Page 168 - Revista da Armada
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Des. José Cabrita                                  de média do navio não foi  do-se em breve atingir os 9 nós, o valor mais alto
                                                          além dos 1,1 nós. Além  desde o início da regata. Pelas 20h07 «avistou-se
                                                          disso, a previsão apontava  um navio pelo Zgi=005º que mais tarde se iden-
                                                          para vento de sudoeste, o  tificou como sendo o paquete português “Vera
                                                          que, a confirmar-se, iria co-  Cruz” e com o qual se trocaram mensagens
                                                          locar grandes dificuldades  constantes no livro de registo respectivo».
                                                          aos navios redondos, para   Pelas 7h25 do dia 12 foi avistada a ilha de Porto
                                                          que estes pudessem alcan-  Santo pelo azimute 172º e soltou-se o rumo para
                                                          çar a travessa entre Porto  o canal. A ilha da Madeira surgiu no horizonte
                                                          Santo e a ilha da Madeira,  cerca das 10h30, pela amura de estibordo. En-
                                                          ponto de passagem obriga-  contrava-se no local o patrulha Maio, que tinha
                                                          tório da regata.     a missão de confirmar a passagem dos veleiros
                                                            Na manhã do dia 9 o  por aquele ponto obrigatório. À passagem da Sa-
                                                          vento rondou para SW  gres pelo canal, o que veio a ocorrer às 13h09,
                                                          como previsto, soprando  este transmitiu a informação de que o Mercator
                                                          muito fresco (22 a 27 nós).  havia por ali transitado pelas 9h40. Quanto ao
                                                          Acalentando-se a esperan-  Christian Radich, só logrou atingir este mesmo
                                                          ça de que pudesse soprar  ponto já perto das 21h00.
                                                          de NE um pouco mais a   Ao longo de todo o dia o vento foi refrescan-
                                                          sul, navegou-se delibera-  do até muito forte (34 a 40 nós), mantendo-se
                                                          damente ao rumo sueste  a sua direcção entre NE e NNE, situação que
                                                          com o intuito de encontrar  se manteve no dia seguinte. Tal veio permitir
                                                          esse vento tão cedo quan-  que, passada a ilha de Porto Santo, se pudes-
                                                          to possível. Pouco depois  se desde logo orçar, de forma a montar as Ilhas
                                                          do amanhecer foi avistado  Desertas por leste.
                                                          ao longe um veleiro pela    As ilhas Selvagens foram passadas já a noite ia
                                                          amura de estibordo, pron-  adiantada e as previsões meteorológicas aponta-
                                                          tamente identificado como  vam para uma possível diminuição da intensida-
                                                          sendo um dos gémeos fran-  de do vento para o final do dia seguinte.
                                                          ceses Etoile ou Belle Poule.   Quando pelas 12h00 foram passadas via rá-
                                                          No quarto das 16h00 às  dio as posições dos outros veleiros, soube-se
                                                          20h00 o oficial escreveu  que o Mercator se encontrava 37 milhas a van-
                                                          no respectivo relatório:  te e o Christian Radich umas 57 milhas à popa.
                                                          «durante o quarto gover-  Aliás, a posição deste último veio instalar a bor-
                                                          nou-se pelas testas entre  do grandes preocupações. Levando em linha de
                                                          rumos 140º e 170º».  conta a hora da sua passagem em Porto Santo,
                                                            Pela madrugada do dia  tal significaria que o veleiro norueguês poderia
         O trajecto da Sagres na regata Brest-Las Palmas onde se pode constatar a   10 o vento começou final-  estar a navegar a uma velocidade superior à da
         evolução do vento, em direcção e velocidade.
                                                          mente a rondar para uma  Sagres, na ordem dos dois nós. Assim sendo,
         encontrar nevoeiro e ventos fracos, também eles  direcção mais favorável, fixando-se primeira-  mantendo-se as condições meteorológicas idên-
         característicos desta época do ano, junto à costa.  mente em oeste, até cerca das 16h00. Durante  ticas para os três principais navios, e tendo em
                                                                                                        5
         A opção, baseada na análise meteorológica de  a tarde a nebulosidade foi aumentando gradati-  atenção «os abonos estabelecidos» , a Sagres
         superfície, recaiu na escolha de um rumo mais  vamente e o vento refrescou, rondando para nor-  poderia classificar-se à frente do Mercator, mas,
         largo, tanto mais que a previsão confirmava a  te. Esta alteração tornou então possível governar  relativamente ao Christian Radich, a vantagem
         existência de vento mais fresco por alturas do  aproado à travessa de Porto Santo e às 22h45  parecia não chegar para garantir a vitória.
         meridiano dos 12ºW. Pelo que, continuando a  «desencostaram-se as vergas de uma quarta».  Por isso, durante as derradeiras horas de re-
         navegar-se com proas em torno de 230º, por vol-  Na tarde do dia 11, com o vento a soprar fres-  gata foram sendo constantemente feitos pe-
         ta das 18h00 o vento começou a soprar de nor-  co de NE, chegou-se à conclusão de que seria  quenos ajustamentos no rumo e na mareação,
         te, refrescando também a partir de então.  mais vantajoso não seguir o rumo directo para o  com o objectivo de capitalizar toda e qualquer
           No dia 7, com vento do quadrante norte,  canal de Porto Santo, sendo antes preferível apro-  vantagem que pudesse ser obtida ao nível da
         houve o cuidado em não deixar o navio cair  ar a um ponto situado um pouco mais a norte,  velocidade, e ainda no sentido de, por todos os
         demasiado para oeste, pelo que, em prejuízo  mas na mesma longitude. O ligeiro acréscimo  meios, minimizar a curta distância que ainda
         de uma maior velocidade, a navegação foi feita  em distância desta opção era claramente com-  faltava percorrer.
         com a mareação compreendida entre um largo  pensado por uma maior velocidade, conseguin-  Numa altura em que qualquer pequeno be-
         e a popa arrasada. Pela troca                                                      nefício se revelava crucial, e
         de posições via rádio que de-                                                      com vento de 30 nós de NNE,
         correu ao meio-dia, soube-se                                                       às 15h50 «içou-se na verga de
                                                                                                               6
         que o Mercator se achava a                                                        Arquivo Revista da Armada  sinais da mezena uma Var» .
         62 milhas no azimute 244º,                                                         Pouco antes do anoitecer, mais
         enquanto que o Christian Ra-                                                       exactamente às 18h50, foi
         dich, mais atrasado, se en-                                                        avistado o farol de La Isleta,
         contrava no azimute 023º a                                                         situado a norte da ilha da Grã-
         95 milhas.                                                                         Canária, próximo, portanto, da
           A meio do dia 8, quando                                                          linha de chegada. Pelas 19h45
         aparentemente nada o fazia                                                         reconheceu-se também o faro-
         prever, o vento rodou para                                                         lim do molhe Generalíssimo
         oeste, caindo quase comple-                                                        Franco, no porto de La Luz,
         tamente. De tal forma que                                                          em Las Palmas, e pouco tem-
         até à meia-noite a velocida-  O Comandante Tengarrinha Pires segura o troféu Generalíssimo Franco, ladeado pelos seus oficiais.  po depois a corveta espanhola

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