Page 130 - Revista da Armada
P. 130
Sistemas Multifeixe. Rapid Environmental Assessment (REA).
Na área operacional houve três interven- naves, submarinos, satélites, veículos autónomos ambientais em que podem operar e à incerteza
ções, focando os temas “REA”, “Ship Infra-red/ aéreos ou submarinos ou forças especiais a ope- característica de muita da informação com que
Naval Threat Countermeasure Simulator” (14) rar no terreno. A missão do Centro de Fusão de os decisores lidam.
e “SINGRAR”, pelos CTEN Domingues Vaz e Dados (CFD) é o de recolher toda a informação A componente do navio tradicionalmente de-
1TEN Mesquita Onofre, CTEN EMA Ferreira Lei- das mais diversas origens e produzir produtos signada de operacional é responsável pela con-
te, e CFR Simões Marques, respectivamente. úteis para a força de acordo com o conceito de dução do conjunto de acções orientadas para o
O estudo da meteorologia e da oceanografia oceanografia operacional. No caso da Marinha exterior do navio, as quais são associadas ao con-
para aplicação em operações militares tem sido o Centro de Fusão de Dados funciona no Insti- ceito de “Batalha Externa”. No entanto, para que
uma das principais preocupações da Marinha tuto Hidrográfico. a componente operacional funcione, é necessá-
Portuguesa e da NATO. Deste modo surgiu o A essência do REA é disponibilizar informa- rio garantir a intervenção eficaz de um conjunto
conceito de REA para apoio táctico a comandos ção meteorológica e oceanográfica detalhada de recursos técnico-logísticos que asseguram a
operacionais e unidades navais no mar. sobre uma área bastante limitada, numa escala sobrevivência da plataforma e a prontidão e a dis-
Os cenários estratégicos actuais modificaram- de tempo adequada, orientada para o planea- ponibilidade dos meios que suportam as activida-
-se com o fim da Guerra Fria e actualmente existe mento e execução dos vários tipos de operações des operacionais. Ao conjunto dessas actividades
necessidade de realizar operações em pequena militares, em função das condições ambientais associa-se o conceito de “Batalha Interna”.
escala junto a zonas costeiras pouco conhecidas. que influenciam o emprego e desempenho dos A análise dos processos de decisão da Batalha
Nestes locais as condições oceanográficas são meios disponíveis. Interna e da Batalha Externa permite concluir que
muito mais dinâmicas do que numa zona oce- As operações REA são uma metodologia que estes são em tudo idênticos, ainda que o seu uni-
ânica, onde a variabilidade é muito menor. Este está a ser implementada pelos diversos países verso de decisão seja distinto. Na vertente ope-
aspecto levou à criação do conceito de REA, com da NATO, mas onde a sua estrutura pode tam- racional há já longos anos que estão disponíveis
o objectivo de fornecer à força naval uma actuali- bém ser utilizada para fins civis como foi o caso sistemas de comando e controlo que constituem
zação rápida da dinâmica oceânica, de forma a do acidente do navio “Prestige”, onde o concei- ferramentas de apoio à decisão relativas ao em-
optimizar as operações navais em curso. to REA permitiu realizar previsões de deriva da prego operacional do navio. Na vertente logística
Esta nova filosofia obrigou a uma mudança mancha de poluição com grande fiabilidade. não existem quaisquer sistemas de apoio que lhe
dos métodos de previsão ambiental, de forma a O contexto de decisão em ambiente naval, sejam equivalentes, apesar dos processos de de-
torná-los mais efectivos e rápidos, com recurso particularmente nos cenários mais críticos que cisão serem extremamente dinâmicos, de existir
a uma quantidade de dados recolhidos in situ. correspondem à situação de combate, é extre- um grande volume de informação a processar e
Esta recolha de dados pode recorrer a diversas mamente complexo devido à multiplicidade dos de esta ser, quase sempre, de natureza incerta.
plataformas dependendo do tipo de dados que ambientes com que as unidades navais intera- O SINGRAR permite fazer a gestão dinâmica
se pretende obter e da segurança da área em gem, à quantidade das acções que podem ocor- integrada das prioridades de reparação de equi-
questão. Por exemplo, recorre-se a navios, aero- rer em tal situação, à adversidade das condições pamentos e a afectação dos respectivos recursos
Projecto “ShipIR”. Projecto SINGRAR.
20 ABRIL 2004 U REVISTA DA ARMADA