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A “Sagres” e os seus Irmãos
                  A “Sagres” e os seus Irmãos



                                            5. Gorch Fock II


                                                         os veleiros da classe Gorch
                                                         Fock, para a Kriegsmarine. E   Ficha do Gorch Fock II
                                                         como argumento de capital   Assentamento da quilha   6/3/58
                                                         importância ganhou peso o   Lançamento à água    23/8/58
                                                         facto de todos eles ainda se   Comprimento fora a fora   89,30 m
                                                         encontrarem a navegar, em   Comprimento do casco   81,26 m
                                                         boas condições, mas em   Boca                    12,00 m
                                                         mãos estrangeiras (Tovarich,   Calado             5,00 m
                                                                                                           7,30 m
                                                                                Pontal
                                                         Eagle e Guanabara).    Deslocamento máximo      1870 tons
                                                           No final de 1957 o novo   Motor              Deutz MWM
                                                         navio foi encomendado à   Potência               1600 hp
                                                         Blöhm & Voss. No dia 6 de   Guarnição               80
                                                         Março de 1958 foi iniciada   Cadetes                160
                                                         a sua construção, de acor-  País                Alemanha
                                                         do com os planos dos na-
                                                         vios anteriores, e a cerimó-  sendo instalados a bordo novos equipamentos
                                                         nia de lançamento à água  e efectuadas as necessárias modernizações. Em
                                                         teve lugar no dia 23 de  1985 foi instalado um gerador de água doce.
                                                         Agosto, tendo sido bapti-  Em 1999, depois de um longo período de
                                                         zado com o nome do navio  fabricos, o navio foi pintado com novas cores
                                                         construído em 1933: Gorch  (amarelo e azul) em fundo branco, o que ge-
                                                         Fock. A madrinha de bap-  rou enorme polémica entre todos aqueles que
                                                         tismo do novo navio-escola  defendiam a pintura com as cores tradicionais
                                                         foi Ulli Kinau, filha de Ru-  (verde e castanho).
                                                         dolf Kinau. Este era irmão
                                                         do falecido Gorch Fock,
                                                         um dos pseudónimos de
                                                         Johann Kinau (Revista da
                                                         Armada – FEV04).
                                                           Parte do aparelho utiliza-
         O Gorch Fock II a navegar à vela.
                                                         do na sua construção desti-
               uando terminou a guerra a Marinha  nava-se inicialmente, como vimos, ao navio
               Alemã – Kriegsmarine viu-se privada  inacabado, Herbert Norkus. Depois de termi-
         Qde todos os seus navios-escola. Após  nada a sua construção o navio efectuou as suas
         a sua reorganização, em 1957, passou a de-  provas de mar e, no dia 17 de Dezembro de
         signar-se Bundesmarine.            1958, foi aumentado ao efectivo dos navios da
           Até 1957 a marinha mercante alemã utili-  Marinha Federal Alemã (Bundesmarine).
         zou a barca Pamir, de quatro mastros, para dar   No dia 3 de Agosto de 1959, depois de algu-
         treino de mar aos seus cadetes. Mas nesse ano  mas pequenas viagens no mar Báltico, teve iní-
         um grave acidente, provocado por um ciclone,  cio a primeira grande viagem de instrução que
         levou à perda do navio durante uma viagem de  incluiu a visita a um porto estrangeiro: Santa
         instrução, 600 milhas a sudoeste dos Açores.  Cruz de Tenerife, nas ilhas Canárias.
         De uma tripulação de 86 homens apenas 6 se   Em Agosto de 1960, por ocasião das Come-
         salvaram (4 marinheiros e 2 cadetes). Todos se  morações Henriquinas, o Gorch Fock visitou pela
         recordaram então da tragédia do Niobe, ocor-  primeira vez o porto de Lisboa onde, depois dis-
         rida em 1932, e que levou à construção do pri-  so, tem regularmente feito escala. Nesse mesmo
         meiro Gorch Fock.                  ano conheceu ainda a sua primeira participação
           O Pamir havia sido também construído nos  nos eventos da Sail Training Association. Desde
         estaleiros da Blöhm & Voss, em 1905. Até à  então venceu várias regatas internacionais.  O Gorch Fock II visto do tombadilho da Sagres.
         Primeira Guerra praticou a rota dos nitratos,   A sua primeira travessia do Atântico Norte
         fazendo a ligação entre a Alemanha e o Chile.  ocorreu em 1962, tendo na altura atracado   No ano de 2001 o navio sofreu a sua mais
         Em 1949 tornou-se o último veleiro de carga a  em Nova Iorque.        importante modernização. Foram substituídas
         rondar o Cabo Horn, tendo em 1951 sido ins-  Em 1987 iniciou a sua primeira volta ao  várias chapas do costado – utilizando cabeças
         talados motores de propulsão, a bordo.  mundo e participou nas comemorações do  de rebite soldadas para manter o aspecto do
           Aquando da reorganização da Marinha Ale-  bicentenário da Austrália, em Sidney, no ano  costado original – e foi instalado um propulsor
         mã todos estavam convictos de que, para obter  seguinte.              de proa, extremamente útil nas manobras de
         uma boa formação, seria necessário que os ca-  O Gorch Fock embarca normalmente os ca-  atracar e largar.
         detes embarcassem num veleiro. Por isso, e não  detes em instrução da Bundesmarine. Estes alo-        Z
         esquecendo o naufrágio do Pamir, foi decidido  jam em cobertas e dormem em macas.  António Manuel Gonçalves
         encomendar um novo navio-escola ao estalei-  O navio é regularmente sujeito a uma cui-             CTEN
         ro que cerca de 20 anos antes havia construído  dada manutenção. Ao longo dos anos foram   Foto: António Manuel Gonçalves
                                                                                      REVISTA DA ARMADA U JUNHO 2004  23
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