Page 171 - Revista da Armada
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N.R.P. “GEBA”
N.R.P. “GEBA”
(1970 – 2005)
O quele arquipélago ficou tristemente marcada rias que o navio levou a cabo durante a sua
N.R.P. “Geba”, construído nos Esta-
pela necessidade de prestar assistência aos náu-
vida, contribuindo de forma inequívoca para
leiros Navais do Mondego, na Figuei-
ra da Foz, foi aumentado ao Efectivo fragos daquele que foi até ao momento o maior preservar o valor mais sublime de todos: a vida
dos Navios da Armada em 20 de Novembro acidente da história da aviação civil portugue- humana. Que o digam as tripulações das em-
de 1970. A cerimónia de entrega à Marinha sa. Com efeito entre 19 e 24 de Novembro de barcações “Vamos com Deus”, “Doris Maria”,
decorreu nesse mesmo dia no porto “Idalécio José”, iate “Funchalinho”, e um
da Figueira da Foz. numeroso rol de navios e embarcações
Entre os meses de Dezembro de que foram apoiadas ou salvas pelo “Geba”
1970 e Fevereiro de 1971, o N.R.P. quando se encontravam no mar em difíceis
“Geba” efectuou, ao largo de Sesimbra condições, evitando desta forma conse-
e Cascais, o seu Plano Treino Básico quências indesejáveis.
para adestramento da guarnição. Nos anos seguintes cumpriu variadíssi-
Em 4 de Março de 1971 iniciou a sua mas missões ao largo da costa continental,
primeira missão. Seguiu de Lisboa para interrompidas apenas pela imobilização,
o serviço de fiscalização da pesca na para pequenas reparações, após ter sido
Zona Marítima do Norte, tendo atraca- abalroado pelo cacilheiro “Alentejo”, no
do em Leixões nesse mesmo dia. dia 4 de Março de 1981 no canal do Alfeite,
Tal como os restantes navios da sua acidente do qual não resultaram vitimas.
classe cujos nomes correspondem aos Retomada a actividade, participou em
grandes rios de ex-territórios portugue- diversos exercícios militares e desenvol-
ses em África e na Índia, herdou o nome veu um conjunto diversificando de mis-
de um rio da Guiné, e como símbolo, o sões genericamente designadas de “serviço
crocodilo que habitava aquelas águas. público”. Estas missões compreenderam a
A guarnição foi sempre constituída fiscalização da pesca, a repressão do con-
por 3 oficiais, 6 sargentos e 24 praças e trabando, a busca e salvamento, o controlo
teve como primeiro comandante, o 2º da poluição no mar e o apoio às popula-
Tenente António Joaquim dos Santos ções e organismos civis, no Norte, Centro,
Silva Miguel. Sul e Madeira.
Quando este sexto navio da classe Em Março de 2001, o navio encontra-
“Cacine” (P1145) foi entregue à Marinha de 1977, o navio permaneceu na zona do aeropor- va-se empenhado na Zona Marítima do Norte,
Guerra Portuguesa, poucos admitiriam que no to de Santa Catarina, no Funchal, em missão de com a tarefa específica de participar nas buscas
início do século XXI ainda estaria ao serviço. busca e salvamento dos passageiros e tripulação oceânicas das vítimas do acidente ocorrido na
Após as primeiras navegações e na sequência de do “Boeing 727” da TAP que explodiu no final ponte “Hintze Ribeiro”, em Entre-os-Rios, ten-
experiências com mar cavado a grosso consta- da pista, causando a morte a 131 das 164 pes- do interrompido a missão por grave avaria no
taram-se algumas não conformidades, pelo que soas que levava a bordo. sistema de propulsão.
