Page 133 - Revista da Armada
P. 133

NAVEGANDO EM ÁGUAS VIRTUAIS
           NAVEGANDO EM ÁGUAS VIRTUAIS


                             From STEM to STERN – Blog Colaborativo
         O                                                    contactos com um nativo da língua, que desempenhou o papel de
               que acontece quando se juntam vinte-e-quatro alunos, duas  posteriormente incorporado no blog. Também foram estabelecidos
               professoras, duas turmas de inglês e os lançamos no cibererspa-
               ço? Acontece o From Stem To Stern, o primeiro blog colabora-
         tivo do Gabinete de Língua Inglesa. Foi o que recentemente fizemos.  convidada e respondeu a questões relacionadas com a sua realidade
                                                              e vida nos EUA. Para além disso, ainda adicionámos jogos, exercícios
                                                              de auto-correcção e alguns “links” úteis relacionados com a aprendi-
         O QUE É UM BLOG?                                     zagem da língua, de modo a que se pudesse explorar outras possibi-
           Blog é o termo abreviado de Web                                           lidades oferecidas pela Internet.
         log, que literalmente traduzido signi-
         fica “registo na rede”. O blog é um                                          RESULTADOS
         diário online que pode ser frequen-                                           A participação gerada pelos alunos
         temente actualizado e que é dirigido                                        intensificou-se com o passar das sema-
         ao público em geral, onde se pode                                           nas. A nossa principal preocupação,
         disponibilizar informação, fotografias,                                      inicialmente, era encorajar os alunos a
         ficheiros de áudio e até de vídeo, de                                        visitar o site que tinhamos criado para
         uma forma simples. É uma ferramen-                                          eles, mas por volta da terceira semana
         ta que permite publicar escritos quase                                      verificámos que já o acediam esponta-
         instantaneamente e imediatamente a                                          neamente. Para estimular a actividade
         seguir receber comentários por cada                                         foi incluído o Tag Board após a primei-
         artigo (post) publicado. Isto é, sem dú-                                    ra semana. Os alunos foram convida-
         vida, um dos seus grandes potenciais                                        dos a comunicar informalmente nes-
         e, também, o que a torna tão diferente                                      se espaço e simplesmente adoraram o
         de todas as outras que permitem a pu-                                       facto de o poderem fazer. Ansiavam e
         blicação de informação na web. Com o                                        rejubilavam com os comentários que
         blog despedimo-nos da comunicação                                           aí eram publicados pelas professoras e
         unilateral e acolhemos um novo meio                                         também pelos seus pares. A escrita tor-
         de conectividade com os outros. Inte-                                       nou-se assim mais atraente para eles e
         racção, comunicação assíncrona e in-                                        as tarefas relacionadas eram agora en-
         ter-relações são palavras-chave que se                                      caradas de uma forma muito mais po-
         podem associar a este tema. O mundo                                         sitiva. O que anteriormente era consi-
         educacional e, especialmente, os pro-                                       derado um trabalho penoso, agora era
         fissionais de línguas e comunicação                                          visto como algo divertido e relevante.
         não lhe deveriam ficar indiferentes. O                                       O facto de os alunos escreverem para
         Gabinete de Língua Inglesa reconhe-                                         um público “real” deu-lhes um objec-
         ceu a sua importância e introduziu o                                        tivo mais concreto e atribuiu um novo
         blog na sala de aula.                                                       significado às tarefas propostas. A cir-
                                                                                     cunstância de as suas ideias estarem a
         TIPOS DE BLOGS                                       ir para o ar via web e a ser comentadas por outros, revelou-se um agen-
           Um edublog é um blog utilizado para fins educacionais. A wikipédia  te de motivação poderoso.
         define o acto de Edublogging como blogging em ambiente de apren-  Consideramos ainda pertinente salientar que, embora a frequência
         dizagem ou com objectivos educacionais. From Stem To Stern carac-  do curso de inglês pelas duas turmas tenha ocorrido em simultâneo, o
         terizou-se por ser um EduBlog colaborativo e serviu para solicitar aos  trabalho colaborativo efectuado por estas ocorreu apenas virtualmente
         alunos a sua participação em tarefas específicas.     (através da web). A existência de um computador e respectiva ligação
           Esta experiência, de sete semanas, envolveu duas turmas de inglês  à Internet, em cada uma das salas de aula, possibilitou os encontros
         do último Curso de Formação de Marinheiros (CFM) recebido no Ga-  online e permitiu a cooperação entre as duas turmas. No último dia de
         binete que ministra a respectiva instrução. Embora os participantes se  curso, os dois grupos encontraram-se finalmente face a face (f2f) para
         encontrassem divididos em duas turmas, a sua proficiência linguística  comemorar o seu sucesso. Este evento resultou numa PhotoStory que
         era semelhante. Assim, foi possível trabalhar em algumas tarefas cola-  foi publicada num dos últimos artigos do blog.
         borativamente, enquanto outras foram levadas a cabo independente-  Do ponto de vista educativo este blog foi um êxito. Os objectivos es-
         mente. O blog tinha dois propósitos: por um lado pretendia-se ampliar  pecíficos desta acção serviram para complementar os superiormente
         a componente de expressão escrita inerente ao curso e por outro, operar  estabelecidos e foram especialmente concebidos para fomentar o pen-
         como factor de motivação para estimular a execução das actividades  samento crítico, desenvolver técnicas de escrita, rever os conhecimentos
         de escrita (writing). De início, os alunos reagiram ao desafio como se  gramaticais e oferecer oportunidades de interacção. Para além das tare-
         de qualquer outra tarefa se tratasse; mostraram-se receptivos, mas não  fas terem sido excelentemente executadas, com facilidade e entusiasmo
         demasiadamente entusiasmados. Com o decorrer do tempo, contudo,  (consistiram em actividades de escrita online bastante diversificadas) fo-
         deixaram-se envolver, de forma gradual e cada vez mais intensa, nas  ram também divertidas. Não é este o sonho de qualquer professor?
         actividades propostas.                                Visite From Stem to Stern em http://fromstemtostern.blogspot.com
           Para iniciar o blog usámos, deliberadamente, motivos de Marinha                                     Z
         e utilizámos terminologia naval não só para contextualizar a apren-                     STEN Cristina Costa
         dizagem mas também para a tornar mais apelativa para os alunos.                    Ramona Dietrich (MSEd )
                                                                                                               1
         As tarefas atribuídas aos alunos consistiram em escrever histórias co-  Referências
         laborativamente, em descrever personalidades famosas, em se inter-  Wikipedia, The Free Encyclopedia, disponível em http://en.wikipedia.org
         relacionarem com outros estudantes de língua inglesa e em prestar   Nota
         testemunhos escritos sobre a visualização de um vídeo clip, que foi   1  Master of Science in Education
                                                                                        REVISTA DA ARMADA U ABRIL 2006  23
   128   129   130   131   132   133   134   135   136   137   138