Page 127 - Revista da Armada
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A “Sagres” e os seus Irmãos
A “Sagres” e os seus Irmãos
3. Mircea
Antes do início da sou a Constança. A partir de então as viagens
guerra o navio apenas de instrução deixaram de estar circunscritas
efectuou uma viagem ao Mar Negro e ao Mediterrâneo Oriental, e o
de instrução, navegan- Mircea visitou portos no Norte da Europa, em
do então nas águas do África e na América do Norte.
Mediterrâneo. Duran- Em 1975 participou nas concentrações de
te o conflito apenas veleiros em Londres e Amsterdão e, em 1976,
os cadetes da Mari- efectuou a regata, integrada nas comemora-
nha Romena embar- ções do Bicentenário dos Estados Unidos, or-
caram, em pequenas ganizada pela Sail Training Association.
viagens de instrução, Não tendo sido sujeito a grande manuten-
no Mar Negro. ção desde 1966, o navio continuou a nave-
Com uma postura gar, mas a sua degradação foi-se acentuando.
inicialmente neutral, a Em 1990, de acordo com um estudo, eram
Roménia acabou por necessários 5 milhões de Euros para efectuar
se aliar aos alemães, as reparações que permitiam manter o navio
O Mircea a navegar à vela.
em 1941, na guerra a navegar, em segurança. Face à escassez de
Mircea (leia-se Mircha) foi proposi- contra a União Soviética. Por isso, terminado recursos disponíveis economicamente só se
tadamente encomendado pelo Reino o conflito, os Soviéticos ocuparam o país e iça- tornaria viável se, a exemplo do que foi feito
O da Roménia, em 1938. A sua finalida- ram a sua bandeira a bordo do Mircea. E por com outros navios-escola dos países de les-
de era servir como navio-escola, dos alunos pouco o navio não foi tomado definitivamen- te, existissem camarotes passíveis de ser alu-
das marinhas mercante e de guerra, substituin- te pelos invasores, como presa de guerra. Esta gados a jovens civis do ocidente. Não sendo
do o antigo navio com o mesmo nome. Foi situação só foi evitada, e o navio devolvido ao este o entendimento das autoridades romenas,
construído pelos estaleiros da Blöhm & Voss, governo romeno, num gesto de boa vontade, o Mircea acabou por ver inviabilizada a sua
em Hamburgo, de acordo com os planos do devido ao facto de os comunistas locais terem reparação e, consequentemente, a sua parti-
Gorch Fock. Refira-se que o Gorch Fock I e tomado o poder no país, apoiados pelos Sovi- cipação no grande evento que foi a Grande
o Mircea têm menos cerca de 7 metros de éticos. A República Romena foi proclamada a Regata Colombo, em 1992.
comprimento fora-a-fora do que os restantes 30 de Dezembro de 1947.
quatro navios da classe. No período compreendido entre 1946 e Ficha do Horst Mircea
O assentamento da quilha, do quarto veleiro 1959 os cadetes continuaram a ser os únicos
da classe Gorch Fock, teve lugar no dia 15 de utilizadores do navio, para efectuar as suas Assentamento da quilha 15/4/38
Abril de 1938. Foi lançado à água, ainda nesse viagens de instrução. A partir de então a Ma- Lançamento à água 22/9/38
ano, no dia 22 de Setembro. Procedeu-se então rinha Romena reactivou o seu departamento, Comprimento fora a fora 82,10 m
à colocação dos mastaréus e restante aparelho, dedicado à formação dos oficiais da marinha Comprimento do casco 73,70 m
12,00 m
Boca
ao acabamento dos seus interiores e foram ins- mercante, e estes alunos passaram também a Calado 5,20 m
talados a bordo os geradores e restantes equi- fazer no Mircea, as suas viagens de treino. Até Pontal 7,30 m
pamentos. A cerimónia de entrega do navio, ao 1965o navio navegou, regularmente, nas águas Deslocamento máximo 1630 tons
governo romeno, teve lugar no dia 16 de Janei- do Mar Negro e do Mediterrâneo Oriental. No Motor MAK
ro de 1939. Pouco depois efectuou a sua pri- final do ano regressou a Hamburgo, mas não Potência 1100 hp
meira viagem, já com a bandeira romena içada, em viagem de instrução. Nos meses de Janei- Guarnição 65
entre Hamburgo e Constança, o grande porto ro e Fevereiro de 1966 esteve nos estaleiros da Cadetes 120
romeno do Mar Negro. Foi aumentado ao efec- Blöhm & Voss, a fim de ser reparado. Nessa al- País Roménia
tivo da Marinha Romena no dia 14 de Abril. tura foi substituído o motor original pelo actual,
com uma potência de Mais recentemente o navio chegou a estar
Mircea 1.110 hp, que lhe per- inscrito para a grande concentração de navios
Este foi o segundo mite atingir uma velo- que teve lugar em Rouen, em 1999. E até à
navio romeno a utilizar cidade de 13 nós. Fo- data prevista para a sua chegada o navio foi
o nome Mircea. O pri- ram também sondados esperado em França. Talvez receando que de-
meiro era um brigue, todos os mastros e re- vido ao seu mau estado o navio pudesse ser
construído em Inglater- visto todo o aparelho. impedido de deixar Rouen, sem antes ser su-
ra, lançado à água em
1882. Isto na sequên- Uma nova andaina jeito às devidas reparações, a sua presença no
cia da proclamação foi então envergada. evento acabou por não se concretizar.
do Reino da Roménia, Por forma a melhorar As últimas informações que obtivemos da-
no ano anterior, pondo o navio, em termos vam-nos conta de que em 2002 o Mircea havia
fim à ocupação do país de segurança, foram finalmente sido sujeito a uma grande reparação,
pelos Turcos. Em ambos
A figura de proa do Mircea. construídas novas e que se encontra actualmente a navegar...
os casos o nome é uma
homenagem ao príncipe Mircea Staria de Muntenia (1386-1418), da Valáquia anteparas estanques Z
Oriental, que reconquistou aos Turcos a região de Dobrogostea, expulsando -os e instalados novos António Manuel Gonçalves
do território romeno, ainda que por poucos anos. As suas políticas levaram a Ro- geradores eléctricos. 1TEN
ménia a tornar-se, durante algum tempo, um país de comércio marítimo. Por isso Terminados estes fa-
a sua efígie é a figura de proa deste navio. Fotos
bricos o navio regres- Herbert Böhm (Hamburgo)
REVISTA DA ARMADA U ABRIL 2004 17