Page 386 - Revista da Armada
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tas da cidade! Também o “Basilon”, cinema da  booms” incluia a parte de “Operations” que  Para começar, quando os jactos eram iniciados,
         base, era distracção nocturna procurada.  era, afinal, o que, verdadeiramente, interessa-  os grupos tinham que estar bem seguros por-
           No intervalo entre cursos esteve de visita a  ria a oficiais em funções de comando na Defeza  que a força da água exercida nas mangueiras
         S. Francisco o (na altura) CMG Sarmento Ro-  de Portos. O meu amigo Alvarenga contactou o  era de tal ordem que podia derrubar um gru-
         drigues com as guarnições que iriam receber  Estado-Maior da Armada expondo a situação  po menos atento. O chefe do grupo de spray
         as duas fragatas da classe Corte Real. Tivemos  e sugerindo que deveriamos completar o ciclo,  (que atacava na posição erecta dos corpos)
         ocasião de confraternisar com os nossos cama-  o que foi imediatamente aceite e implicava a  era o mais sacrificado ao receber, em cheio, os
         radas e recordo até que, uma vez, levei ao seu  nossa permanencia até concluir aquela última  fumos densos irrespiráveis e sufocantes (não
         destino o CFR Vieira Lopes, que fora meu Co-  fase. Mas surgia um problema: seria necessário  levávamos máscaras...). Por mais de uma vez
         mandante a bordo do Vouga,  numa qualquer  esperar cerca de um mês pelo início deste último  tinha que ser substituído pelo membro seguin-
         situação de falta de tempo.        curso e não nos parecia correcto estarmos todo  te da mangueira por estar perto de asfixiar. Já o
           Como complemento do curso se-                                             “salvamento do piloto” era menos vio-
         guia-se um estágio em Tiburon, pe-                                          lento por ser ao ar livre mas, quando se
         queno “Naval Depot” na margem                                               retirava o corpo do mesmo (boneco de
         Norte da baía, especialmente dedica-                                        amianto) do avião (mockup) ainda em
         do às actividades relacionadas com as                                       chamas (embora já controladas) dei-
         “Nets and Booms”. Por circunstâncias                                        tava tanto fumo que a ser verdadeiro
         que me transcendem ou de que já não                                         não devia sair com vida!
         me lembro, éramos apenas três os alu-                                         Outro exercício (o labirinto) consistia
         nos desse estágio: o Alvarenga , eu e o                                     em descer, supostamente à noite, pelo
         midshipman Covington da U.S. Navy.                                          interior da ponte de um navio que fora
         Esta situação era, sem dúvida, muito                                        atingida, sem iluminação (“destruída”)
         agradável. O staff de instrutores era                                       e com o ambiente saturado de gases
         formado por oficiais de carreira e o am-                                     tóxicos letais! (e os instrutores afirma-
         biente mais descontraído e informal. O   Sonares Herald e minas.            vam que era mesmo real!) Levávamos
         instrutor principal era um 1TEN, obviamente  aquele tempo sem fazer nada! Por sugestão do  máscaras com provisão de oxigénio com tem-
         mais velho que nós e respeitável sob todos os  Comandante da Escola poderíamos fazer, igual-  po limitado que poucos minutos antes de se
         pontos de vista. Qual não foi o nosso espanto  mente, dois minicursos de “Fire Fighting” e  esgotarem emitiam um aviso sonoro. A desci-
         quando, uma noite em que saímos para ir tomar  “Damage Control” que coincidiam com aquele  da, totalmente às escuras, era facilitada por um
         umas bebidas a um bar da vila, deparámos com  intervalo. E, obtidas as respectivas autorizações,  fio que a acompanhava  e que não deveria ser
         o nosso bom 1TEN atrás do balcão a fazer de  lá iniciámos mais estas duas actividades.  perdido em circunstância nenhuma (o fio de
         barman! Nós ficámos embaraçados mas rapi-  O “fire Fighting” provou ser uma experiên-  Ariadne!).Eu fora nomeado para liderar um
         damente nos apercebemos de que quem estava  cia intensa e altamente exigente em termos fí-  pequeno grupo de praças que desceriam co-
         à beira de fazer figura de saloio eramos nós! o  sicos. O objectivo era o controle e extinção de  migo. Tudo bem até que, a meio caminho, co-
