Page 56 - Revista da Armada
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tos e sistemas na  além de contribuírem para um incremento
                                                                área das tecno-  do bem-estar a bordo.
                                                                logias de infor-  Com esta configuração os navios cumpri-
                                                                mação e comu-  ram de uma forma bastante satisfatória
                                                                nicação.       aquela missão, verificando-se que quando o
                                                                  No dia 2 de  navio da Marinha Portuguesa não é o navio
                                                                Julho de 2001  chefe daquela força naval da NATO é o
                                                                este modelo or-  escolhido para ser o navio alternativo para
                                                                ganizacional en-  aquela função. Tal será, mais uma vez o
                                                                trou em funcio-  caso no presente ano.
                                                                namento.         - O quarto acontecimento é a implemen-
                                                                  - O terceiro  tação da tecnologia PSK nas comunicações
                                                                acontecimento  navais em HF, que veio permitir veloci-
                                                                foi o planeamen-  dades até 1200 bauds (standard adoptado
                                                                to e execução do  pela Marinha), e que a breve trecho atingirá
                                                                projecto de ade-  velocidades de 9600 bauds, num conceito
                                                                quação das Fra-  em que a velocidade “mais adequada” é
                                                                gatas da Classe  estabelecida pelo próprio modem.
         em operação. Neste contexto, no estudo  Vasco da Gama na área das Comunicações  Assim, tal como o início do século XX foi
         constatou-se que:                  e Sistemas de Informação para o desempe-  marcado pelo surgimento da TSF na
           • a tecnologia começava a apresentar  nho, pela segunda vez, das funções de  Marinha, o início do século XXI é marcado
         respostas satisfatórias para que, mesmo na  navio chefe da SNFL em 2001 e 2002.  • pelo fim da utilização do MORSE,
         sempre complexa banda HF, a velocidade  Os requisitos, desta feita, eram substan-  • por um incremento substancial nas
         na troca de informação entre os navios e  cialmente mais exigentes que há 5 anos,  velocidades de transferência de infor-
         terra fosse incrementada,          quer em termos do número de serviços  mação,
           • o funcionamento das estações radio-  disponíveis a bordo quer em termos de  • por um incremento na capacidade
         navais deveria e poderia ser automatizado  largura de banda necessária para a troca de  instalada na Marinha, em particular nas fra-
         na máxima extensão possível, contribuindo  informação.                gatas classe Vasco da Gama,
         para o propósito de racionalizar os recursos  Com este projecto, foi necessário incre-  • pelo encerramento das estações Radio-
         humanos necessários às comunicações  mentar a capacidade SATCOM da Marinha  navais da Apúlia e de Sagres e pelo desen-
         navais.                            tendo-se adquirido um terminal SATCOM  volvimento de um projecto de moderni-
           Este processo deu origem ao projecto de  UHF, um novo terminal SATCOM SHF e  zação das restantes,
         modernização e automatização das Esta-  actualizado o existente. Assim, o navio,  • e pelo desenvolvimento de um novo
         ções Radionavais, que se encontra em plena  • passou a ter acesso à informação  modelo organizacional na área da GI e
         execução, e que se prevê estar concluído  disponibilizada pelos os centros de decisão  das TIC.
         em 2005.                           em terra com maiores larguras de banda,  Alguns destes marcos ocorrem precisa-
           Uma outra conclusão decorrente dos  • foi dotado com o sistema MCCIS, desta  mente em 2000.
         estudos efectuados pelo GT MODCOM foi  feita já no âmbito do projecto da Marinha
         a constatação da inadequação da estrutura  acima referido e com acesso a ferramentas A ACTUALIDADE
         organizacional da Marinha face à:  de correio electrónico e WEB BROWSING
           • proliferação dos sistemas com a  seguros,                           As lições aprendidas nestes últimos anos
         adopção maciça das tecnologias COTS,  • passou a ter a bordo uma rede local  têm sido bastante ricas, tendo, por isso, pro-
           • à diminuição das fronteiras entre os sis-  multi-serviços que permitiu automatizar um  porcionado a formalização de alguns con-
         temas de comunicação e os sistemas de  conjunto substancial de processos pro-  ceitos que se converteram em doutrina para
         informação,                        piciando uma maior eficiência na respectiva  a área de sistemas de informação e comuni-
           • à escassez de recursos humanos com  execução.                     cação automatizados. Neste contexto
         conhecimentos nesta área,            Com esta configuração foi possível ins-  desenvolveram-se algumas publicações
           • e à constatação da importância do bem  talar a capacidade de acesso à Internet e  basilares para um desenvolvimento susten-
         “informação” numa organização multidisci-  Intranet de Marinha a navegar, dotar o na-  tado destes assuntos na Marinha.
         plinar e secular como é a Marinha.  vio com linhas telefónicas da rede de  Por outro lado, a proliferação da infra-
           Neste contexto tiveram início em fins de  Marinha, para além do acesso às fontes  estrutura tecnológica tem continuado a
         1999 os estudos relativos detalhados relati-  de informação de índole exclusivamente  realizar-se existindo, agora, cerca de meia
         vamente ao modelo a adoptar que con-  militar já men-
         sagrou a existência de um órgão de doutri-  cionadas.
         na, política e planeamento para as comuni-  Os navios fo-
         cações e sistemas de informação (Divisão  ram ainda do-
         de Comunicações e Sistemas de Informação  tados com um
         do Estado-Maior da Armada), um outro, a  terminal de re-
         Direcção de Análise e Gestão de Infor-  cepção de tele-
         mação ou DAGI, sucedâneo da já referida  visão a navegar o
         DAMAG e cujo propósito fundamental é o  qual disponibi-
         tratamento científico e sistemático da  liza o acesso a
         informação com vista, entre outros, à  canais de notí-
         normalização dos dados e à produção de  cias, hoje em dia
         indicadores de gestão e um terceiro, a  tão importantes
         Direcção das Tecnologias de Informação e  para o tipo de
         Comunicação ou DITIC, que se debruça  missões desem-
         fundamentalmente sobre a concepção  penhadas por es-
         desenvolvimento e manutenção de projec-  tes navios, para

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