Page 169 - Revista da Armada
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museológico, a Sagres e a sua guarnição con-
                                              A nossa narrativa ficaria gravemente amputa-
        Foto CTEN António Gonçalves         da se não mencionássemos que por esta altura  quistaram ainda a taça Generalíssimo Franco,
                                            o Comandante do navio era o CTEN António  instituída pelo Governo Espanhol para premiar o
                                                                                                              8
                                            Tengarrinha Pires (6/3/58-26/6/61) e o oficial  vencedor entre os navios de Primeira Classe .
                                            imediato o Primeiro-tenente Henrique da Silva
                                                                                 A 16 de Agosto o navio largou com destino
                                                7
                                            Horta . Para além dos Guarda-marinhas do cur-
                                                                               a Tenerife, embora sem participar na pequena
                                            so D. Duarte de Almeida, viajaram ainda a bor-
                                                                               regata que então teve lugar. Cinco dias depois
                                            do da Sagres, até Las Palmas, o Almirante francês  soltou o rumo para Lisboa onde chegou no dia
                                            Sacaze, membro da organização da regata, uma  27 de Agosto, fundeando em frente ao Terrei-
                                            equipa de televisão desse mesmo país e ainda o  ro do Paço.
                                            jornalista suíço André Guex.         No dia 7 de Setembro, duas semanas depois
                                                                               do triunfal regresso a Portugal, decorreu em
                                                Navio       País    Classificação  Cascais o «Festival Náutico em Honra do NRP
                                                Sagres     Portugal    1º      Sagres», organizado pela Associação Desporti-
                                             Christian Radich  Noruega  2º     va da Brigada Naval, Clube Naval de Cascais e
                                               Mercator    Bélgica     3º      Associação Naval de Lisboa, com o patrocínio
                                                                               da Federação Portuguesa de Vela. Nesse mesmo
                                              Flying Clipper  Suécia   4º
                                                                               dia, com a Sagres fundeada na baía de Cascais,
                                              Conhecida que foi em Portugal a brilhante  o Ministro da Marinha ofereceu a bordo um al-
                                            classificação obtida pela Sagres, não tardaram a  moço ao Presidente da República.
                                            chegar a bordo as mais variadas mensagens de   O navio serviu então de referência à demar-
         O troféu da Sail Training Association actualmente em exi-  felicitações, algumas delas do estrangeiro, das  cação da linha de partida, conjuntamente com
         bição a bordo do Rickmer Rickmers, em Hamburgo.
                                            quais transcrevemos as que nos pareceram mais  o barco do júri, por ocasião do disputado Tro-
         Descubierta, que se encontrava no azimute 090º  representativas.      féu D. Pedro V, que compreendeu regatas nas
         da extremidade sul e a 5 milhas do referido mo-  Do então Chefe do Estado-Maior da Armada,  classes Dragão, Star, Sharpie 12, Snipe, Vouga,
         lhe, com ele definindo a linha de chegada.  Vice-almirante Guerreiro de Brito:  Sharpie 9, Finn e Moth. Este evento náutico
           Finalmente às 22h16m40s a Sagres cruzou   «Felicito com muita satisfação Comandante,  integrou ainda a denominada Festa dos Pes-
         a citada linha, terminando a regata Brest-Las  oficiais e guarnição brilhante triunfo alcançado  cadores, que também se quiseram associar à
         Palmas, iniciada onze dias antes. Os motores  muito apreciado esforço dispendido».  homenagem prestada ao navio-escola Sagres,
         do navio foram lançados dois minutos depois,   Do Ministro da Marinha, Contra-almirante  competindo, no remo, em chatas, nas seguintes
         tendo de pronto sido carregado e ferrado todo  Mendonça Dias:         configurações: 2 remos e 1 remador; 2 remos
         o pano. O piloto entrou a bordo pelas 22h44   «Com muita satisfação e apreço pelo êxito ob-  e 2 remadores; 4 remos e 2 remadores; e 4 re-
         e o navio «atracou às 0017 tendo dado volta à  tido felicito esse Comando e toda a guarnição».  mos e 4 remadores.
