Page 160 - Revista da Armada
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procedimentos dos Serviços de Navegação a   A albufeira da Barragem da Caniçada foi,  e de outras Certificações de instrumentos, nas
         bordo, através das INA (Instruções de Nave-  ao abrigo de um protocolo celebrado com o  Trinas ou na Azinheira, como ocorre com a
         gação da Armada – 5 volumes, completados  INAG (Instituto Nacional da ÁGua), a primeira  verificação dos sectores de visibilidade hori-
         há um ano) sobretudo numa fase de adapta-  a ser concluída (2002) e a do Alqueva estima-  zontal e vertical e a cromaticidade dos Faróis
         ção à recepção e utilização da informação  -se que fique pronta antes de encher.  de Navegação dos navios.
         digitalizada.                                                                        Na grande mesa nova
           Aliás, o estudo, a aqui-                                                          movimentação de cartas.
         sição e a implantação da                                                            Fomos ver:
         rede de DGPS nacional é                                                              - Ah! São cartas do Al-
         da responsabilidade desta                                                           mirantado?
         área da Divisão e a compo-                                                           - São as que há para esta
         nente Continental (13) foi                                                          área de operações da STA-
         já entregue à guarda da Di-                                                         NAVFORLANT.
         recção de Faróis (Ver R.A.                                                           -  E que são esses “ve-
         n.º 372), porquanto as es-                                                          getais”?
         tações DGPS dos Açores e                                                             - Os ingleses publicam
         da Madeira estão ainda na                                                           os Avisos deles nestas fi-
         fase de instalação.                                                                 chas de papel vegetal que
           Com base neste tipo de                                                            permitem, fazendo coin-
         informação a navegação                                                              cidir um troço de linha de
         atinge um rigor extremo                                                             costa, visualizar de imedia-
         que, recomenda-se, tam-                                                             to in loco a alteração à car-
         bém convém não sobre-                                                               ta, em vez do nosso siste-
         valorizar, e que  por sinal                                                         ma narrativo.
         foi tema de uma palestra                                                             - Então, estão a trabalhar
         proferida no CITAN pelo                                                             melhor que nós?
         responsável da área, um   Avisos à .... inglesa.                                     - Não, porque as nossas
         oficial que, em part-time,                                                           correcções são informa-
         está a fazer, numa universidade do Reino Uni-  Outro serviço que pode ser prestado a  tizadas e inseridas nas cartas por um plot-
         do, um doutoramento em Navegação.  particulares, com retorno financeiro, é o do  ter, um sistema pioneiro desenvolvido pelos
           É a era da navegação feita ao segundo com  estudo dos momentos evolutivos dos navios  nossos camaradas da Cartografia Assistida por
         erros da ordem de um metro.        (raio de giração, curvas dos tempos de acele-  Computador.
           A Segurança Marítima, vimos no CITAN,  ração e extinção de velocidade, ...) sobretu-  - Bom ...
         era, internacionalmente, motivo central de  do quando há alterações do casco, das obras   Num gabinete uma senhora confere se uma
         preocupação e, nesta Divisão outra área de  mortas ou, mais evidentemente, da própria  informação, com origem na Administração do
         actividade que para além das responsabilida-  motorização.            Porto de Sines, que move para sul a Posição
         des nacionais, se estende aos estudos de assi-  Outra área de serviços a que entidades ex-  de Entrada de Pilotos irá afectar, além do Pla-
         nalamentos solicitados por entidades privadas  ternas também recorrem é a do Material de  no do Porto, a Carta Náutica que o contem, o
         que, naturalmente, pagam estes serviços. E  Navegação e Meteorologia Náutica (14).  que de facto não ocorrerá. De qualquer modo
         mais um domínio da nos-                                                             é aqui que se faz a con-
         sa cooperação com os                                                                tra verificação com que
         PALOPs                                                                              se ultrapassa o problema
           Interessante é verificar                                                           do erro sistemático, o que
         que este tipo de traba-                                                             implica a estreita coorde-
         lhos, além de se desen-                                                             nação com, neste caso, a
         volverem na costa, como                                                             Divisão de Hidrografia.
         se esperaria, tem vindo a                                                             Além deste tipo de fon-
         ter lugar em águas interio-                                                         te externa, temos ainda as
         res. É o que acontece nas                                                           Capitanias, a Direcção de
         barragens com os Planos                                                             Faróis e sobretudo os pró-
         de Ordenamento das Al-                                                              prios Navegantes. Qual-
         bufeiras (POA) que visam                                                            quer deles pode produzir
         a protecção do meio am-                                                             Comunicados Hidrográfi-
         biente pela imposição de                                                            cos (CH) que poderão ser
         limites aos utentes desses                                                          emitidos de imediato e
         espelhos líquidos, tam-                                                             confirmados a posterio-
         bém a pensar neles, e que                                                           ri, logo que possível, por
         vão do tipo dos motores                                                             uma entidade credencia-
         das embarcações (consu-                                                             da, ainda que tal possa
         mo de óleos biodegradá-                                                             acarretar despesas signi-
         veis) e das velocidades   Introduzindo um aviso aos navegantes.                     ficativas.
         de circulação às zonas de                                                             Os CH correspondem a
         captação de águas, sem descurar a formação   Trata-se da Certificação, que fomos ver fa-  um formulário típico em que (sic) «É mais im-
         dos fiscais de modo a disciplinar o seu uso  zer no Banco de Provas de Agulhas Magnéti-  portante o CONTEÚDO E A RAPIDEZ na co-
         segundo os sinais de trânsito do CEVNI (Có-  cas, da fiabilidade estática destas, niveladas e  municação da informação do que a sua FOR-
         digo Europeu as Vias Navegáveis Interiores,  com inclinação de 10º, e dinâmica (tempo de  MA» conforme se alerta nas capas dos AN.
         com lacunas que vão sendo ultrapassadas) e  recuperação) após uma guinada de 35º e de-  No fim de cada ano, para entrar «Em vigor
         das clássicas Regras Internacionais para Evitar  pois, a bordo, da sua Regulação e Compensa-  em 1 de Janeiro de (ano seguinte)» é publica-
         Abalroamentos no Mar (RIEAM).      ção (15), tantas vezes observável em Cascais,  do o Grupo Anual (GA) onde estão compila-

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