Page 130 - Revista da Armada
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Sistemas Multifeixe.                                Rapid Environmental Assessment (REA).
           Na área operacional houve três interven-  naves, submarinos, satélites, veículos autónomos  ambientais em que podem operar e à incerteza
         ções, focando os temas “REA”, “Ship Infra-red/  aéreos ou submarinos ou forças especiais a ope-  característica de muita da informação com que
         Naval Threat Countermeasure Simulator” (14)  rar no terreno. A missão do Centro de Fusão de  os decisores lidam.
         e “SINGRAR”, pelos CTEN Domingues Vaz e  Dados (CFD) é o de recolher toda a informação   A componente do navio tradicionalmente de-
         1TEN Mesquita Onofre, CTEN EMA Ferreira Lei-  das mais diversas origens e produzir produtos  signada de operacional é responsável pela con-
         te, e CFR Simões Marques, respectivamente.  úteis para a força de acordo com o conceito de  dução do conjunto de acções orientadas para o
           O estudo da meteorologia e da oceanografia  oceanografia operacional. No caso da Marinha  exterior do navio, as quais são associadas ao con-
         para aplicação em operações militares tem sido  o Centro de Fusão de Dados funciona no Insti-  ceito de “Batalha Externa”. No entanto, para que
         uma das principais preocupações da Marinha  tuto Hidrográfico.         a componente operacional funcione, é necessá-
         Portuguesa e da NATO. Deste modo surgiu o   A essência do REA é disponibilizar informa-  rio garantir a intervenção eficaz de um conjunto
         conceito de REA para apoio táctico a comandos  ção meteorológica e oceanográfica detalhada  de recursos técnico-logísticos que asseguram a
         operacionais e unidades navais no mar.   sobre uma área bastante limitada, numa escala  sobrevivência da plataforma e a prontidão e a dis-
           Os cenários estratégicos actuais modificaram-  de tempo adequada, orientada para o planea-  ponibilidade dos meios que suportam as activida-
         -se com o fim da Guerra Fria e actualmente existe  mento e execução dos vários tipos de operações  des operacionais. Ao conjunto dessas actividades
         necessidade de realizar operações em pequena  militares, em função das condições ambientais  associa-se o conceito de “Batalha Interna”.
         escala junto a zonas costeiras pouco conhecidas.  que influenciam o emprego e desempenho dos   A análise dos processos de decisão da Batalha
         Nestes locais as condições oceanográficas são  meios disponíveis.      Interna e da Batalha Externa permite concluir que
         muito mais dinâmicas do que numa zona oce-  As operações REA são uma metodologia que  estes são em tudo idênticos, ainda que o seu uni-
         ânica, onde a variabilidade é muito menor. Este  está a ser implementada pelos diversos países  verso de decisão seja distinto. Na vertente ope-
         aspecto levou à criação do conceito de REA, com  da NATO, mas onde a sua estrutura pode tam-  racional há já longos anos que estão disponíveis
         o objectivo de fornecer à força naval uma actuali-  bém ser utilizada para fins civis como foi o caso  sistemas de comando e controlo que constituem
         zação rápida da dinâmica oceânica, de forma a  do acidente do navio “Prestige”, onde o concei-  ferramentas de apoio à decisão relativas ao em-
         optimizar as operações navais em curso.  to REA permitiu realizar previsões de deriva da  prego operacional do navio. Na vertente logística
           Esta nova filosofia obrigou a uma mudança  mancha de poluição com grande fiabilidade.  não existem quaisquer sistemas de apoio que lhe
         dos métodos de previsão ambiental, de forma a   O contexto de decisão em ambiente naval,  sejam equivalentes, apesar dos processos de de-
         torná-los mais efectivos e rápidos, com recurso  particularmente nos cenários mais críticos que  cisão serem extremamente dinâmicos, de existir
         a uma quantidade de dados recolhidos in situ.  correspondem à situação de combate, é extre-  um grande volume de informação a processar e
         Esta recolha de dados pode recorrer a diversas  mamente complexo devido à multiplicidade dos  de esta ser, quase sempre, de natureza incerta.
         plataformas dependendo do tipo de dados que  ambientes com que as unidades navais intera-  O SINGRAR permite fazer a gestão dinâmica
         se pretende obter e da segurança da área em  gem, à quantidade das acções que podem ocor-  integrada das prioridades de reparação de equi-
         questão. Por exemplo, recorre-se a navios, aero-  rer em tal situação, à adversidade das condições  pamentos e a afectação dos respectivos recursos
























         Projecto “ShipIR”.                                  Projecto SINGRAR.

         20  ABRIL 2004 U REVISTA DA ARMADA
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