Page 161 - Revista da Armada
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dos todos os Avisos aos Navegantes (Cartas e dade. Recoleta, franciscana que vive em clausura. carta revela muita coisa mas não a sua totalidade. Daí
Roteiros) que permaneçam com carácter tem- (4) Além do IH, as três Superintendências e a DAGI a magia do imprevisto face ao antevisto.
porário nas áreas por que Portugal é responsá- (Direcção de Análise e Gestão de Informação). (8) O Sondador Multifeixe (SM) faz a medição por
vel, alguns há mais de uma ... década. (5) A definição que seguimos é a clássica. A Mari- faixas paralelas ao movimento da plataforma móvel de
No dia 10 pudemos já manusear o Grupo nha, o conjunto dos navios, divide-se em Marinha de (geralmente) 60º para um e outro bordo (ao todo 127
feixes, dependendo do equipamento) e requer, além de
Guerra, Mercante (a de Comércio e a de Pesca) e de
Quinzenal (GQ) (16) n.º 2, que entra em vi- Recreio a que acrescentaríamos a de Investigação. Ar- um velocímetro que dê a exacta velocidade do som ao
gor a 16 de Janeiro e que tem dez secções, mada é o conjunto dos navios de guerra , do pessoal longo de cada troço da «coluna inclinada» de água e
mais seis que os GA. militar e civil e das unidades, escolas, ... e serviços de de um sensor inercial/GPS de movimento, de ondula-
- Mas, entretanto? apoio em terra. O todo estava integrado no Ministé- ção e de balanços, a utilização de operações matemá-
- A informação é difundida via Rádio. rio da Marinha o que permitia concretizar uma Polí- ticas específicas para a determinação do intervalo entre
De facto, noutro gabinete, outra senhora tica Nacional para o Mar que excede os espaços in- a emissão e a recepção do eco reflectido pelo fundo.
inseria um Aviso à Navegação Os resultados, digitais, permitem gerar
no seu computador, um termi- uma imagem acústica do fundo.
nal do MMHS (Military Message Foto de Júlio Tito (9) O Sonar Lateral (SL), rebocado a
Handling System) da Intranet da dada profundidade, faz a medição por
finas fatias perpendiculares ao movi-
Armada, que será emitido pelas mento da plataforma móvel de 90º
Estações Radionavais (Continen- para um e outro bordo (um feixe único)
te, Açores e Madeira) por mensa- e requer meios semelhantes (velocida-
gem normal e NAVTEX. Alegre- de na água constante) e operações ma-
mo-nos; o MMHS é mais uma temáticas também menos sofisticados e
função do já cobiçado SICC (Sis- correcções geométricas para se ter uma
tema Integrado de Controlo das imagem acústica do fundo.
Comunicações) desenvolvido (10) Ao contrário do que acontece
pela EID (Empresa de Investiga- lá fora é, entre nós, um curso cada vez
ção e Desenvolvimento de Elec- menos procurado pelos jovens. Talvez
reflexo do ensino científico no secun-
trónica, S.A.) em estreita parceria dário ...
com a Armada e que já equipa (11) Um título digno do séc. XVIII,
navios de marinhas de guerra es- que outrora era a prosaica Lista de Fa-
trangeiras (17). róis. No entanto, como a nossa Lista
Z inclui outras ajudas à navegação, que
Dr. Rui M. Ramalho não faróis propriamente ditos (balizas e
Ortigão Neves bóias, tanto luminosas como cegas, e si-
1TEN REF nais de nevoeiro), foi decidido, recente-
mente, tornar o nome desta publicação
(Continua no próximo número) mais consentâneo com o seu conteúdo.
De qualquer maneira, apesar do exten-
Agradecimentos:
VALM . Silva Cardoso, pelo acolhi- so nome ela é, usualmente, designada
mento e revisão final. apenas por Lista de Luzes.
