dos
resistentes a 1 kg/cm2. porões, em caso de emergência.
O acesso ao interior era feito através de três escotilhas. A mais avante servia tam- Segurança em imersão e meios de salvamento
bém para o embarque dos torpedos. A escotilha central permitia o acesso à torre.
Existia um lastro destacável de 12 toneladas, de fácil manobra.
Tanques de Lastro O tanque de lastro mais avante tinha um sistema de esgoto a ar comprimido de
A capacidade dos tanques de lastro, 53 m3, garantia 21% de flutuabilidade, disparo automático através de um válvula hidrostática pré regulada;
dividida entre tanques principais, de regulação e de compensação. O sistema Bóia de comunicações luminosa;
de alagamento e esgoto a ar comprimido permitia entrar em imersão e fazer Dois faróis de posição de imersão;
superfície sem qualquer caimento. O esgoto dos tanques podia ser feito a ar A superestrutura estava dotada de gatos e manilhas resistentes para permitir
comprimido ou através de bombas de esgoto. suspender o submersível;
Sistema de alimentação de ar pelo exterior em emergência;
Tanques de Combustível Sistema de regeneração de ar ambiente.
Localizados na zona do duplo casco, a reserva de combustível garantia uma
autonomia de 1300 milhas à velocidade de 8 nós. Os tanques eram resistentes. Instalação eléctrica
O combustível consumido era compensado por alagamento simultâneo de A bateria era do tipo Tudor e fornecia uma voltagem entre 100 e 118 volts,
água do mar. com limite de descarga de 1,7 volts por elemento.
Alojamentos Ventilação
Existia um compartimento para a dois oficiais, dois compartimentos para 4 sar- Existiam dois ventiladores principais e quatro extractores, dois para a bateria e
gentos e espaços nos compartimentos para 10 praças. dois para o compartimento da propulsão.
Uma pequena cozinha permitia preparar refeições para missões até sete dias. Motores de combustão
As casas de banho eram do tipo portátil e em número de duas.
Dois motores Diesel com as seguintes características:
Governo • Marca Fiat San Giorgio
Tinha dois lemes verticais compensados a ré, o que garantia excelentes quali- • Modelo: 2C-116P
dades evolutivas quer à superfície quer em imersão. Podiam ser comandados • Ciclo Diesel a 2 tempos, reversível, com ar de lavagem forçado e compres-
da torre, do convés e do compartimento "posto de controlo" (posto de ma- sor de ar incorporado
nobra). Para a manobra em imersão tinha dois pares de lemes horizontais, dis- • 6 cilindros em linha, verticais; cilindrada: 86 litros (6x14,33)
postos avante e a ré, podendo ser manobrados em conjunto ou isoladamente • Potência: 350 CV às 440 RPM (máximo: 400 CV às 500 RPM)
do "posto de controlo".
• Arranque a ar comprimido
Navegação • Permitiam a sua utilização com uma contrapressão na evacuação de 0,2
A navegação em imersão era feita à profundidade de 3,5 metros, dispondo de Kg/cm2
dois periscópios, do sistema Russo-Laurenti fabricados pela Galileo, com um O combustível utilizado era chamado de petróleo pesado, com densidade
comprimento aproximado de 5 metros. A manobra de içar e arriar era assegu- entre 0,85 e 0,93, e potência calorifica de 10.000 calorias/Kg. O ponto de
rada por um pequeno moto eléctrico e a rotação era manual. inflamação era superior a 100ºC. No arranque era usado combustível com
Armamento ponto de inflamação de 50ºC. À potência máxima tinham um consumo aproxi-
Compreendia dois tubos lança torpedos a vante, embarcando quatro torpe- mado de 100 l /h..
dos, dois nos tubos e dois no alojamento da proa. O lançamento era assegu- Motores Eléctricos Principais
rado através de ar comprimido à pressão de 8 kg/cm2, armazenado em gar- Dois motores de 150 CV, fabricados pela Siemens Schukert Werke.
rafas junto aos tubos. Existiam tanques de compensação para garantir a regu- As variações de velocidade eram obtidas pela alteração da corrente de campo.
lação do submersível no acto do lançamento. Um sistema de elevação Em imersão funcionavam como motores de propulsão, accionando as linhas de
mecânico permitia manobrar os torpedos de reserva para os respectivos veios; à superfície, com os motores Diesel a trabalhar, funcionavam como ge-
tubos. Torpedos utilizados: "Whitehead" de 450 mm de diâmetro e 5,2 m de radores, carregando as baterias.
comprimento.
Hélices
Ar comprimido Estava equipado com dois hélices, em bronze de alta resistência, reversíveis e
O submersível tinha uma capacidade de reserva de ar comprimido de 3.300 de passo variável, aparelho MEISNER.
m3, a 150 kg/cm2, permitindo, à cota de 40 metros esgotar duas vezes os tan- Era pois possível alterar a velocidade quer através da variação do passo do
ques de lastro e três vezes à cota de 10 metros. O ar comprimido era garantido hélice, quer variando as rotações do motor eléctrico.
por dois compressores "Whitehead", com um débito de 11 l/mn à pressão de
150 kg/cm2. Eram accionados pelos motores eléctricos principais. Caixa Redutora
Uma caixa redutora/acopladora permitia permutar o seu funcionamento para
Bombas de esgoto as diversas funções: propulsão, carga de baterias, compressores e bombas de
Existiam duas bombas centrífugas para esgoto dos tanques de lastro, esgoto.
8 AGOSTO 2000 • REVISTA DA ARMADA