Page 304 - Revista da Armada
P. 304
do Naval War College, e onde em tempos
foram alunos.
E quando tudo corria da melhor forma
nesta pacata cidade, surgiu a bordo a polícia
local informando que recebera um telefone-
ma anónimo informando que se encontrava
uma bomba a bordo. Rapidamente, e com
calma, foram evacuados os visitantes, e
depois de passada uma busca a bordo, não
tendo sido encontrado nada de suspeito, o
navio voltou a abrir a visitas à noite, depois
do jantar. Em Newport, contrariamente aos
outros portos, o desfile dos veleiros fez-se
após a largada, tendo no final, os navios
feito rumo para Nova Iorque, onde che-
garam, como se tornou hábito, na véspera
do desfile. Nesse dia, o 4 de Julho, Dia da
Independência, os navios prestaram honras,
O "Gazela Primeiro" atracado em Filadélfia. antes de chegarem a Manhatan, ao Presi-
dente dos Estados Unidos que, com uma
de 50 nós, o cais provisório onde o navio com toda a segurança. Neste porto, para comitiva VIP, assistia ao desfile a bordo do
português e o navio brasileiro estavam além dos muitos veleiros, também aí se porta-aviões J. F. Kennedy. Em Nova Iorque
atracados não aguentou e este deslocou-se encontrava um antigo bacalhoeiro portu- o navio ficou atracado no mítico Pier 17, em
indo o N.E. "Sagres" encostar no lado guês, de madeira: o "Gazela Primeiro", South Street Seaport, conjuntamente com o
oposto, a um pequeno rebocador que aí construído em 1893. "Eagle", dos Estados Unidos e com o
estava atracado. Graças à boa organização O porto seguinte foi Newport, no estado "Nippon Maru", do Japão.
montada, ambos os navios foram, já de de Rhode Island. Neste porto, a organiza- Daqui, os navios seguiram para o porto
madrugada, para a base da Marinha ção dos festejos esteve a cargo da I.S.T.A. seguinte que foi New London, no Connec-
Americana em Norfolk, onde ficaram até (International Sail Training Association), e ticut. Um ambiente mais calmo do que nos
ao dia da saída. da sua associada nos Estados Unidos, a anteriores portos, mas ainda assim com
Seguiu-se o porto de Filadélfia, no estado A.S.T.A. (American Sail Training Associa- inúmeros visitantes. Seguiu-se o porto de
da Pensilvânia, também com um desfile de tion) numa operação que levou inúmeros Boston, no Massachussets, que veio encerrar
entrada. E resta acrescentar que esta cidade, veleiros da Europa, denominada Tall Ships a estadia do N.E. "Sagres" nos Estados
berço da independência dos Estados 2000. Mas a presença do N.E. "Sagres" neste Unidos. Para aí chegar, o navio passou pelo
Unidos, se situa a umas 75 milhas do mar. porto deveu-se, acima de tudo, à presença canal de Cape Cod, tendo mais uma vez que
Aqui, devido à altura de uma ponte, foi no local do Almirante CEMA, e de outros acachapar os mastaréus para poder passar.
necessário acachapar os mastaréus do Oficiais da Marinha Portuguesa, que aí E nesta altura estava quase terminada a
navio por forma a que este pudesse passar compareceram por ocasião do aniversário viagem, restando tão somente a travessia
do Atlântico, de regresso a Lisboa. Foram
14 dias até à Horta, para uma participação,
ALGUNS NÚMEROS DA VIAGEM ainda que curta, nas festas da semana do
mar. Um tempo bom para cada um fazer o
Dias de missão (8 de Março a 13 de Agosto)......................................... 159 balanço de toda a viagem e depois de o
Horas de navegação.................................................................................. 2356 navio ter, quase sem descanso, escalado
Horas de navegação à vela....................................................................... 1137 seis portos nos Estados Unidos no espaço
Percentagem de navegação à vela........................................................... 48% de um mês. E esta foi também a oportu-
Milhas percorridas .................................................................................... 13549 nidade que faltava para que os cadetes
Velocidade média...................................................................................... 5,75 nós pudessem pôr em prática os seus conheci-
Combustível consumido (gasóleo).......................................................... 228600 litros mentos de navegação astronómica.
Comunicações: Na tirada até Lisboa contaram-se
- mensagens transmitidas..................................................................... 1300 histórias, arrumaram-se as malas, fez-se
- mensagens recebidas .......................................................................... 1700 contas ao dinheiro gasto ,e acima de tudo,
Portos visitados.......................................................................................... 14 contaram-se os dias que faltavam para ter-
Número de visitantes................................................................................ 133000 minar uma viagem que teve uma duração
Recepções oferecidas a bordo.................................................................. 17 superior a cinco meses.
- convidados ........................................................................................... 2550 À chegada a Lisboa, o navio atracou no
Almoços oficiais (VIP) .............................................................................. 16 Parque das Nações, durante quatro dias,
- convidados ........................................................................................... 160 com a finalidade de participar no Festival
Refeições servidas a bordo (almoço/jantar).......................................... 25270 dos Oceanos, que decorre em Lisboa, todos
Consumidos a bordo: os anos, durante o mês de Agosto. Neste
- cervejas.................................................................................................. 78000 curto espaço de tempo o navio registou um
- sumos/refrigerantes ........................................................................... 36000 total de 17000 visitantes, que somados aos
- pasteis de nata...................................................................................... 4800 133000 de toda a viagem dá a bonita soma
- bolos de coco........................................................................................ 5200 de 150000. E mais uma vez ficou, em todos
- bolo inglês............................................................................................. 50Kg os que nos visitaram uma excelente, e
- fatias de torta........................................................................................ 3600 profissional imagem da Marinha Portu-
- semi-frio com frutos............................................................................ 220Kg guesa e de Portugal.
- pães/farinha......................................................................................... 68370/4770Kg António Manuel Gonçalves
1 TEN
14 SETEMBRO/OUTUBRO 2000 • REVISTA DA ARMADA