Page 8 - Revista da Armada
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Navio-Escola “Sagres”
Volta ao Mundo 2010
4ª PARTE
Após algumas semanas nas latitudes
austrais, regressámos às latitudes grandes alterações na carta me- louvado. Por esta razão, sempre que alguém
mais amenas. Em virtude do bom teorológica. A falta de colabo- é bem sucedido na sua demanda, cria-se
tempo que se fazia sentir, os dias que an- ração do vento obrigou a uma um exemplo a seguir, para os demais estu-
tecederam o início da segunda regata do reunião entre os Comandantes dantes e para os mais novos que não pude-
evento Velas SudAmérica 2010, prevista e o Júri da Regata. Neste encon- ram terminar ainda os seus estudos.
para oito de Abril, foram passados a tratar tro, que teve lugar a bordo do
das madeiras e das pinturas do navio. Estas Navio Escola da Marinha Chile- Finalmente, no dia onze de Abril o vento
acções de manutenção periódicas e essen- na “Esmeralda”, solucionou-se compareceu, permitindo o início da com-
ciais foram executadas, enquanto rumáva- temporariamente a apatia do petição vélica. Este aumentou discretamen-
mos em direcção à baía de Talcahuano. Este clima. Promoveu-se um novo te para dez nós e começou a entrar pelos
local foi marcado como ponto de encontro adiamento, até à manhã do dia sectores de “S”. O tiro de largada ouviu-
dos veleiros para o início da regata. seguinte e recolocou-se a li- -se às 09:45:50. Competiríamos num grupo
nha de partida mais para norte, constituído pelos navios Equatoriano, Ve-
Esta cidade portuária estava inicialmen- (cerca de 60 milhas), de forma nezuelano, Mexicano e Colombianos, res-
te calendarizada como um dos três portos a se poder acabar a regata em pectivamente “Guayas”, “Simón Bolívar”,
chilenos, que iriam receber o evento. Po- tempo útil. Navegámos durante “Cuauhtemóc” e “Glória”. Infelizmente para
rém a imprevisibilidade da natureza ditou a noite toda, para que pelo nas- nós, as condições de vento não eram as me-
uma alteração de planos. O terramoto que cer do sol, pudéssemos alcan- lhores para o nosso navio. A “Sagres” ga-
assolou a costa central do Chile em vinte e çar a nova linha de partida. O nha na comparação com os outros veleiros,
sete de Fevereiro e sobretudo o maremoto, início da manhã mostrava pou- quando por um lado, existem ventos fortes a
que seguiu a actividade sísmica intensa, di- co indícios de mudança, o que entrar entre os 60 e os 120 graus aberto com
taram a destruição de parte considerável da provocou um novo adiamento a proa. Por outro lado, tratando-se de um na-
cidade, especialmente das infra-estruturas e nova localização para a linha vio robusto, quando existe algum mau tem-
portuárias que receberiam a regata. Apesar de partida. po, o que atrapalha a progressão dos veleiros
de cancelada a estadia, manteve-se o início mais leves. Desta forma, 120 milhas depois
da regata neste porto. Assim, pretendia-se Enquanto assistíamos à tei- da partida, cruzamos a linha de chegada às
envolver os habitantes no ambiente festivo mosia do tempo, alguns mem- 23:23:27 tendo-nos classificado a meio da
do evento e da regata que foi rebaptizada. bros da guarnição aproveitaram tabela da nossa classe. Uma vez que esta re-
A renomeada Regata da Solidariedade li- os recessos da largada para re- gata era a Regata da Solidariedade, a classi-
gará Talcahuano a Valparaíso, o destino fi- alizar exames. Estes vão-lhes
nal da simbólica ajuda humanitária que os permitir acabar o ensino secun-
veleiros transportaram a partir da vizinha dário. Estes marinheiros, dota-
Argentina. dos de uma saudável ambição,
querem progredir um pouco
O ansioso dia da largada aproximava-se mais na sua carreira profissio-
paulatinamente, todavia, o tempo despro- nal, razão pela qual se inscreveram no Cen-
vido de solidariedade, parecia não querer tro Naval de Ensino à Distância (CNED).
apoiar a festa. As aragens e vento fraco eram Esta unidade da Marinha permite-lhes rea-
manifestamente insuficientes para veleiros lizar um estudo por módulos, promovendo
de grandes dimensões. Ao chegar a hora que estudem sempre que lhes seja conve-
de largada, o vento mantinha-se escasso. niente, sem prejuízo das horas de trabalho.
Desta forma, foi necessário promover su- Quando se sentem preparados a realizar a
cessivos adiamentos da hora da partida e sua aferição de conhecimentos, o seu tutor
por fim, adiou-se a grande largada para o de bordo contacta o CNED, no sentido de
dia seguinte. O dia nove de Abril não trouxe ser enviado o teste. Assim não ficam restrin-
Desfile em Antofagasta. gidos pelo rigor do
mar e à distância às
estruturas escola-
res, podendo aca-
bar o ensino secun-
dário e abrir novas
perspectivas de for-
mação e de carrei-
ra. São perseveran-
tes, estes homens,
que para além das
suas funções diá-
rias, ainda têm que
encontrar tempo e
motivação para es-
tudar afincadamen-
te. O seu esforço é
digno e deve ser
8 JUNHO 2010 • RevistA dA ARmAdA