Page 260 - Revista da Armada
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Cutty Sark
                                           Cutty Sark


                             Infortúnio do clipper anglo-português

           «When the original fabric of the ship is lost,  contra integrada, foi, em 1997, classificado  sete anos em que arvorou a bandeira portugue-
         the touch of the craftsman is lost, history is  como património Mundial da Humanidade  sa (1895-1922), embora, como se sabe, tenha
         lost. To lose the timbers and iron frame of the  pela UNESCO (http://whc.unesco.org), sen-  sido durante o primeiro ciclo que se consolidou
         ship is to lose not just maritime heritage but  do que unicamente pela sua parte o navio  a edificação do mito . Não se compreende, por
                                                                                             2
         part of our national heritage. We must save  acolhe, em média, cerca de 6 milhões de vi-  isso, a razão pela qual os órgãos de comunica-
         as much as we can and hopefully the fire has  sitantes por ano.        ção social, nomeadamente os nacionais, que ao
         left us much to still conserve» .    Incluída na intervenção actualmente em cur-  retratarem o infortúnio sofrido pela Cutty Sark,
                               1
                                            so, o plano contempla ainda a construção de  muito poucos tenham referido, a propósito do
              omo foi amplamente noticiado pela  um museu no interior da doca onde o navio  seu rico historial, o longo passado português
              comunicação social em todo o mundo,  se encontra. Para tal, a Cutty Sark será elevada  deste «nosso» navio.
         Cno passado dia 21 de Maio deflagrou  cerca de 3 metros em relação à posição que   De referir, que antes do incêndio, ao nível
         um incêndio a bordo da Cutty Sark, o mais fa-  presentemente ocupa, ficando em grande me-  do casco, a Cutty Sark contava ainda com mais
         moso clipper do período áu-                                                       de 90% da madeira original,
         reo da navegação à vela. Só                                                       apesar de esta se apresentar
         pelo facto de mais de 50% da                                                      em relativo mau estado. De-
         estrutura do navio haver sido                                                     pois desta adversidade, cal-
         previamente retirada, no âm-                                                     Foto CTEN António Gonçalves  cula-se que seja necessário
         bito do processo de conser-                                                       um reforço da ordem dos 5 a
         vação em curso, compreen-                                                         10 milhões de libras no orça-
         dendo os próprios mastros e                                                       mento anteriormente previsto,
         todo o aparelho, o casario do                                                     e já de si muito avultado, para
         convés – onde se incluía a ca-                                                    restaurar a Cutty Sark.
         bine do Comandante –, além                                                          Não obstante este sério per-
         de grande parte do respectivo                                                     calço, mantém-se a expectati-
         tabuado, os danos não terão                                                       va da Cutty Sark poder reabrir
         atingido maior monta.                                                             ao público em 2009, altura
           Em 1998 um grupo de téc-                                                        em que se celebram os seus
         nicos concluiu, após análi-                                                       140 anos.
         ses ao estado das madeiras                                                          Em 1953, o famoso escritor
         e à ossada metálica da Cutty                                                      australiano Alan Villiers escre-
         Sark, que se nada fosse feito                                                     via assim: «The last of a glo-
         no sentido da sua preserva-                                                       rious era, indeed she is, and
         ção, o navio poder-se-ia per-  A Cutty Sark na doca-seca em Greenwich (Londres), poucos meses antes do incêndio.  one of the noblest of them
         der, em definitivo, num prazo                                                      all. Of all ships, only the Cutty
         de dez anos. Dado que a previsão de custos  dida apenas sustentada pelas escoras laterais.  Sark now survives intact as a relic of the won-
         apontava para números quase proibitivos, só  O museu ocupará esse volume deixado vago  derful clippers, a worthy example of the great
         no princípio de 2006, ainda que de forma tími-  e os visitantes poderão passear debaixo da res-  pioneering days of Sail». Verificamos hoje, cin-
         da, esta foi finalmente iniciada. No final desse  pectiva quilha. No sentido de o isolar dos ele-  quenta e quarto anos volvidos sobre o seu tes-
         ano, na sequência do protocolo assinado com  mentos atmosféricos e permitir a entrada de luz  temunho, que em boa medida, este, inespera-
         o Heritage Lottery Fund, o projecto pareceu po-  para o interior do novo espaço museológico, a  damente, deixou de traduzir a realidade.