         faina às 0105». Apesar do adiantado da hora,   Do recém-eleito Presidente da República, Con-          Z
         no trajecto até porto de La Luz, e já no molhe  tra-almirante Américo Tomás (9/8/58–25/4/74),   António Manuel Gonçalves
                                                                                                            CTEN
         de Santa Catalina onde atracou, o navio e a sua  transmitida pelo Ministro da Marinha:  am.sailing@hotmail.com
         guarnição foram alvo de «carinhosa recepção   «Sua Excelência o Presidente da República   Notas:
         por parte da população».           encarrega-me de transmitir a esse Comando que   1  Pela nossa parte, congratulamo-nos pelo facto
           Chegou então a informação de que o Merca-  muito se congratulou com a vitória alcançada   de havermos participado em algumas destas regatas
         tor havia cortado a linha de chegada cerca das  por esse navio».      internacionais, tanto a bordo do navio-escola Sagres
                                                                               – Lisboa-Cádiz, Cádiz-Las Palmas e La Gomera-Porto
         18h00, embora a maior preocupação dissesse   Para além do troféu da Sail Training Associa-  Rico, em 1992, e Falmouth-Lisboa, em 1998 –, como
         respeito ao Christian Radich. No entanto, tal  tion destinado ao vencedor, que pode actual-  no Creoula – Weymouth-La Corunha e Porto-St. Malo,
         como indicava a previsão meteorológica, o ven-  mente ser visto a bordo do Rickmer Rickmers,   em 1994, e Palma de Maiorca-Nápoles, em 1996.
                                                                                 2  Recordamos que este navio só foi motorizado em
         to foi caindo durante a noite. Pelo que, o rival  em Hamburgo, integrado no respectivo núcleo
         só veio a cortar a linha de meta pelas 8h41 do         Arquivo Central da Marinha  1931, passando a contar com dois motores, um para cada
                                                                               linha de veios, sendo os seus hélices de passo variável.
         dia seguinte. A regata estava ganha e nessa noite                       3  Termo muito utilizado na vela que significa que o
         ninguém se deitou a bordo. Os festejos tiveram                        navio recebe o vento por estibordo.
         início, com a presença numerosos elementos                              4  O navio diz-se ensacado quando se encontra dentro
         das guarnições de outros navios, logo que o atra-                     de uma baía ou reentrância do litoral, com a costa por so-
                                                                               tavento, sem conseguir montar os extremos dessa orla. Em
         so do veleiro norueguês superou a diferença de                        caso de mau tempo corre sérios riscos de dar à costa.
         tempo corrigido existente entre eles.                                   5  Nas competições em que participam veleiros de
           Cumpre a este respeito recordar que quando                          características muito distintas, normalmente existe uma
         o Christian Radich entrou de manhã no porto                           fórmula na qual entram, entre outros, o comprimento, a
         de Las Palmas, a sua guarnição seguia forma-                          boca, o deslocamento e a superfície vélica de cada navio.
                                                                               Assim, para cada um deles é estabelecido um factor que,
         da à borda, entoando vivas à Sagres. Aliás, o                         aplicado ao tempo gasto na regata, fornece o chamado
         próprio Comandante do veleiro escandinavo,                            tempo corrigido. Desta forma é possível homogeneizar o
         numa atitude de grande fair-play, visitou mais                        comportamento dos diferentes navios, o que se consegue
         tarde o navio-escola português, acompanhado                           pela «penalização» dos mais rápidos e «benefício» dos
                                                                               naturalmente mais lentos.
         de alguns elementos da sua guarnição e trajando                         6  Pensamos poder tratar-se de uma das velas varre-
         vestes tipicamente nórdicas, com a finalidade                          douras triangulares, habitualmente caçadas no prolon-
         de cumprimentar o seu homólogo, armando-o                             gamento das vergas dos papafigos, utilizada aqui com
         Rei Viking em cerimónia improvisada para o                            intuito de ganhar algumas décimas na velocidade.
                                                                                 7
                                                                                  O Vice-almirante Silva Horta foi o último Comandante
         efeito. O que demonstra bem o espírito salutar                        da antiga Sagres (26/6/61 – 30/1/62) e o primeiro Coman-
         desta competição.                                                     dante do actual navio-escola Sagres (8/2/62 – 29/9/65).
           Ao longo dos 11 dias de regata a Sagres per-                          8  Nesta época os navios também se encontravam di-
         correu uma distância de 1.470 milhas, da qual                         vididos em classes, em função do seu deslocamento,
         resultou a excelente média de 5,38 nós. Refira-                        embora com parâmetros distintos dos actuais. Como
                                                                               veremos posteriormente, na Primeira Classe eram inte-
         -se, a título de curiosidade, que a distância real   Capa do programa relativo ao Festival Náutico em   grados todos veleiros redondos de deslocamento supe-
         entre os dois portos é de 1.330 milhas.  Honra do NRP Sagres.         rior a 100 toneladas.
                                                                                       REVISTA DA ARMADA U MAIO 2006  23
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