Page 8 - Revista da Armada
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Navio-Escola “Sagres”
Volta ao Mundo 2010
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Após algumas semanas nas latitudes
       austrais, regressámos às latitudes      grandes alterações na carta me-                  louvado. Por esta razão, sempre que alguém
       mais amenas. Em virtude do bom          teorológica. A falta de colabo-                  é bem sucedido na sua demanda, cria-se
tempo que se fazia sentir, os dias que an-     ração do vento obrigou a uma                     um exemplo a seguir, para os demais estu-
tecederam o início da segunda regata do        reunião entre os Comandantes                     dantes e para os mais novos que não pude-
evento Velas SudAmérica 2010, prevista         e o Júri da Regata. Neste encon-                 ram terminar ainda os seus estudos.
para oito de Abril, foram passados a tratar    tro, que teve lugar a bordo do
das madeiras e das pinturas do navio. Estas    Navio Escola da Marinha Chile-                     Finalmente, no dia onze de Abril o vento
acções de manutenção periódicas e essen-       na “Esmeralda”, solucionou-se                    compareceu, permitindo o início da com-
ciais foram executadas, enquanto rumáva-       temporariamente a apatia do                      petição vélica. Este aumentou discretamen-
mos em direcção à baía de Talcahuano. Este     clima. Promoveu-se um novo                       te para dez nós e começou a entrar pelos
local foi marcado como ponto de encontro       adiamento, até à manhã do dia                    sectores de “S”. O tiro de largada ouviu-
dos veleiros para o início da regata.          seguinte e recolocou-se a li-                    -se às 09:45:50. Competiríamos num grupo
                                               nha de partida mais para norte,                  constituído pelos navios Equatoriano, Ve-
  Esta cidade portuária estava inicialmen-     (cerca de 60 milhas), de forma                   nezuelano, Mexicano e Colombianos, res-
te calendarizada como um dos três portos       a se poder acabar a regata em                    pectivamente “Guayas”, “Simón Bolívar”,
chilenos, que iriam receber o evento. Po-      tempo útil. Navegámos durante                    “Cuauhtemóc” e “Glória”. Infelizmente para
rém a imprevisibilidade da natureza ditou      a noite toda, para que pelo nas-                 nós, as condições de vento não eram as me-
uma alteração de planos. O terramoto que       cer do sol, pudéssemos alcan-                    lhores para o nosso navio. A “Sagres” ga-
assolou a costa central do Chile em vinte e    çar a nova linha de partida. O                   nha na comparação com os outros veleiros,
sete de Fevereiro e sobretudo o maremoto,      início da manhã mostrava pou-                    quando por um lado, existem ventos fortes a
que seguiu a actividade sísmica intensa, di-   co indícios de mudança, o que                    entrar entre os 60 e os 120 graus aberto com
taram a destruição de parte considerável da    provocou um novo adiamento                       a proa. Por outro lado, tratando-se de um na-
cidade, especialmente das infra-estruturas     e nova localização para a linha                  vio robusto, quando existe algum mau tem-
portuárias que receberiam a regata. Apesar     de partida.                                      po, o que atrapalha a progressão dos veleiros
de cancelada a estadia, manteve-se o início                                                     mais leves. Desta forma, 120 milhas depois
da regata neste porto. Assim, pretendia-se       Enquanto assistíamos à tei-                    da partida, cruzamos a linha de chegada às
envolver os habitantes no ambiente festivo     mosia do tempo, alguns mem-                      23:23:27 tendo-nos classificado a meio da
do evento e da regata que foi rebaptizada.     bros da guarnição aproveitaram                   tabela da nossa classe. Uma vez que esta re-
A renomeada Regata da Solidariedade li-        os recessos da largada para re-                  gata era a Regata da Solidariedade, a classi-
gará Talcahuano a Valparaíso, o destino fi-    alizar exames. Estes vão-lhes
nal da simbólica ajuda humanitária que os      permitir acabar o ensino secun-
veleiros transportaram a partir da vizinha     dário. Estes marinheiros, dota-
Argentina.                                     dos de uma saudável ambição,
                                               querem progredir um pouco
  O ansioso dia da largada aproximava-se       mais na sua carreira profissio-
paulatinamente, todavia, o tempo despro-       nal, razão pela qual se inscreveram no Cen-
vido de solidariedade, parecia não querer      tro Naval de Ensino à Distância (CNED).
apoiar a festa. As aragens e vento fraco eram  Esta unidade da Marinha permite-lhes rea-
manifestamente insuficientes para veleiros     lizar um estudo por módulos, promovendo
de grandes dimensões. Ao chegar a hora         que estudem sempre que lhes seja conve-
de largada, o vento mantinha-se escasso.       niente, sem prejuízo das horas de trabalho.
Desta forma, foi necessário promover su-       Quando se sentem preparados a realizar a
cessivos adiamentos da hora da partida e       sua aferição de conhecimentos, o seu tutor
por fim, adiou-se a grande largada para o      de bordo contacta o CNED, no sentido de
dia seguinte. O dia nove de Abril não trouxe   ser enviado o teste. Assim não ficam restrin-

  Desfile em Antofagasta.                                                 gidos pelo rigor do
                                                                          mar e à distância às
                                                                          estruturas escola-
                                                                          res, podendo aca-
                                                                          bar o ensino secun-
                                                                          dário e abrir novas
                                                                          perspectivas de for-
                                                                          mação e de carrei-
                                                                          ra. São perseveran-
                                                                          tes, estes homens,
                                                                          que para além das
                                                                          suas funções diá-
                                                                          rias, ainda têm que
                                                                          encontrar tempo e
                                                                          motivação para es-
                                                                          tudar afincadamen-
                                                                          te. O seu esforço é
                                                                          digno e deve ser

8 JUNHO 2010 • RevistA dA ARmAdA
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