Page 264 - Revista da Armada
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nova regra: as provas de competição tem de  porque os barcos eram de menores dimen-  calado aumentará 40 % e a superfície vélica
         ser feitas na mesma área onde vai ter lugar  sões e consequentemente, as despesas de  70 %. O peso, esse, torna-se 30 % menor.
         a final.                           aquisição e manutenção menos elevadas.  Esta decisão irá aumentar, exponencial-
           O barão Bich, insiste. Encomenda na  Esta medida veio animar a Taça América.  mente, o custo dos iates. Vão ser gastas ver-
         Dinamarca o France II, mas prefere usar o  Em 1987, na Austrália, que detinha o troféu,  bas enormes.
         barco antecessor, que se afunda, ao ser  inscreveram-se nove iates, e da selecção  Em 1992 há 8 barcos que disputam a taça
         rebocado. Conseguem recuperar o France,  entre estes saíu o Kootaburra III. Como  Louis Vuitton. O vencedor é o Il Moro di
         que é eliminado pelo Courageous, que acaba  desafiantes havia 13 concorrentes e para  Venezia e, assim, a Itália entra, pela primeira
         por ganhar a Taça, frente aos australianos.  escolher o melhor foi instituída a taça Louis  vez, numa final. Nos Estados Unidos, Bill
                                            Vuitton. Coube ao ameri-
                                            cano  Stars & Stripes,
                                            defender as cores do seu
                                            país. Dennis Connor con-
                                            seguiu recuperar a taça que
                                            tinha deixado fugir sete
                                            anos antes.
                                              Todavia, a parcimónia
                                            não é a vocação dos entusi-
                                            astas pela Taça América. E é
                                            bem verdade, porque, entre-
                                            tanto, considerou-se que a
                                            classe internacional de 12
                                            metros usada entre 1958 e
                                            1987, estava antiquada por
                                            ser definida por uma fórmu-
                                            la de 1906. Há que substituir
                                            os barcos, usando uma outra
                                            classe, mais rápida e mais
         Courageous, 1974.
                                            moderna, o que exige, natu-
           1977. O mesmo Courageous, agora com o  ralmente, embarcações de
         magnate da comunicação Ted Turner ao  maiores dimensões. Nasce,
         leme, bate o Australia. 1980. O Australia é de  então, a International
         novo eliminado, agora pelo Freedom, con-  America’s Cup Class Rule.
         duzido pelo famoso Dennis Conner que,  As embarcações serão 20 %
         três anos depois entrega a taça ao Australia  mais longas na flutuação, o
         II. Esta vitória teve um
         sabor especial porque foi,
         decididamente, o prémio
         da persistência. De facto,
         desde 1962, que a
         Austrália era finalista                                               O Il Moro di Venezia e o America 3, 1992.
         (excepto em 1964) sem                                                  Koch, um milionário do Texas, constitui
         conseguir ganhar. Agora,                                               um poderoso e ambicioso sindicato.
         em 1983, arranca a vitória                                             Durante vários anos especialistas estudam
         numa das mais emocio-                                                  as formas de um novo barco, com o apoio
         nantes regatas da história                                             do conceituado Instituto de Tecnologia de
         desta competição, quando                                               Massachusetts. Constróiem-se quatro
         as provas passam a ser à                                               unidades e a escolhida é o America 3, que se
         melhor de nove. Veja-se                                                mostra mais rápido. Nesse ano de 1992, a
         como se desenrolou a con-                                              vitória volta a sorrir ao Tio Sam, mas à
         tenda: o Liberty ganha as                                              custa de uma despesa de 13 milhões de
         duas primeiras regatas,                                                contos. Mas não é tudo. Estima-se que a
         perde as duas seguintes,                                               importância dispendida, com a construção
         retoma a quinta e entrega                                              e preparação dos 25 iates para esta sessão,
         as duas últimas. Foi a luta                                            ultrapassou os 70 milhões de contos!
         de um bom piloto contra                                                 Três anos mais tarde, o Young America
         um bom barco.                                                          não resiste ao  Black Magic, da Nova
           Esta derrota, que entris-                                            Zelândia. Pela segunda vez, a taça deixa o
         teceu toda a América, veio                                             New York Yacht Club e, em ambos os
         mostrar que as vitórias,                                               casos, em benefício de uma nação do
         mesmo quando se repetem                                                Commonwealth, o que, de certo modo,
         ao longo de 132 anos, não                                              constitui alguma compensação para a Grã-
         são eternas.                                                           Bretanha que tanto lutou sem conseguir
           Entretanto surgem novos                                              uma única vitória.
         ventos de mudança. A                                                    Chegamos a 2000. Neste fim do século
         classe internacional de 12                                             decorreu a 30ª competição. Todavia, ainda
         metros que estava a ser                                                no ano anterior, lutaram pela conquista da
         utilizada, há três décadas,                                            taça Louis Vuitton, onze embarcações.
         tinha sido escolhida   Freedom, 1980.                                  Pelos Estados Unidos, Abracadabra 2000,

         10 AGOSTO 2000 • REVISTA DA ARMADA
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