foi alvo de singulares trabalhos adicionais nos Também, ainda durante esta missão, entre 18 Esta avaria foi o primeiro sinal de um final
Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Posterior- e 20 de Dezembro, foi de novo solicitado o seu que tinha vindo a ser consecutivamente adia-
mente, foi alvo de vários processos do. A partir daí, o navio alternou pe-
de modernização principalmente ao COMANDANTES DO N.R.P. “GEBA” ríodos de missão com manutenção,
nível das armas, sensores, comuni- 1TEN António Joaquim dos Santos Silva Miguel 20NOV70 – 18NOV72 até que a sempre difícil decisão foi
cações e segurança, realçando-se as 1TEN Alberto Alvin Monteiro Serra 18NOV72 – 10DEZ74 tomada. O NRP “Geba” passou ao
alterações efectuadas no que concer- 1TEN José Luís Rodrigues Portero 10DEZ74 – 06JUN75 estado de desarmamento em 24 de
ne ao armamento, nomeadamente a 1TEN Carlos António de Moura Costa Rodrigues 12JUN75 – 26JUL77 Setembro de 2002, tendo em vista
substituição do lança-foguetes por 1TEN José Manuel Narciso de Sousa Henriques 30AGO77 – 01SET78 o seu abate ao efectivo dos navios
uma peça de 20mm “Oerlikon” e a 1TEN António Pedro Morais Soares 16SET78 – 17JUN80 da Armada, ocorrido em 1 de Agos-
supressão das calhas de bombas de 1TEN Silvério Tavares Martins 25JUN80 – 05AGO82 to de 2005.
profundidade e da peça de 40mm da 1TEN Américo Artur Pinto Bastos 06AGO82 – 24FEV84 Foi com honra, que em 30 de
tolda, onde viria a ser colocada a grua 1TEN Agostinho Ramos da Silva 05MAR84 – 25SET85 Julho de 2002, o N.R.P. “Geba”
de apoio às embarcações. 1TEN Luís Alberto Quartim Pereira da Costa 10OUT85 – 05FEV87 atracou na Base Naval de Lisboa,
Construído para operações de pa- 1TEN Carlos Alberto São José Amado de Matos 09FEV87 – 02FEV89 após cumprir a sua última missão.
trulha costeira e dos rios de Portugal 1TEN José Arménio Fernandes de Vasconcelos 23FEV89 – 18JUL89 O ciclo estava fechado. Para trás
em África, nunca cumpriu missão 1TEN Caetano Fernandes Augusta Silveira 27AGO90 – 17JUL91 ficaram as façanhas, as histórias
nos então territórios ultramarinos. 1TEN Luís António de Oliveira Belo Fabião 26JUL91 – 09DEZ91 e a saudade de tempos passados
Tendo, contudo, a ousadia de per- 1TEN Alexandre Manuel Ribeiro Cartaxo 18AGO94 – 11JUL95 mas, o “GEBA”, permanecerá de
tencer ao restrito grupo de patrulhas 1TEN José Luís Afonso Galrito 21JUL95 – 28NOV95 forma perene nos corações e na
que enfrentou as conturbadas águas 1TEN Pedro Sassetti Carmona 17JUL99 – 19JUL99 memória das suas guarnições e
dos Açores, uma vez que, após algu- 1TEN Nuno Filipe Cortes Lopes 20JUN99 – 22FEV01 de todos nós.
mas missões na zona Norte, em De- 1TEN Manuel João Ribeiro Parracha 22FEV01 – 24SET02 Por isso, a Marinha e o país agra-
zembro de 1974, rumou para aquela decem ao N.R.P. “Geba” e a todos
Região Autónoma, onde cumpriu uma missão empenhamento num outro acidente com uma os que souberam levar longe o nome de Por-
até Abril de 1975. aeronave civil da companhia SATA. tugal e de tão prestigiado navio.
A primeira comissão na Zona Marítima da Estas duas operações de busca e salvamen- Z
Madeira teve lugar em 1977. Esta estadia na- to são apenas o exemplo mais visível das vá- (Colaboração da Esquadrilha de Navios Patrulhas)
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