Page 133 - Revista da Armada
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NAVEGANDO EM ÁGUAS VIRTUAIS
NAVEGANDO EM ÁGUAS VIRTUAIS
From STEM to STERN – Blog Colaborativo
O contactos com um nativo da língua, que desempenhou o papel de
que acontece quando se juntam vinte-e-quatro alunos, duas posteriormente incorporado no blog. Também foram estabelecidos
professoras, duas turmas de inglês e os lançamos no cibererspa-
ço? Acontece o From Stem To Stern, o primeiro blog colabora-
tivo do Gabinete de Língua Inglesa. Foi o que recentemente fizemos. convidada e respondeu a questões relacionadas com a sua realidade
e vida nos EUA. Para além disso, ainda adicionámos jogos, exercícios
de auto-correcção e alguns “links” úteis relacionados com a aprendi-
O QUE É UM BLOG? zagem da língua, de modo a que se pudesse explorar outras possibi-
Blog é o termo abreviado de Web lidades oferecidas pela Internet.
log, que literalmente traduzido signi-
fica “registo na rede”. O blog é um RESULTADOS
diário online que pode ser frequen- A participação gerada pelos alunos
temente actualizado e que é dirigido intensificou-se com o passar das sema-
ao público em geral, onde se pode nas. A nossa principal preocupação,
disponibilizar informação, fotografias, inicialmente, era encorajar os alunos a
ficheiros de áudio e até de vídeo, de visitar o site que tinhamos criado para
uma forma simples. É uma ferramen- eles, mas por volta da terceira semana
ta que permite publicar escritos quase verificámos que já o acediam esponta-
instantaneamente e imediatamente a neamente. Para estimular a actividade
seguir receber comentários por cada foi incluído o Tag Board após a primei-
artigo (post) publicado. Isto é, sem dú- ra semana. Os alunos foram convida-
vida, um dos seus grandes potenciais dos a comunicar informalmente nes-
e, também, o que a torna tão diferente se espaço e simplesmente adoraram o
de todas as outras que permitem a pu- facto de o poderem fazer. Ansiavam e
blicação de informação na web. Com o rejubilavam com os comentários que
blog despedimo-nos da comunicação aí eram publicados pelas professoras e
unilateral e acolhemos um novo meio também pelos seus pares. A escrita tor-
de conectividade com os outros. Inte- nou-se assim mais atraente para eles e
racção, comunicação assíncrona e in- as tarefas relacionadas eram agora en-
ter-relações são palavras-chave que se caradas de uma forma muito mais po-
podem associar a este tema. O mundo sitiva. O que anteriormente era consi-
educacional e, especialmente, os pro- derado um trabalho penoso, agora era
fissionais de línguas e comunicação visto como algo divertido e relevante.
não lhe deveriam ficar indiferentes. O O facto de os alunos escreverem para
Gabinete de Língua Inglesa reconhe- um público “real” deu-lhes um objec-
ceu a sua importância e introduziu o tivo mais concreto e atribuiu um novo
blog na sala de aula. significado às tarefas propostas. A cir-
cunstância de as suas ideias estarem a
TIPOS DE BLOGS ir para o ar via web e a ser comentadas por outros, revelou-se um agen-
Um edublog é um blog utilizado para fins educacionais. A wikipédia te de motivação poderoso.
define o acto de Edublogging como blogging em ambiente de apren- Consideramos ainda pertinente salientar que, embora a frequência
dizagem ou com objectivos educacionais. From Stem To Stern carac- do curso de inglês pelas duas turmas tenha ocorrido em simultâneo, o
terizou-se por ser um EduBlog colaborativo e serviu para solicitar aos trabalho colaborativo efectuado por estas ocorreu apenas virtualmente
alunos a sua participação em tarefas específicas. (através da web). A existência de um computador e respectiva ligação
Esta experiência, de sete semanas, envolveu duas turmas de inglês à Internet, em cada uma das salas de aula, possibilitou os encontros
do último Curso de Formação de Marinheiros (CFM) recebido no Ga- online e permitiu a cooperação entre as duas turmas. No último dia de
binete que ministra a respectiva instrução. Embora os participantes se curso, os dois grupos encontraram-se finalmente face a face (f2f) para
encontrassem divididos em duas turmas, a sua proficiência linguística comemorar o seu sucesso. Este evento resultou numa PhotoStory que
era semelhante. Assim, foi possível trabalhar em algumas tarefas cola- foi publicada num dos últimos artigos do blog.
borativamente, enquanto outras foram levadas a cabo independente- Do ponto de vista educativo este blog foi um êxito. Os objectivos es-
mente. O blog tinha dois propósitos: por um lado pretendia-se ampliar pecíficos desta acção serviram para complementar os superiormente
a componente de expressão escrita inerente ao curso e por outro, operar estabelecidos e foram especialmente concebidos para fomentar o pen-
como factor de motivação para estimular a execução das actividades samento crítico, desenvolver técnicas de escrita, rever os conhecimentos
de escrita (writing). De início, os alunos reagiram ao desafio como se gramaticais e oferecer oportunidades de interacção. Para além das tare-
de qualquer outra tarefa se tratasse; mostraram-se receptivos, mas não fas terem sido excelentemente executadas, com facilidade e entusiasmo
demasiadamente entusiasmados. Com o decorrer do tempo, contudo, (consistiram em actividades de escrita online bastante diversificadas) fo-
deixaram-se envolver, de forma gradual e cada vez mais intensa, nas ram também divertidas. Não é este o sonho de qualquer professor?
actividades propostas. Visite From Stem to Stern em http://fromstemtostern.blogspot.com
Para iniciar o blog usámos, deliberadamente, motivos de Marinha Z
e utilizámos terminologia naval não só para contextualizar a apren- STEN Cristina Costa
dizagem mas também para a tornar mais apelativa para os alunos. Ramona Dietrich (MSEd )
1
As tarefas atribuídas aos alunos consistiram em escrever histórias co- Referências
laborativamente, em descrever personalidades famosas, em se inter- Wikipedia, The Free Encyclopedia, disponível em http://en.wikipedia.org
relacionarem com outros estudantes de língua inglesa e em prestar Nota
testemunhos escritos sobre a visualização de um vídeo clip, que foi 1 Master of Science in Education
REVISTA DA ARMADA U ABRIL 2006 23