Page 64 - Revista da Armada
P. 64
O monumento da marginal, em Oeiras
O monumento da marginal, em Oeiras
uem costuma fazer o trajecto de Conway Shipley, o oficial da marinha ingle- menos de 200), o facto é que a adição a uma
Cascais para Lisboa, pela Marginal, sa a quem o monumento é dedicado, nasceu das facções dos navios de uma marinha de um
Qjá certamente reparou no pequeno em 14 de Agosto de 1782 em Llanerch Park, País mais fraco, (como a Suécia, a Dinamarca,
monumento representado nas fotografias St. Asaph, North Wales. Iniciou a sua vida no a Rússia, ou Portugal), podia anular essa dife-
anexas, que fica do lado direito da via, junto mar com a idade de 12 anos, no navio de linha rença e inverter a situação, tornando-a desfa-
ao passeio, a umas centenas de metros das INVINCIBLE, de 74 peças, sendo provável que vorável para a Inglaterra.
instalações da Direcção de Faróis. Trata-se estivesse a bordo quando este navio participou, Por outro lado, a derrota das forças russas
de uma construção conspícua, bem visível em 1794, na batalha naval ao largo de Oues- em Friedland, em 14 de Junho de 1807, e a
e efectivamente vista, todos os dias, pelos sant que ficou conhecida nos anais da Royal subsequente assinatura dos tratados de Tilsit
milhares e milhares de pessoas que ali pas- Navy por “Glorious First of June”. haviam levado à formação de uma aliança
sam de carro. franco-russa. Napoleão van-
Não é muito seguro que gloriava-se de que viria a dis-
todas essas pessoas saibam por, em breve, dos navios de
exactamente do que se tra- todos esses países, e de ex-
ta e porque está ali: é proí- cluir a Inglaterra do comércio
bido parar na faixa de ro- com o continente, para o que
dagem, complicado chegar obrigaria a Suécia, Dinamar-
até junto dele a pé, e pouco ca e Portugal a fecharem os
elucidativa a legenda que se seus portos aos navios britâ-
encontra na sua base, e que nicos e a declararem guerra
diz o seguinte: à Grã-Bretanha. E Lisboa, si-
Sacred to the Memory tuada nas principais rotas co-
of CONWAY SHIPLEY, Esq. merciais britânicas e próximo
Late Captain of His Britan- de Cádis e da entrada para o
nic Majesty’s Ship La Nym- Mediterrâneo, seria uma base
phe, Who was killed in an naval central e segura para as
Attempt To cut an Enemy’s frotas francesas.
Vessel out of the Tagus, On Em Agosto de 1807, a In-
the 22d of April, 1808, Aged glaterra exigiu à Dinamarca
25 Years. Circumstances, a entrega à Royal Navy da
Which human wisdom could not foresee, Serviu depois na Esquadra do Canal ; aos 18 sua marinha, com promessa de devolução no
Nor any exertion of human courage obvia- anos foi promovido a tenente e colocado nas fim das hostilidades. Perante a compreensível
te, Rendered the Attempt unsuccessful, And West Indies. Aos 21 anos recebeu o comando recusa dos dinamarqueses a esquadra inglesa
closed the short but distinguished career Of do navio ST: LUCIE, de 14 peças, e depois do bombardeou e incendiou Copenhague, (pela
the Gallant Leader of it. While his name will HIPPOMONES, de 18 peças, no qual. sob o segunda vez poucos anos) e apoderou-se dos
long live in the records of Fame, And the re- comando do Almirante Hood, participou em navios, que foram levados para Inglaterra.
membrance of his Country, The brave and várias acções, incluindo o cerco, desembarque Planeou a seguir uma operação idêntica
good of every nation Will venerate his tomb, e tomada de Surinam. contra a Portugal, cuja marinha, em 1807, ti-
And contemplate, with respect, The last Man- Mais tarde, travou combate e capturou o nha 13 navios de linha, 8 fragatas e 18 navios
sion of a Hero. navio francês de 36 peças L´ EGYPTIENNE, mais pequenos, e pôs ao governo português a
Quais teriam sido, exactamente, as cir- sendo promovido a “captain” e nomeado para alternativa da entrega dos navios á custódia da
cunstâncias que a sabedoria humana não comandar o COMUS, de 20 peças, no qual Royal Navy até ao fim das hostilidades, ou a
pudera prever, e cujas consequência nem a executou operações ao largo da Madeira e sua ida para o Brasil, para onde se deslocaria
maior coragem conseguira impedir? das Canárias, que incluíram a captura de uma a Corte. Como se sabe, a opção que veio a ve-
O desejo de saber mais alguma coisa acer- grande feluca no Porto de Las Palmas em 8 de rificar-se foi a segunda mas não sem que antes
2
ca do que realmente se passara ali só podia Maio de 1807 . tenha estado iminente um conflito.
ser satisfeito através de uma investigação Em Agosto desse ano já comandava o navio A complexidade da situação era agravada
mais minuciosa, começando, como é ób- de 36 peças LA NYMPHE, que fazia parte da pelo facto de se encontrar no Tejo uma esqua-
vio, por uma consulta Google ás palavras Esquadra comandada pela almirante Gambier, dra russa, comandada pelo Almirante Siniavin,
“Conway Shipley”. cuja missão era impedir a tomada da frota di- composta por nove navios de linha e uma fra-
O resultado foi positivo, remetendo para namarquesa pelos franceses. Em princípios gata. Essa esquadra vinha do Mediterrâneo a
Cyngor Sir Ddinbych, Ffordd Wynnstay, de 1808, o LA NYMPHE passou a integrar a caminho do Báltico e arribara a Lisboa devido
Ruthun - o Denbingshire County Coun- esquadra comandada pelo almirante Cotton, ao mau tempo, em Novembro de 1807.
cil, a que pertence a localidade de St. Asa- que patrulhava a entrada do Tejo bloqueando Ora a Rússia declarara guerra à Inglaterra em
ph, North Wales, a terra donde era natural o porto de Lisboa. Outubro desse ano, pelo que o Almirantado te-
Conway Shipley. Esse bloqueio resultava do facto de, depois mia a criação de uma esquadra consti tuída pe-
Com a ajuda da secretária arquivista desse de Trafalgar (21-10-1805), a França ter posto los navios portugueses e russos operando sob
Council, Miss Jane Brunning, (a quem aqui dei- em marcha um programa de renovação da as ordens de França. Ordenou por isso que a
xo expresso o meu agradecimento), foi possível sua marinha de guerra que entre 1806 a 1808 esquadra de bloqueio do Tejo para que se se
1
encontrar mais algumas pistas documentais , já havia produzido 24 navios de linha e conti- preparasse para a combater, se tal eventuali-
que, completadas com informações extraídas nuava a construir a elevado ritmo. dade viesse a concretizar-se.
da Internet de outras fontes, permitem recons- Por isso, muito embora a Royal Navy dispu- Quando essa esquadra chegou à barra do
tituir com rigor os factos a que se refere a le- sesse numericamente de mais navios do que a Tejo em Novembro de 1807, deparou com
genda do monumento. França e os seus aliados (cerca de 300 contra vários navios de linha que se movimentavam
26 FEVEREIRO 2006 U REVISTA DA ARMADA