Page 25 - Revista da Armada
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gra de oiro num acidente deste tipo é, após durante duas horas o navio esteve a flutuar        e devido às fortíssimas pancadas que o navio
o encalhe, fundear imediatamente o navio e dentro da coroa de baixos até encalhar defi-        sofreu, alguns destes bidões abriram fendas
esperar que a maré ou um rebocador o ve- nitivamente.                                          e os vapores começaram a invadir a coberta,
nha ajudar. Se tal regra não for cumprida, o Perante este rosário de decisões estravagan-      onde grande parte dos passageiros se alojava.
navio irá galgando o baixo até ao preia-mar e tes – que acabámos de transcrever, para me-      Devido ao balanço, estes passageiros já esta-
safá-lo, nestas condições será impossível. No lhor se avaliar o que foi feito após o encalhe   riam enjoados e agora, sujeitos aos vapores
caso vertente, a análise da situação, isto é, o – constata-se que a medida que verdadeira-     da gásolina, principiaram a ficar intoxicados.
timing e a sequência das operações, foi ex- mente o Comandante devia ter tomado, era
tremamente difícil, pelo facto de não termos ter largado os ferros imediatamente a seguir        O cheiro era tal que o oficial Imediato
tido acesso ao Diário Náutico, o que aconte- ao encalhe, pois a maré ainda enchia 1,30         toma conhecimento da situação, vai à coberta
ceu por esquecimento do capitão, ao aban- m. e, assim, poderia haver possibilidades de         vê dois moçambicanos, quasi a morrer, que
donar o navio. Todavia, consideramos que o safar o navio, nesse preia-mar.                     são trazidos para o convés, onde o enfermei-
Diário Náutico – o mais importanto documen- Para prestar assistência e apesar do tempo         ro lhes faz respiração artificial.
to dum navio – não teria sido esquecido, mas fresco, tinha sido mandado para o local o re-
sim, premeditadamente deixado a bordo ou bocador Linga-Linga de Quelimane, enquanto              Perante a situação, o Imediato admite que a
mesmo queimado, por uma de duas razões: que a Capitania da Beira fez seguir o potente          solução é meter ar puro na coberta e – cheio
- tinha informações comprometedoras, rebocador Macuti.                                         de boa intenção – manda abrir a entrada
- não foi sequer escriturado.  Provou-se que o Comandante não deu                              do porão. O contra-mestre começa a tirar as
Não fazemos esta afirmações de ânimo atenção à navegação, a partir da Beira, o                 cunhas de madeira que seguram a lona de
leve, mas sim pelo facto do                                                                    cobertura. As cunhas incharam e mostram-se
Capitão, durante o auto de                                                                     renitentes a sair. O Contramestre que está a di-
averiguações, ter tido o ar-
rojo de inventar duas ava-                                                                                         rigir esta manobra, manda
rias na sonda e acabar por                                                                                         alguém buscar um martelo
confessar que tais avarias                                                                                         para retirar as cunhas. Foi a
não existiram.                                                                                                     sorte grande desse alguém.
Sem Diário Náutico, tor-                                                                                           Entretanto, o contra-mes-
nou-se extraordinariamen-                                                                                          tre consegue tirar uma das
te difícil deduzir a verdade                                                                                       cunhas, e, com ela a servir
dos factos, não só pelos                                                                                           de martelo, saca mais uma,
factos em si – que foram                                                                                           mais outra.... Parte da lona
obtidos por depoimentos                                                                                            de cobertura já está safa e,
coincidentes – mas, espe-                                                                                          com a ajuda doutras pes-
cialmente, pelas horas a                                                                                           soas, retira uma das tábu-
que eles aconteceram. A                                                                                            as, depois uma segunda.
este respeito, vamos, de                                                                                           Admite-se que a entrada
seguida, apresentar o que                                                                                          franca de ar criou as con-
conseguimos apurar quan-                                                                                           dições óptimas (ar/vapor
to ao timing das manobras                                                                                          de gasolina) para provocar
executadas:                                                                                                        uma explosão, que, aliás,
070750 – encalhe do                                                                                                poderia ter sido ajudada
navio e primeira tentativa                                                                                         por alguma praça indíge-
para o safar; a maré ain-                                                                                          na que ainda dispusesse de
da subia cerca de 1,30                                                                                             forças para fumar. A explo-
m, até às 1208, hora do                                                                                            são é acompanhada por
preia-mar;                                                                                                         um violento estrondo. O
  071430 / 071730 – só                                                                                             Imediato António Esteves
agora os dois ferros foram     Recorte do jornal “O Século” de 16 de Julho de 1961.                                Coelho e o contra-mestre
                                                                                                                   Franco de Almeida, que
postos na água;                que levou o navio ao encalhe: Todavia, para                                         esperavam dar vida, são
071730 – o contramestre prepara o ferro se justificar, inventou duas avarias da sonda                              sacrificados. Os passagei-
sobressalente, que se encontra a ré; o outro eléctrica – que já referimos – que mencionou      ros que se encontravam na coberta, morrem
ferro sobressalente estava metido, no porão, no seu relatório de mar, arrastando o oficial     instantaniamente. Para agravar as coisas, o es-
por debaixo da coberta nº1, mas como, nesta, telegrafista, mentira que não conseguiu justifi-  trondo cria o pânico noutros passageiros, que
foram instalados indevidamente 68 beliches, car, acabando por confessar que essas avarias      estariam espalhados pelo convés, os quais se
o ferro não foi levado para o convés.Todavia, não tinham acontecido. Se tal não chegasse,      lançam ao mar, indo morrer afogados por não
parece que seria apenas necessário remover o comandante acusou o oficial imediato de           saberem nadar e, naturalmente, por não terem
4 beliches para o safar;       negligência durante o seu quarto de navega-                     vestido os cintos de salvação, pelas razões já
depois das 071930 – os dois ferros são me- ção, quando este oficial não se podia defen-        acima apontadas.
tidos dentro;                  der por ter falecido na explosão produzida                        Quando este terrível desastre acontece, eu,
a hora não determinada – os ferros foram num dos porões.                                       devido ao facto do Chinde estar sem Capitão
novamente para a água;         Como os navios não são concebidos para                          de Porto, seguia para ali, na lancha da Capi-
080118 – mensagem do Comandante afir- encalhar, a carga a granel, quando não con-              tania, com algum pessoal e o Dr. Mourisca,
mando que o navio perdeu os dois ferros; venientemente estivada, é sujeita a pressões          médico dos Caminhos-de-ferro de Moçam-
080600 – decidido deitar carga ao mar; e choques violentos. Já vimos que um dos                bique, prevendo a necessidade de prestar al-
081332 – novas tentativas para desenca- artigos transportados no navio, como, aliás,           guns socorros urgentes.
lhar, na hora do preia-mar;    acontecia com outros navios que faziam ca-                        Quando chego, de manhã, à praia do Chin-
090204 (antes do preia-mar) - o navio cai botagem na costa de Moçambique, era gaso-            de para dar assistência a um navio encalha-
para dentro da coroa de baixos, na foz do lina, metida em pequenos bidões, julgo que           do, como tem acontecido com tantos outros,
rio Linde;                     de 20 litros. Estando os bidões mal estivados                   o que vejo é um navio em chamas. Os cor-
                                                                                               pos daqueles que se lançaram ao mar, irão,
                                                                                               alguns deles, aparecer nas praias, dado que
                                                                                                           REVISTA DA ARMADA • ABRIL 2012 25
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