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O NRP D. FRANCISCO DE ALMEIDA
                        NA OPERAÇÃO OCEAN SHIELD CONCLUSÃO

Iniciado o trânsito para Base Naval de Lis-  namente, foi assumido um elevado estado de           La Valetta é a capital e situa-se na costa leste
   boa (BNL), começava assim a contagem      vigilância face às particularidades geográficas    da ilha de Malta, que tem esse nome em ho-
   decrescente quer em milhas quer em dias,  do Canal do Suez e do clima social actualmen-      menagem a Jean Parísot de Vallete, Grande
para a guarnição regressar a casa após 3 me- te existente no Egipto.                            Mestre da Ordem dos Cavaleiros de St. John,
ses de missão, dos quais 2 meses na área de Efectuando-se desta vez maioritariamen-             que conforme conta a história, dirigiu brilhan-
operações.                                   te a travessia à luz do dia, pôde-se observar      temente a reconstrução da cidade após expul-
Na madrugada de 1 de Novembro, foi efec- mais uma vez a diversidade das paisagens               sar os turcos no grande cerco de 1655. Nesta
tuada a passagem do Estreito de Bab El Man- das margens deste canal ao longo dos seus 160       cidade, com construções de vários estilos onde
deb que liga o Oceano Índico ao Mar Verme- km de extensão.                                      predomina o barroco, destacam-se as suas for-
lho, via Golfo de Áden. O nome deste estreito Aofinaldatarde,avistandoacidadedePort             tificações imponentes e com enormes muros
traduzido para português significa “Portão de Said a bombordo, que foi fundada quando da        de pedra, resultado de uma história plena de
Lágrimas”,poisestadesignaçãoderivadospe- construção do canal, o navio desembocou no             feitos, batalhas e heróis. Esta capital foi inclu-
rigos que rondam a sua navegação
ou, de acordo com uma lenda ára-                                                                           sivamente declarada património da
be, da quantidade de pessoas afoga-                                                                        humanidade pela UNESCO.
das pelo sismo que teria separado a
Ásia da África. Devido ao facto da                                                                           No dia da chegada, a convite do
largura do estreito ser de apenas de                                                                       Embaixador de Portugal em Mal-
25Km, foi reforçada a vigilância do                                                                        ta, Dr. António Ramalho Ortigão, o
exterior do navio durante as horas                                                                         Comandante e uma delegação de
de passagem através do mesmo,                                                                              oficiais do navio, participaram num
não tendo havido nenhum evento                                                                             jantar na sua residência oficial. Nes-
a reportar.                                                                                                te jantar, contando também com a
Os 4 dias seguintes foram passa-                                                                           presença da Embaixatriz e com ou-
dos em travessia no Mar Vermelho,                                                                          tros convidados portugueses, hou-
que divide os continentes Africano                                                                         ve oportunidade de partilhar várias
e Asiático e cujo comprimento se                                                                           experiências interessantes quer dos
aproxima das 1.000 milhas, cerca de                                                                        acontecimentos da missão quer do
1.900 km, chegando atingir os 300                                                                          quotidiano da vida em Malta.
Km de largura em alguns locais.              nosso bem conhecido mar Mediterrâneo, com
Este trajecto foi aproveitado para a realiza- a guarnição a sentir o regresso a casa cada vez                Em 9 de Novembro realizou-se
ção de diversos exercícios internos, no senti- mais perto.                                                 a bordo, na camarinha do Coman-
do de manter as perícias da guarnição, com Abandonando as águas territoriais do Egip-           dante, um almoço oficial a Sua Excelência o
particular incidência na áreas das operações to, o navio aproou a oeste em direcção à ilha      Embaixador e seus convidados após o qual se
de vôo, limitação de avarias, mecânica, mari- de Malta onde atracou no porto de La Valetta      realizou uma visita ao navio com a comitiva,
nharia e socorrismo.                         na manhã de 8 de Novembro para efectuar a          passando pelos Centros de Comando e Con-
Na noite de 04 de Setembro, o NRP D. Fran- última escala logística antes do regresso à Base     trolo do navio, nomeadamente a Ponte, Centro
cisco de Almeida chegou à baía de Port Suez Naval de Lisboa.                                    de Operações e Central da Plataforma, termi-
onde avistou a cidade com o mesmo nome, Malta é um país estrategicamente bem co-                nando no hangar onde se encontrava o heli-
que actualmente tem cerca de meio milhão de locado, situado centralmente no Mar Medi-           cóptero orgânico embarcado. No final, após a
habitantes e cujo desenvolvimento foi expo- terrâneo, a 93 km a sul de Sicília (Itália), a 288  troca de ofertas institucionais, o Sr. Embaixa-
nencial desde a conclusão do canal em 1869. O km a nordeste da Tunísia (África), a cerca de     dor manifestou a sua satisfação pela visita, ten-
navio permaneceu nesta área aguar-                                                              do assinado o livro de honra do navio.
dando instruções para, na madruga-                                                                A estadia neste porto permitiu efectuar re-
da do dia seguinte, dar entrada no                                                              abastecimentos de combustível e alimentação
canal do Suez.                                                                                             através dos agentes contratados
Este canal foi aberto à navegação                                                                          pela NAMSA, tal como algumas
marítima em 1869, após 10 anos de                                                                          pequenas manutenções de porto
construção e permitiu, pela primeira                                                                       necessárias.
vez, a ligação por mar entre o Me-
diterrâneo e o Mar Vermelho. Com                                                                             Neste porto, a guarnição teve
cerca de 160 km de comprimento,                                                                            oportunidade de passear pela ilha
este canal tem uma largura média                                                                           de Malta, onde pôde observar as
de 365 metros, sendo atravessado                                                                           marcas de várias civilizações de
por aproximadamente 15.000 na-                                                                             7.000 anos de história, estabelecendo
vios por ano e representando uma      Navio atracado em La Valletta, Malta.                                uma ponte cultural entre o Norte de
                                                                                                           África e a Europa, que se destacam
percentagem significativa do transporte mun- 1800 km a Este de Gibraltar e a cerca de 1500                 os templos megalíticos, o centro his-
dial de mercadorias.                         km a Oeste do Canal do Suez. Consistindo                      tórico da capital e as muitas igrejas,
Aos primeiros alvores, deu-se início à pas- num arquipélago, cujas ilhas maiores e únicas                  catedrais e castelos ao longo da ilha.
sagem do canal após receber a bordo o pri- habitadas são Malta, Gozo e Comino, abran-             Em termos gerais, este porto reúne todas
meiro de 3 pilotos que se foram rendendo ao ge uma área terrestre de 316 km2 e é um dos         as condições necessárias para efectuar uma
longo da sua travessia. O NRP D. Francisco de menores países da Europa com cerca de 400         escala logística e proporcionar algum descan-
Almeida, sendo o único navio de guerra deste mil habitantes, tendo como línguas oficiais o      so, em absoluta segurança, às guarnições dos
comboio ascendente, foi o navio testa e, inter- Maltês e o Inglês.                              navios em trânsito ou em missão no Mediter-
                                                                                                râneo. Aexistência ainda de uma representa-
                                                                                                ção diplomática ao nível de embaixada em La
                                                                                                Valetta, permite um apoio directo e próximo

14 JANEIRO 2012 • REVISTA DA ARMADA
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