         nosso amigo, com a maior das naturalidades,  incendios a bordo de navios e portaviões onde  meço a ouvir o aviso da máscara do indivíduo
         cumprimentou-nos, perguntou o que queria-  o combustível era constituído por óleo e gasoli-  que me seguia, exactamente no sítio em que o
         mos tomar e tendo-se apercebido do espanto  na de 100 octanas derramados sobre uma vasta  fio se interrompia e era necessário dar x passos
         que procurávamos ocultar a todo o custo ex-  superfície, limitada por uma pequena borda a  em determinada direcção. Com a preocupação
         plicou, calmamente, que à noite, fora das horas  toda a volta por forma a manter o líquido con-  de que o oxigénio restante dele não chegasse até
         de serviço tinha aquele “job” que, para além  tido nessa área e tudo isto no interior de uma  ao fim tive um momento de hesitação, ao voltar-
         de divertido, lhe dava bons dividendos! Aí nós  estrutura supostamente correspondente a um  -me para trás, suficiente para que, quando reto-
         começamos a compreender que, para os ame-  espaço interior, confinado, de um navio. O “fire  mei a marcha não reencontrasse o fio! Foi um
         ricanos, qualquer trabalho honrado é                                        momento de aflição que nunca mais
         válido para qualquer pessoa... Que di-                                      esqueci! Mas enfim, lá o reencontrei e
         ferença (para melhor!) da mentalidade                                       o resto da descida foi feito em passo
         portuguesa...                                                               acelerado até ao ar livre salvador! Hoje
           Outro ensinamento que nos foi dado                                        penso no gozo dos instrutores quando
         aprender relacionou-se com a tal pri-                                       lhes relatei o sucedido... (Gases asfixian-
         meira sensação inicial relativa aos ins-                                    tes? uma treta!)
         trutores. A certa altura apareceu uma                                         Igualmente interessante, embora
         campanha de segurança rodoviária e                                          menos exigente em termos físicos,
         o Comandante decidiu que todos os                                           era o “Damage Control”. Tratava-se,
         oficiais deveriam assistir a um briefing                                      lógicamente, de reparar as avarias a
         feito por dois polícias de trânzito. Mais                                   que um navio estava sujeito quando
         uma vez comentámos “mas o que é                                             atingido por fogo inimigo. Estávamos
         isto? agora até temos que aturar os chuis   Exercício com bóias.            num convés abaixo da linha de água e
         do trânzito!” (não esqueçamos que as mentali-  party” era composto por dois grupos de indí-  os tiros certeiros eram exemplificados por uma
         dades nessa época de 1956 não eram iguais às  víduos encabeçados, cada um, pelo seu chefe  poderosíssima martelada dada pelo instrutor
         de hoje...) A verdade é que, mais uma vez, o  que manobrava a boca da enorme mangueira.  com um pesado malho de ferro no casco do
         briefing foi, não só, muito interessante e eluci-  Um grupo orientava a mangueira superior, aci-  navio. Àquelas sucedia-se, sempre, uma en-
         dativo, como a craveira profissional dos “police  ma das cabeças do “fire party” a qual mandava  trada de água a jorros pelos supostos buracos
         officers” era de facto brilhante. A partir daí os  um poderosíssimo jacto em forma de spray que  abertos que tentávamos vedar com o material
         restícios de falso orgulho ainda presentes desa-  mantinha as chamas altas para além do grupo.  dísponível, madeiras, lonas, desperdício, es-
         pareceram de vez! E, mais uma vez, confirmá-  O outro manejava a outra mangueira com um  tacas, etc. É claro que o exercício acabava por
         mos o respeito americano por qualquer tipo de  fortíssimo jacto concentrado apontado à base  ser uma corrida nossa contra as marteladas do
         trabalho honrado.                  das chamas que ia empurrando para um canto  instrutor cuja frequência dependia da disposi-
           Entretanto, aproximava-se o fim do estágio,  até as encurralar e extinguir.  ção daquele! E das duas uma, ou conseguía-
         quando fomos informados que o ciclo completo   Parece fácil assim descrito mas, na realida-  mos manter o nível da água abaixo das coxas
         dos cursos de “Harbour Defense” e “Nets and  de, era um trabalho árduo, difícil e perigoso.  e o navio estava salvo, ou começava aquela a

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