Page 171 - Revista da Armada
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N.R.P. “GEBA”
                                        N.R.P. “GEBA”

                                                (1970 – 2005)

         O                                  quele arquipélago ficou tristemente marcada  rias que o navio levou a cabo durante a sua
               N.R.P. “Geba”, construído nos Esta-
                                            pela necessidade de prestar assistência aos náu-
                                                                               vida, contribuindo de forma inequívoca para
               leiros Navais do Mondego, na Figuei-
               ra da Foz, foi aumentado ao Efectivo  fragos daquele que foi até ao momento o maior  preservar o valor mais sublime de todos: a vida
         dos Navios da Armada em 20 de Novembro  acidente da história da aviação civil portugue-  humana. Que o digam as tripulações das em-
         de 1970. A cerimónia de entrega à Marinha  sa. Com efeito entre 19 e 24 de Novembro de  barcações “Vamos com Deus”, “Doris Maria”,
         decorreu nesse mesmo dia no porto                                         “Idalécio José”, iate “Funchalinho”, e um
         da Figueira da Foz.                                                       numeroso rol de navios e embarcações
           Entre os meses de Dezembro de                                           que foram apoiadas ou salvas pelo “Geba”
         1970 e Fevereiro de 1971, o N.R.P.                                        quando se encontravam no mar em difíceis
         “Geba” efectuou, ao largo de Sesimbra                                     condições, evitando desta forma conse-
         e Cascais, o seu Plano Treino Básico                                      quências indesejáveis.
         para adestramento da guarnição.                                            Nos anos seguintes cumpriu variadíssi-
           Em 4 de Março de 1971 iniciou a sua                                     mas missões ao largo da costa continental,
         primeira missão. Seguiu de Lisboa para                                    interrompidas apenas pela imobilização,
         o serviço de fiscalização da pesca na                                      para pequenas reparações, após ter sido
         Zona Marítima do Norte, tendo atraca-                                     abalroado pelo cacilheiro “Alentejo”, no
         do em Leixões nesse mesmo dia.                                            dia 4 de Março de 1981 no canal do Alfeite,
           Tal como os restantes navios da sua                                     acidente do qual não resultaram vitimas.
         classe cujos nomes correspondem aos                                        Retomada a actividade, participou em
         grandes rios de ex-territórios portugue-                                  diversos exercícios militares e desenvol-
         ses em África e na Índia, herdou o nome                                   veu um conjunto diversificando de mis-
         de um rio da Guiné, e como símbolo, o                                     sões genericamente designadas de “serviço
         crocodilo que habitava aquelas águas.                                     público”. Estas missões compreenderam a
           A guarnição foi sempre constituída                                      fiscalização da pesca, a repressão do con-
         por 3 oficiais, 6 sargentos e 24 praças e                                  trabando, a busca e salvamento, o controlo
         teve como primeiro comandante, o 2º                                       da poluição no mar e o apoio às popula-
         Tenente António Joaquim dos Santos                                        ções e organismos civis, no Norte, Centro,
         Silva Miguel.                                                             Sul e Madeira.
           Quando este sexto navio da classe                                        Em Março de 2001, o navio encontra-
         “Cacine” (P1145) foi entregue à Marinha de  1977, o navio permaneceu na zona do aeropor-  va-se empenhado na Zona Marítima do Norte,
         Guerra Portuguesa, poucos admitiriam que no  to de Santa Catarina, no Funchal, em missão de  com a tarefa específica de participar nas buscas
         início do século XXI ainda estaria ao serviço.  busca e salvamento dos passageiros e tripulação  oceânicas das vítimas do acidente ocorrido na
         Após as primeiras navegações e na sequência de  do “Boeing 727” da TAP que explodiu no final  ponte “Hintze Ribeiro”, em Entre-os-Rios, ten-
         experiências com mar cavado a grosso consta-  da pista, causando a morte a 131 das 164 pes-  do interrompido a missão por grave avaria no
         taram-se algumas não conformidades, pelo que  soas que levava a bordo.   sistema de propulsão.
