Page 160 - Revista da Armada
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procedimentos dos Serviços de Navegação a A albufeira da Barragem da Caniçada foi, e de outras Certificações de instrumentos, nas
bordo, através das INA (Instruções de Nave- ao abrigo de um protocolo celebrado com o Trinas ou na Azinheira, como ocorre com a
gação da Armada – 5 volumes, completados INAG (Instituto Nacional da ÁGua), a primeira verificação dos sectores de visibilidade hori-
há um ano) sobretudo numa fase de adapta- a ser concluída (2002) e a do Alqueva estima- zontal e vertical e a cromaticidade dos Faróis
ção à recepção e utilização da informação -se que fique pronta antes de encher. de Navegação dos navios.
digitalizada. Na grande mesa nova
Aliás, o estudo, a aqui- movimentação de cartas.
sição e a implantação da Fomos ver:
rede de DGPS nacional é - Ah! São cartas do Al-
da responsabilidade desta mirantado?
área da Divisão e a compo- - São as que há para esta
nente Continental (13) foi área de operações da STA-
já entregue à guarda da Di- NAVFORLANT.
recção de Faróis (Ver R.A. - E que são esses “ve-
n.º 372), porquanto as es- getais”?
tações DGPS dos Açores e - Os ingleses publicam
da Madeira estão ainda na os Avisos deles nestas fi-
fase de instalação. chas de papel vegetal que
Com base neste tipo de permitem, fazendo coin-
informação a navegação cidir um troço de linha de
atinge um rigor extremo costa, visualizar de imedia-
que, recomenda-se, tam- to in loco a alteração à car-
bém convém não sobre- ta, em vez do nosso siste-
valorizar, e que por sinal ma narrativo.
foi tema de uma palestra - Então, estão a trabalhar
proferida no CITAN pelo melhor que nós?
responsável da área, um Avisos à .... inglesa. - Não, porque as nossas
oficial que, em part-time, correcções são informa-
está a fazer, numa universidade do Reino Uni- Outro serviço que pode ser prestado a tizadas e inseridas nas cartas por um plot-
do, um doutoramento em Navegação. particulares, com retorno financeiro, é o do ter, um sistema pioneiro desenvolvido pelos
É a era da navegação feita ao segundo com estudo dos momentos evolutivos dos navios nossos camaradas da Cartografia Assistida por
erros da ordem de um metro. (raio de giração, curvas dos tempos de acele- Computador.
A Segurança Marítima, vimos no CITAN, ração e extinção de velocidade, ...) sobretu- - Bom ...
era, internacionalmente, motivo central de do quando há alterações do casco, das obras Num gabinete uma senhora confere se uma
preocupação e, nesta Divisão outra área de mortas ou, mais evidentemente, da própria informação, com origem na Administração do
actividade que para além das responsabilida- motorização. Porto de Sines, que move para sul a Posição
des nacionais, se estende aos estudos de assi- Outra área de serviços a que entidades ex- de Entrada de Pilotos irá afectar, além do Pla-
nalamentos solicitados por entidades privadas ternas também recorrem é a do Material de no do Porto, a Carta Náutica que o contem, o
que, naturalmente, pagam estes serviços. E Navegação e Meteorologia Náutica (14). que de facto não ocorrerá. De qualquer modo
mais um domínio da nos- é aqui que se faz a con-
sa cooperação com os tra verificação com que
PALOPs se ultrapassa o problema
Interessante é verificar do erro sistemático, o que
que este tipo de traba- implica a estreita coorde-
lhos, além de se desen- nação com, neste caso, a
volverem na costa, como Divisão de Hidrografia.
se esperaria, tem vindo a Além deste tipo de fon-
ter lugar em águas interio- te externa, temos ainda as
res. É o que acontece nas Capitanias, a Direcção de
barragens com os Planos Faróis e sobretudo os pró-
de Ordenamento das Al- prios Navegantes. Qual-
bufeiras (POA) que visam quer deles pode produzir
a protecção do meio am- Comunicados Hidrográfi-
biente pela imposição de cos (CH) que poderão ser
limites aos utentes desses emitidos de imediato e
espelhos líquidos, tam- confirmados a posterio-
bém a pensar neles, e que ri, logo que possível, por
vão do tipo dos motores uma entidade credencia-
das embarcações (consu- da, ainda que tal possa
mo de óleos biodegradá- acarretar despesas signi-
veis) e das velocidades Introduzindo um aviso aos navegantes. ficativas.
de circulação às zonas de Os CH correspondem a
captação de águas, sem descurar a formação Trata-se da Certificação, que fomos ver fa- um formulário típico em que (sic) «É mais im-
dos fiscais de modo a disciplinar o seu uso zer no Banco de Provas de Agulhas Magnéti- portante o CONTEÚDO E A RAPIDEZ na co-
segundo os sinais de trânsito do CEVNI (Có- cas, da fiabilidade estática destas, niveladas e municação da informação do que a sua FOR-
digo Europeu as Vias Navegáveis Interiores, com inclinação de 10º, e dinâmica (tempo de MA» conforme se alerta nas capas dos AN.
com lacunas que vão sendo ultrapassadas) e recuperação) após uma guinada de 35º e de- No fim de cada ano, para entrar «Em vigor
das clássicas Regras Internacionais para Evitar pois, a bordo, da sua Regulação e Compensa- em 1 de Janeiro de (ano seguinte)» é publica-
Abalroamentos no Mar (RIEAM). ção (15), tantas vezes observável em Cascais, do o Grupo Anual (GA) onde estão compila-
14 MAIO 2004 U REVISTA DA ARMADA