CMG Couto Soares, pelo acompa- (12) Aqui, como tantas vezes ocorre a
nhamento, coordenação e revisão. nível nacional, só não se corre o perigo
CFR Maia Pimentel, CTEN Proença de extinção da passagem da experiên-
Mendes, CTEN Mesquita Onofre, Eng. cia que aconselha a presença mínima de
Pilar Pestana da Silva, Doutora Aurora três pessoas (em início, meio e fim de
Bizarro, CTEN Reino Baptista, CFR Pas- carreira), dada a presença no IH de ofi-
sos Ramos, CTEN Pedro dos Santos e ciais com especialização e experiência
CFR Abílio Matias pelo acompanhamen- em Navegação.
to, esclarecimentos e revisão técnica. (13) Duas estações GPS na ERN de
Sagres e no Farol do Cabo Carvoeiro e
Bibliografia: uma Estação de Controlo na Dir. Faróis,
TEIXEIRA, Maria Francisca Assis, O Antiga enfermaria da Madre Superiora, hoje Camarinha do Almirante. em Paço de Arcos, constituem o cerne
Convento das Trinas, Lisboa, Instituto do DGPS no Continente.
Hidrográfico, 1990. ternacionalmente reconhecidos como jurisdição dos (14) A Meteorologia Aeronáutica explora com mais
EZEQUIEL, Comandante Augusto e VIEIRA, António, estados. Designar a Armada por Marinha parece-nos atenção o que se passa em altitude dado que a Aviação
Missão em Castelo de Paiva, Lisboa, Caminho, 2001. desfocado, pois, além desta ter sido burocraticamen- Comercial chega a voar acima dos 40.000 pés. Certos
(?), The New Collins Concise English Dictionary, te pulverizada e ser quase inexistente, é impreciso. aviões militares ainda mais alto.
Wrotham – England, Book Club Associates + Wllm. Ser oficial da Armada é menos abrangente, logo mais (15) Sendo o casco de ferro, ele é sujeito a magne-
Collins Sons & Co. Ltd, 1985, 1388 pgs., 1 vol.. exacto que ser oficial da Marinha. De qual delas? Ou, tização permanente (normalmente induzida durante
(?), Enciclopédia Fundamental Verbo, Lisboa/S. Pau- mais bizarro ainda, ser-se oficial de Marinha (da clas- a construção) e a magnetização induzida (provocada
lo (Brasil), Verbo, 1982, 1638 pgs., 1 vol.. se) de marinha. A História, desde o Terço da Armada pelo campo magnético terrestre), e as superestruturas
da Coroa de Portugal ao Estado Maior da Armada, à verticais (chaminé) impõem por si outro tipo de des-
Notas: Lista da Armada, à Revista da Armada, à Banda da Ar- vios nas agulhas magnéticas. A operação destinada a
(1) Com o Senhor Almirante Sousa Leitão, Director mada a confirmar a fita «Armada» que os marinheiros reduzir esses desvios é conhecida por compensação
do IH em 1969. da «Briosa» (Armada) ostentam. O Exército é que diz: da agulha magnética, que é essencial para se ter um
(2) Alinhamos neste meio século, em Lisboa, a Igre- «Avança a Marinha!». Norte fiável e mesmo assim uma Tabela de Desvios
ja de S. Domingos (ainda visível), os teatros D. Maria (6) No antigo Ultramar as Missões Hidrográficas terá de ser elaborada.
II e Avenida (desaparecido), a fragata D. Fernando II e penetravam na costa e levantavam torres necessárias (16) Na Aviação Civil a emissão é semanal e a ICAO
Glória, a Galeria Temporária de Arte Moderna de Be- aos levantamentos Geodésicos e Hidrográficos. Gago (International Civil Aviation Organization) certifica al-
lém (empréstimo do estrangeiro totalmente perdido), Coutinho e Sacadura Cabral trabalharam juntos, na gumas empresas privadas que desempenham o papel
o Palácio da Ajuda (Galeria de D. Luís), o Museu dos determinação geodésica de fronteiras, no interior de do IH, mas tenha-se presente a substancialíssima di-
Coches, a Faculdade de Ciências e o Museu da Escola África. O primeiro foi sepultado envergando o unifor- ferença entre uma e outra situação. Uma Carta Aero-
Politécnica (parte da colecção desaparecida), o Chia- me de trabalho de Geógrafo, que fazia parte da «Ta- náutica é, a céu aberto, quando muito, um sofisticado
do, a Câmara Municipal e ... bela de Uniformes ... da Armada». Portulano (a Carta de Rumos ... medieval).
(3) Trina, corruptela do Latim, Trinitas - trinitatis, trin- (7) Na aterragem a uma costa desconhecida uma (17) Brasil, Espanha, Holanda e Tailândia.
REVISTA DA ARMADA U MAIO 2004 15