         foi alvo de singulares trabalhos adicionais nos   Também, ainda durante esta missão, entre 18   Esta avaria foi o primeiro sinal de um final
         Estaleiros Navais de Viana do Castelo. Posterior-  e 20 de Dezembro, foi de novo solicitado o seu  que tinha vindo a ser consecutivamente adia-
         mente, foi alvo de vários processos                                           do. A partir daí, o navio alternou pe-
         de modernização principalmente ao    COMANDANTES DO N.R.P. “GEBA”             ríodos de missão com manutenção,
         nível das armas, sensores, comuni-  1TEN  António Joaquim dos Santos Silva Miguel  20NOV70 – 18NOV72  até que a sempre difícil decisão foi
         cações e segurança, realçando-se as   1TEN  Alberto Alvin Monteiro Serra  18NOV72 – 10DEZ74  tomada. O NRP “Geba” passou ao
         alterações efectuadas no que concer-  1TEN  José Luís Rodrigues Portero  10DEZ74 – 06JUN75  estado de desarmamento em 24 de
         ne ao armamento, nomeadamente a   1TEN  Carlos António de Moura Costa Rodrigues  12JUN75 – 26JUL77  Setembro de 2002, tendo em vista
         substituição do lança-foguetes por   1TEN  José Manuel Narciso de Sousa Henriques  30AGO77 – 01SET78  o seu abate ao efectivo dos navios
         uma peça de 20mm “Oerlikon” e a   1TEN  António Pedro Morais Soares  16SET78 – 17JUN80  da Armada, ocorrido em 1 de Agos-
         supressão das calhas de bombas de   1TEN  Silvério Tavares Martins  25JUN80 – 05AGO82  to de 2005.
         profundidade e da peça de 40mm da   1TEN  Américo Artur Pinto Bastos  06AGO82 – 24FEV84  Foi com honra, que em 30 de
         tolda, onde viria a ser colocada a grua   1TEN  Agostinho Ramos da Silva  05MAR84 – 25SET85  Julho de 2002, o N.R.P. “Geba”
         de apoio às embarcações.    1TEN  Luís Alberto Quartim Pereira da Costa  10OUT85 – 05FEV87  atracou na Base Naval de Lisboa,
           Construído para operações de pa-  1TEN  Carlos Alberto São José Amado de Matos  09FEV87 – 02FEV89  após cumprir a sua última missão.
         trulha costeira e dos rios de Portugal   1TEN  José Arménio Fernandes de Vasconcelos  23FEV89 – 18JUL89  O ciclo estava fechado. Para trás
         em África, nunca cumpriu missão   1TEN  Caetano Fernandes Augusta Silveira  27AGO90 – 17JUL91  ficaram as façanhas, as histórias
         nos então territórios ultramarinos.   1TEN  Luís António de Oliveira Belo Fabião  26JUL91 – 09DEZ91  e a saudade de tempos passados
         Tendo, contudo, a ousadia de per-  1TEN  Alexandre Manuel Ribeiro Cartaxo  18AGO94 – 11JUL95  mas, o “GEBA”, permanecerá de
         tencer ao restrito grupo de patrulhas   1TEN  José Luís Afonso Galrito  21JUL95 – 28NOV95  forma perene nos corações e na
         que enfrentou as conturbadas águas   1TEN  Pedro Sassetti Carmona  17JUL99 – 19JUL99  memória das suas guarnições e
         dos Açores, uma vez que, após algu-  1TEN  Nuno Filipe Cortes Lopes  20JUN99 – 22FEV01  de todos nós.
         mas missões na zona Norte, em De-  1TEN  Manuel João Ribeiro Parracha  22FEV01 – 24SET02  Por isso, a Marinha e o país agra-
         zembro de 1974, rumou para aquela                                             decem ao N.R.P. “Geba” e a todos
         Região Autónoma, onde cumpriu uma missão  empenhamento num outro acidente com uma  os que souberam levar longe o nome de Por-
         até Abril de 1975.                 aeronave civil da companhia SATA.   tugal e de tão prestigiado navio.
           A primeira comissão na Zona Marítima da   Estas duas operações de busca e salvamen-                 Z
         Madeira teve lugar em 1977. Esta estadia na-  to são apenas o exemplo mais visível das vá-  (Colaboração da Esquadrilha de Navios Patrulhas)
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