Page 56 - Revista da Armada
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tos e sistemas na além de contribuírem para um incremento
área das tecno- do bem-estar a bordo.
logias de infor- Com esta configuração os navios cumpri-
mação e comu- ram de uma forma bastante satisfatória
nicação. aquela missão, verificando-se que quando o
No dia 2 de navio da Marinha Portuguesa não é o navio
Julho de 2001 chefe daquela força naval da NATO é o
este modelo or- escolhido para ser o navio alternativo para
ganizacional en- aquela função. Tal será, mais uma vez o
trou em funcio- caso no presente ano.
namento. - O quarto acontecimento é a implemen-
- O terceiro tação da tecnologia PSK nas comunicações
acontecimento navais em HF, que veio permitir veloci-
foi o planeamen- dades até 1200 bauds (standard adoptado
to e execução do pela Marinha), e que a breve trecho atingirá
projecto de ade- velocidades de 9600 bauds, num conceito
quação das Fra- em que a velocidade “mais adequada” é
gatas da Classe estabelecida pelo próprio modem.
em operação. Neste contexto, no estudo Vasco da Gama na área das Comunicações Assim, tal como o início do século XX foi
constatou-se que: e Sistemas de Informação para o desempe- marcado pelo surgimento da TSF na
• a tecnologia começava a apresentar nho, pela segunda vez, das funções de Marinha, o início do século XXI é marcado
respostas satisfatórias para que, mesmo na navio chefe da SNFL em 2001 e 2002. • pelo fim da utilização do MORSE,
sempre complexa banda HF, a velocidade Os requisitos, desta feita, eram substan- • por um incremento substancial nas
na troca de informação entre os navios e cialmente mais exigentes que há 5 anos, velocidades de transferência de infor-
terra fosse incrementada, quer em termos do número de serviços mação,
• o funcionamento das estações radio- disponíveis a bordo quer em termos de • por um incremento na capacidade
navais deveria e poderia ser automatizado largura de banda necessária para a troca de instalada na Marinha, em particular nas fra-
na máxima extensão possível, contribuindo informação. gatas classe Vasco da Gama,
para o propósito de racionalizar os recursos Com este projecto, foi necessário incre- • pelo encerramento das estações Radio-
humanos necessários às comunicações mentar a capacidade SATCOM da Marinha navais da Apúlia e de Sagres e pelo desen-
navais. tendo-se adquirido um terminal SATCOM volvimento de um projecto de moderni-
Este processo deu origem ao projecto de UHF, um novo terminal SATCOM SHF e zação das restantes,
modernização e automatização das Esta- actualizado o existente. Assim, o navio, • e pelo desenvolvimento de um novo
ções Radionavais, que se encontra em plena • passou a ter acesso à informação modelo organizacional na área da GI e
execução, e que se prevê estar concluído disponibilizada pelos os centros de decisão das TIC.
em 2005. em terra com maiores larguras de banda, Alguns destes marcos ocorrem precisa-
Uma outra conclusão decorrente dos • foi dotado com o sistema MCCIS, desta mente em 2000.
estudos efectuados pelo GT MODCOM foi feita já no âmbito do projecto da Marinha
a constatação da inadequação da estrutura acima referido e com acesso a ferramentas A ACTUALIDADE
organizacional da Marinha face à: de correio electrónico e WEB BROWSING
• proliferação dos sistemas com a seguros, As lições aprendidas nestes últimos anos
adopção maciça das tecnologias COTS, • passou a ter a bordo uma rede local têm sido bastante ricas, tendo, por isso, pro-
• à diminuição das fronteiras entre os sis- multi-serviços que permitiu automatizar um porcionado a formalização de alguns con-
temas de comunicação e os sistemas de conjunto substancial de processos pro- ceitos que se converteram em doutrina para
informação, piciando uma maior eficiência na respectiva a área de sistemas de informação e comuni-
• à escassez de recursos humanos com execução. cação automatizados. Neste contexto
conhecimentos nesta área, Com esta configuração foi possível ins- desenvolveram-se algumas publicações
• e à constatação da importância do bem talar a capacidade de acesso à Internet e basilares para um desenvolvimento susten-
“informação” numa organização multidisci- Intranet de Marinha a navegar, dotar o na- tado destes assuntos na Marinha.
plinar e secular como é a Marinha. vio com linhas telefónicas da rede de Por outro lado, a proliferação da infra-
Neste contexto tiveram início em fins de Marinha, para além do acesso às fontes estrutura tecnológica tem continuado a
1999 os estudos relativos detalhados relati- de informação de índole exclusivamente realizar-se existindo, agora, cerca de meia
vamente ao modelo a adoptar que con- militar já men-
sagrou a existência de um órgão de doutri- cionadas.
na, política e planeamento para as comuni- Os navios fo-
cações e sistemas de informação (Divisão ram ainda do-
de Comunicações e Sistemas de Informação tados com um
do Estado-Maior da Armada), um outro, a terminal de re-
Direcção de Análise e Gestão de Infor- cepção de tele-
mação ou DAGI, sucedâneo da já referida visão a navegar o
DAMAG e cujo propósito fundamental é o qual disponibi-
tratamento científico e sistemático da liza o acesso a
informação com vista, entre outros, à canais de notí-
normalização dos dados e à produção de cias, hoje em dia
indicadores de gestão e um terceiro, a tão importantes
Direcção das Tecnologias de Informação e para o tipo de
Comunicação ou DITIC, que se debruça missões desem-
fundamentalmente sobre a concepção penhadas por es-
desenvolvimento e manutenção de projec- tes navios, para
18 FEVEREIRO 2003 • REVISTA DA ARMADA