Page 17 - Revista da Armada
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Hong-Kong - 1910 Hong-Kong - 1960
de há muitos anos longe da sua Pátria, e NRP “Bartolomeu Dias” de regresso pelo A viagem realizada proporcionou aos
alguns deles por lá terem nascido, nunca Suez, se pode verificar como as autorida- cadetes contactos com marinhas estran-
deixaram de ser portugueses…” des e gentes estrangeiras amigas aprecia- geiras, designadamente dos EUA, da In-
ram o contacto com os nossos navios e glaterra e do Japão, contactos com novas
Terminou dizendo:” Eu não queria deixar admiraram o porte e correcção das guar- civilizações, culturas e religiões e, em es-
de vos entregar um roteiro espiritual para nições. Mas há especialmente que destacar pecial, um contacto estreito com as comu-
esta viagem. Mais tarde, oportunamente, dois aspectos que sobrelevam os outros: o nidades de portugueses espalhadas pelo
cada um dos cadetes receberá um exemplar fervor patriótico manifestado pelos portu- mundo.
de “Os Lusíadas”. … Boa viagem.” gueses ou seus descendentes que habitam
vários países estrangeiros e a exemplar e O período de embarque consolidou en-
No regresso, o aviso “Bartolomeu Dias” dignificante conduta dos cadetes do curso tre todos os cadetes do Curso “D. Louren-
fundeou na Baleeira, junto de Sagres, em “D. Lourenço de Almeida”. ço de Almeida” o humanismo, espírito de
19 de Julho de 1960. Os cadetes do curso grupo e amizade que tem perdurado ao
“D. Lourenço de Almeida” desembarca- A viagem, realizada totalmente no he- longo dos anos.
ram a fim de tomarem parte nas cerimó- misfério norte, demorou 4 meses e 5 dias:
nias em honra do Infante D. Henrique, largada de Lisboa em 18 de Março de DUAS VIAGENS, DUAS ÉPOCAS.
conjuntamente com os cadetes do 1º ano 1960 no NRP “Afonso de Albuquerque”
da Escola Naval que os aguardavam. e regresso em 20 de Julho do mesmo ano, Estas viagens proporcionaram aos futu-
no NRP “Bartolomeu Dias”. Foram per- ros oficiais um intenso treino de mar e o
Nas palavras que dirigiu aos cadetes que corridas 24.864 milhas em 74 dias de na- contacto com a vida a bordo. Proporciona-
terminavam a sua viagem de instrução o vegação. ram, igualmente, o contacto com diferentes
Ministro da Marinha reiterou a importân- povos e culturas, o encontro com comuni-
cia de transformar o treino de mar numa Esta viagem foi motivo de diversos re- dades de portugueses nos mais longínquos
viagem de circum-navegação, permitindo latos escritos de que se destacam “As Me- lugares no mundo e revisitar o legado dos
aos cadetes o contacto com as comunida- mórias de uma Viagem de Circum-Nave- nossos antepassados navegadores em ter-
des de portugueses em terras distantes. gação”, da autoria do cadete Nelson dos ras do Oriente.
Santos Ventura Trindade, apresentado na
Por seu lado, o Director e 1º Comandante cerimónia de Abertura Solene do Ano Lec- Estas viagens comprovaram ainda a im-
da Escola Naval, Comodoro Manuel Ma- tivo da Escola Naval, em 28 de Novembro portância das missões de presença naval,
ria Sarmento Rodrigues, manifestou aos de 1960, e o artigo da autoria do cadete Al- para divulgação e prestígio do País no es-
cadetes o seu grande apreço pela forma fredo Ribeiro Reis, publicado nesse mes- trangeiro, e para o estreitamento das rela-
como tinham representado Portugal no mo ano na Revista Defesa Nacional. Pos- ções com as comunidades de portugueses
estrangeiro e junto das colónias de portu- teriormente, a viagem da Volta ao Mundo espalhadas pelos cinco continentes.
gueses espalhadas pelo mundo, dizendo: foi recordada na Revista da Armada, em
“Regressaram da sua viagem à volta do artigo da autoria do CALM EMQ Luís Ro- Z
mundo os cadetes do Curso “D. Lourenço que Martins, publicada na edição de Março
de Almeida” …. “Pelas notícias que foram de 2000 e no Livro do 50º Aniversário do (Colaboração do CURSO D. LOURENÇO DE ALMEIDA)
recebidas dos países visitados pelos navios Curso “D. Lourenço de Almeida”, editado
que conduziram os cadetes, primeiro o avi- em 2 de Dezembro de 2008. Agradecimento:
so “Afonso de Albuquerque” de Lisboa Ao Luís Gomes pela oferta dos postais da “Volta ao
a Goa pelo Canal do Panamá, e depois o
Mundo” de 1910, que serão enviados para o Arquivo
de Marinha.
Macau - 1910 Macau - 1960
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