Page 263 - Revista da Armada
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A Taça América
A Taça América
2ª Parte
Uma taça sem fundo
eixámos o leitor, no número anteri- que não pode ultrapassar os 25 metros. As dos, exclusivamente, materiais produzidos
or desta Revista, quando foi instituí- provas efectuam-se em 1958 e a taça con- no próprio país.
Dda a classe J nas competições da tinua no prestigiado clube de Manhattan. Em 1964 os ingleses voltam a ser finalis-
Taça América. Deste modo, os yachts pas- A Austrália é um país – todos nós o sabe- tas. No local das provas, em Norfolk,
saram a ser construídos segundo uma fór- mos -- com condições excepcionais para a começa a usar-se o triângulo olímpico,
mula, o que quer dizer que as suas dimen- prática dos desportos náuticos. O número constituído por três bolinas, dois bordos a
sões eram equivalentes e, assim, as regatas de praticantes é enorme e a Taça América um largo e um de vento em popa, num
eram disputadas sem abonos, o que dava às não passa despercebida. É construído o total de 30 milhas. Nova vitória americana.
provas maior realidade e mais emoção. Gratel, que tem um grande sucesso nas Três anos após os australianos vão nova-
Em 1930, nestes novos moldes, o regatas em que entra. Dispõe de molinetes mente defrontar os detentores da taça,
Shamrock V perde com o Entreprise, do com um sistema de manivelas que permite com a Dame Pattie, nome da madrinha, que
sindicato do poderoso Vanderbilt, é a esposa do primeiro Ministro
que gastou quatro vezes mais do Menzies. Não têm sucesso.
que o seu opositor a construir o seu A França, que tem estado ausente,
barco. Com esta regata, acaba-se o apresenta-se na liça com o France,
longo e frustrante reinado de Thomas pela mão do barão Bich, o célebre
Lipton. De facto, este magnate ainda fabricante de esferográficas “BIC”.
pretendia participar mais uma vez Nas provas de selecção, mesmo
na Taça, mas a doença, não só o tendo a bordo Eric Tabarly, o France
impediu de o fazer, como também é eliminado pela Austrália, sem me-
de entrar no aristocrático clube náuti- lhor sorte frente aos americanos que
co de Cowes, cuja direcção, tardia- participam com o Intrepid, onde
mente, decidiu aceitá-lo como entram em força as novas tecnolo-
membro. Em 1932, falecia. gias e os novos materiais: o mastro é
Neste mesmo ano, novo encontro. de titânio e a fibra de carbono é tam-
O Endeavour atravessa o Atlântico e bém usada em várias peças do
perde com o Rainbow, cujo mastro equipamento. Surge uma nova ge-
tem a espantosa guinda de 45 metros. ração de molinetes. As formas do
É usada, à proa, uma grande vela de casco são optimizadas. Os pesos a
balão que veio a transformar-se nos bordo são melhor distribuídos.
descomunais spinakers. Para a
manobra dos cabos começam a ser
usados os molinetes de duas veloci-
dades. No que respeita ao início da
regata, as embarcações já não per-
maneciam fundeadas, enquanto
aguardam o sinal de largada. Desde
a prova de 1930, que a linha de parti-
da passa a ser cortada com os
veleiros em andamento.
Nos encontros seguintes, em 1934
e 1937, novas vitórias americanas. Weatherly, 1962.
A Segunda Guerra Mundial inter-
rompeu, durante 17 anos, a disputa da Taça serem accionados pela força simultânea de
América que, ganhou novas regras. O New vários membros da guarnição, o que torna
York Yacht Club, o Royal Yacht Club e o as manobras mais rápidas. Em 1962, o
Royal Thames Yacht Club, propõem-se desafio com o barco americano Weatherly
encontrar uma fórmula para substituir a promete. O Presidente Kennedy assiste à
classe J. É decidido reduzir o comprimento primeira prova a bordo de um destroyer. Os
dos veleiros na linha de flutuação, que australianos são derrotados por 5-1. Mas o
passa de 19.82 para 13.42 metros, o que per- mais importante foi chegar à final desta
mite a abertura à classe internacional de 12 secular competição. Todavia, depois desta
metros. Deixa de ser obrigatório fazer prova, é introduzida uma importante Intrepid, 1967.
seguir a embarcação, para o local da regata, alteração no regulamento da Taça. Assim,
pelos seus próprios meios, o que permite pelo facto das velas do Gretel terem sido Quatro anos mais tarde, usa-se o
aligeirar a sua construção. Estabelecem-se feitas de uma fibra, só fabricada nos alumínio para a construção do casco, o que
algumas limitações como a altura da vela, Estados Unidos, é decidido que sejam usa- os torna mais leves. É introduzida uma ✎
REVISTA DA ARMADA • AGOSTO 2000 9