Page 260 - Revista da Armada
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Cutty Sark
Cutty Sark
Infortúnio do clipper anglo-português
«When the original fabric of the ship is lost, contra integrada, foi, em 1997, classificado sete anos em que arvorou a bandeira portugue-
the touch of the craftsman is lost, history is como património Mundial da Humanidade sa (1895-1922), embora, como se sabe, tenha
lost. To lose the timbers and iron frame of the pela UNESCO (http://whc.unesco.org), sen- sido durante o primeiro ciclo que se consolidou
ship is to lose not just maritime heritage but do que unicamente pela sua parte o navio a edificação do mito . Não se compreende, por
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part of our national heritage. We must save acolhe, em média, cerca de 6 milhões de vi- isso, a razão pela qual os órgãos de comunica-
as much as we can and hopefully the fire has sitantes por ano. ção social, nomeadamente os nacionais, que ao
left us much to still conserve» . Incluída na intervenção actualmente em cur- retratarem o infortúnio sofrido pela Cutty Sark,
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so, o plano contempla ainda a construção de muito poucos tenham referido, a propósito do
omo foi amplamente noticiado pela um museu no interior da doca onde o navio seu rico historial, o longo passado português
comunicação social em todo o mundo, se encontra. Para tal, a Cutty Sark será elevada deste «nosso» navio.
Cno passado dia 21 de Maio deflagrou cerca de 3 metros em relação à posição que De referir, que antes do incêndio, ao nível
um incêndio a bordo da Cutty Sark, o mais fa- presentemente ocupa, ficando em grande me- do casco, a Cutty Sark contava ainda com mais
moso clipper do período áu- de 90% da madeira original,
reo da navegação à vela. Só apesar de esta se apresentar
pelo facto de mais de 50% da em relativo mau estado. De-
estrutura do navio haver sido pois desta adversidade, cal-
previamente retirada, no âm- Foto CTEN António Gonçalves cula-se que seja necessário
bito do processo de conser- um reforço da ordem dos 5 a
vação em curso, compreen- 10 milhões de libras no orça-
dendo os próprios mastros e mento anteriormente previsto,
todo o aparelho, o casario do e já de si muito avultado, para
convés – onde se incluía a ca- restaurar a Cutty Sark.
bine do Comandante –, além Não obstante este sério per-
de grande parte do respectivo calço, mantém-se a expectati-
tabuado, os danos não terão va da Cutty Sark poder reabrir
atingido maior monta. ao público em 2009, altura
Em 1998 um grupo de téc- em que se celebram os seus
nicos concluiu, após análi- 140 anos.
ses ao estado das madeiras Em 1953, o famoso escritor
e à ossada metálica da Cutty australiano Alan Villiers escre-
Sark, que se nada fosse feito via assim: «The last of a glo-
no sentido da sua preserva- rious era, indeed she is, and
ção, o navio poder-se-ia per- A Cutty Sark na doca-seca em Greenwich (Londres), poucos meses antes do incêndio. one of the noblest of them
der, em definitivo, num prazo all. Of all ships, only the Cutty
de dez anos. Dado que a previsão de custos dida apenas sustentada pelas escoras laterais. Sark now survives intact as a relic of the won-
apontava para números quase proibitivos, só O museu ocupará esse volume deixado vago derful clippers, a worthy example of the great
no princípio de 2006, ainda que de forma tími- e os visitantes poderão passear debaixo da res- pioneering days of Sail». Verificamos hoje, cin-
da, esta foi finalmente iniciada. No final desse pectiva quilha. No sentido de o isolar dos ele- quenta e quarto anos volvidos sobre o seu tes-
ano, na sequência do protocolo assinado com mentos atmosféricos e permitir a entrada de luz temunho, que em boa medida, este, inespera-
o Heritage Lottery Fund, o projecto pareceu po- para o interior do novo espaço museológico, a damente, deixou de traduzir a realidade.
der definitivamente avançar. Convém recordar doca será coberta por uma estrutura transpa- A concluir diremos, que se no longínquo dia
que esta acção de conservação se encontrava rente, colocada ao nível da linha de água do 22 de Novembro de 1869 o mundo assistiu ao
orçada em 25 milhões libras (37 milhões de navio, pelo que, visto do exterior, esta simulará surgimento do mito, no passado 21 de Maio,
euros), da qual estão actualmente reunidos as águas onde o navio repousa. parte dele ter-se-á transformado em cinzas,
pouco mais de 18 milhões (27 milhões de Quando foi lançada à água, a expectativa de pelo que aos mais cépticos gostaríamos de re-
euros), sendo que através do respectivo site vida da Cutty Sark não ia além dos trinta anos. lembrar que também delas renasceu a Fénix ,
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(www.cuttysark.org.uk) todos os particulares Não admira, pois, face à perda de competitivi- outra figura igualmente mitológica…
são instados a contribuir com o seu donativo, dade provocada pelo advento dos navios-vapor, Z
ainda que modesto. em grande medida agravada com a abertura António Manuel Gonçalves
O propósito desta grandiosa reparação passa do canal de Suez (1869), que o seu armador se CTEN
por garantir também que não seja necessária tenha disposto a vendê-lo, ao fim de vinte seis Notas am.sailing@hotmail.com
qualquer outra acção de grande envergadura anos. Como se sabe, foi compradora a socieda- 1 Palavras de Richard Doughty, presidente executivo
nos próximos cinquenta anos, estando igual- de portuguesa Joaquim Antunes Ferreira & Cª, do Cutty Sark Trust.
mente a ser estudada a forma de o navio poder que de pronto o baptizou como Ferreira, tendo 2 Ver «A Lenda e o Mito – 2. Cutty Sark», Revista da
gerar receitas com vista a constituir tanto uma o navio navegado sob bandeira portuguesa até Armada, nº 386, Maio de 2005.
A Fénix terá sido uma ave fabulosa oriunda da Eti-
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base para os pequenos trabalhos permanen- 1922. Numa altura «em que já não pagava o ópia, mas cuja lenda se desenvolveu no antigo Egipto,
tes relativos à sua manutenção, como permitir frete», foi adquirido pelo Captain Wilfred Do- em estreita ligação com o culto do Sol. Pelo facto de
responder, de imediato, a futuras intervenções wman, que lhe dedicou os últimos anos da sua ser o último exemplar da sua espécie, não podia, por
mais substanciais, ou seja, tornar a Cutty Sark vida e com ele despendeu boa parte dos seus conseguinte, reproduzir-se. Ao que consta, quando
financeiramente auto-sustentável. próprios recursos financeiros. Significa isto que sentiu chegar o fim da sua existência, reuniu plantas
aromáticas e incenso, com as quais construiu uma pira
De referir que o denominado Maritime Gre- o navio navegou com pavilhão inglês entre 1869 fúnebre, na qual se imolou pelo fogo. Das respectivas
enwich, conjunto no qual a Cutty Sark se en- e 1895, período ligeiramente inferior aos vinte e cinzas surgiu uma nova Fénix.
6 AGOSTO 2007 U REVISTA DA ARMADA