         der definitivamente avançar. Convém recordar  doca será coberta por uma estrutura transpa-  A concluir diremos, que se no longínquo dia
         que esta acção de conservação se encontrava  rente, colocada ao nível da linha de água do  22 de Novembro de 1869 o mundo assistiu ao
         orçada em 25 milhões libras (37 milhões de  navio, pelo que, visto do exterior, esta simulará  surgimento do mito, no passado 21 de Maio,
         euros), da qual estão actualmente reunidos  as águas onde o navio repousa.  parte dele ter-se-á transformado em cinzas,
         pouco mais de 18 milhões (27 milhões de   Quando foi lançada à água, a expectativa de  pelo que aos mais cépticos gostaríamos de re-
         euros), sendo que através do respectivo site  vida da Cutty Sark não ia além dos trinta anos.  lembrar que também delas renasceu a Fénix ,
                                                                                                               3
         (www.cuttysark.org.uk) todos os particulares  Não admira, pois, face à perda de competitivi-  outra figura igualmente mitológica…
         são instados a contribuir com o seu donativo,  dade provocada pelo advento dos navios-vapor,          Z
         ainda que modesto.                 em grande medida agravada com a abertura       António Manuel Gonçalves
           O propósito desta grandiosa reparação passa  do canal de Suez (1869), que o seu armador se       CTEN
         por garantir também que não seja necessária  tenha disposto a vendê-lo, ao fim de vinte seis   Notas  am.sailing@hotmail.com
         qualquer outra acção de grande envergadura  anos. Como se sabe, foi compradora a socieda-  1  Palavras de Richard Doughty, presidente executivo
         nos próximos cinquenta anos, estando igual-  de portuguesa Joaquim Antunes Ferreira & Cª,   do Cutty Sark Trust.
         mente a ser estudada a forma de o navio poder  que de pronto o baptizou como Ferreira, tendo   2  Ver «A Lenda e o Mito – 2. Cutty Sark», Revista da
         gerar receitas com vista a constituir tanto uma  o navio navegado sob bandeira portuguesa até   Armada, nº 386, Maio de 2005.
                                                                                  A Fénix terá sido uma ave fabulosa oriunda da Eti-
                                                                                 3
         base para os pequenos trabalhos permanen-  1922. Numa altura «em que já não pagava o   ópia, mas cuja lenda se desenvolveu no antigo Egipto,
         tes relativos à sua manutenção, como permitir  frete», foi adquirido pelo Captain Wilfred Do-  em estreita ligação com o culto do Sol. Pelo facto de
         responder, de imediato, a futuras intervenções  wman, que lhe dedicou os últimos anos da sua   ser o último exemplar da sua espécie, não podia, por
         mais substanciais, ou seja, tornar a Cutty Sark  vida e com ele despendeu boa parte dos seus   conseguinte, reproduzir-se. Ao que consta, quando
         financeiramente auto-sustentável.   próprios recursos financeiros. Significa isto que   sentiu chegar o fim da sua existência, reuniu plantas
                                                                               aromáticas e incenso, com as quais construiu uma pira
           De referir que o denominado Maritime Gre-  o navio navegou com pavilhão inglês entre 1869   fúnebre, na qual se imolou pelo fogo. Das respectivas
         enwich, conjunto no qual a Cutty Sark se en-  e 1895, período ligeiramente inferior aos vinte e   cinzas surgiu uma nova Fénix.
         6  AGOSTO 2007 U REVISTA DA ARMADA
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