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«Cartografia náutica – séculos XVI a XIX»

                               Exposição

Comemora-se este ano o quinto centená-         de uma forma gráfica, nas chamadas «cartas-      o processo de construção das cartas manteve
       rio do nascimento de Gerard Mercator.   -portulano». O esquema geral destas cartas       a grelha de direções, caraterística das «cartas-
       Para assinalar a efeméride, no quadro   era sempre semelhante. Consistia numa gre-       -portulano». Era no entanto necessário acres-
daAção Cultural da responsabilidade da Co-     lha de direções, normalmente 32, que se con-     centar o novo elemento que se obtinha por
missão Cultural de Marinha (CCM) foi pla-      tavam a partir do Norte e que irradiavam a       métodos astronómicos: a latitude. As cartas
neada, concebida e encontra-se em exibição,    partir de vários pontos da carta, de forma a     passaram a conter também uma escala de
no Museu de Marinha, uma exposição de car-     cobrir toda a superfície desta. Além dessa       latitudes, que permitia marcar esta coorde-
tografia. Subordinada ao tema «Cartografia     grelha, existia ainda uma escala de distâncias,  nada na carta.
náutica – séculos XVI a XIX», a exposição foi  que era conhecida como «tronco das léguas».
inaugurada no dia 8 de março, na presença                                                         A planificação de uma superfície esféri-
do Almirante Chefe do Estado-Maior da Ar-        O processo anterior servia perfeitamente       ca tem sempre erros associados, sendo estes
mada. Acerimónia de abertura da exposição      para o Mediterrâneo e para as navegações         mais significativos no caso de se pretender
constituiu oportunidade para a concretização   feitas junto a costa para o Norte da Europa.     planificar uma superfície mais extensa. Cedo
de dois outros momentos de in-                 No entanto, quando os Portugueses se aven-       se percebeu que a representação da superfície
cidência cultural: a apresentação              turaram em viagens oceânicas este processo
pública de um vídeo promocio-                  revelou-se insuficiente.Anecessidade de pas-                  terrestre neste género de cartas
nal do património cultural da                  sar longos períodos ao largo, sem avistar ter-                apresentava algumas limitações.
Marinha e dos órgãos mais di-                  ra, conduzia a uma acumulação de erros na                     Quem primeiro notou essas li-
retamente responsáveis por esse                posição. Para minimizar esses erros, os Portu-                mitações foram os cosmógrafos,
património e a incorporação do                 gueses desenvolveram técnicas de navegação                    nomeadamente Pedro Nunes.
modelo do primeiro navio-escola                astronómica. Assim, nos finais do século XV                   Ao analisar matematicamente os
Sagres na exposição permanente                 começaram a ser usados a bordo processos                      problemas da navegação perce-
do Museu de Marinha.                           para determinar a latitude dos navios, nome-                  beu que as «cartas quadradas»
                                               adamente pela observação da estrela Polar e                   como lhes chamava, não repre-
  No vídeo, intitulado “Por uma                da passagem meridiana do Sol.                                 sentavam corretamente a super-
Cultura Marítima em Portugal –                                                                               fície da Terra. Ele usava a expres-
AHerança e o Património”, rele-                  As cartas de navegar acompanharam a                         são «cartas quadradas» porque
va-se a importância do patrimó-                evolução da Arte de Navegar e passaram a                      se considerava que nelas estava
nio cultural material e imaterial              refletir as novas técnicas de navegação. O                    implícita a existência de uma gre-
da Marinha, através de um enfo-                método de rumo e estima manteve-se a base                     lha de paralelos e de meridianos,
que nos diversos órgãos de natu-               de condução da navegação. Por esse motivo,                    igualmente espaçados uns dos
reza cultural na dependência da                                                                              outros, formando portanto qua-
CCM e respetivas missões.                                                                                    drados. Ora nesse tipo de cartas,
                                                                                                             os meridianos eram representa-
  No que respeita ao modelo da                                                                               dos paralelos uns aos outros, en-
antiga Sagres, importa ter pre-                                                                              quanto que na superfície terrestre
sente que, até à data, não existia                                                                           eles convergem todos nos pólos.
no Museu de Marinha nenhum                                                                                   Depois de identificar os erros da
modelo dos navios-escola Sagres,                                                                             carta, Nunes sugeriu formas de os
já que o modelo que tinha sido                                                                               minimizar.As ideias de Nunes ti-
construído, na sequência de de-                                                                              veram uma difusão significativa
cisão tomada em 1962, acabara                                                                                pela Europa culta do seu tempo,
por ficar destruído no incêndio                                                                              tendo influenciado outros cosmó-
que em 1969 afetou parte das                                                                                 grafos que se dedicavam ao estu-
instalações da Marinha no Ter-                                                                               do dos problemas matemáticos
reiro do Paço.                                                                                               da navegação. Entre estes mere-
                                                                                                             ce destaque Gemma Frisius, que
  Para se entender melhor o                                                                                  viria a ser professor de Gerard
significado da exposição que foi                                                                             Mercator. Este último sugeriu um
inaugurada, assim como a forma                                                                  processo de eliminar os erros que Nunes tinha
como o seu conteúdo está organizado, im-                                                        identificado nas cartas quadradas. Assim, em
porta explicar, sucintamente, o modo como                                                       1569 publicou um planisfério construído numa
evoluiu a Cartografia, no período coberto                                                       nova projeção que recebeu o seu nome e que
pela exposição.                                                                                 se tornou a projeção mais usada na náutica até
                                                                                                aos nossos dias.
  Na Idade Média desenvolveu-se, no Me-                                                           Embora Mercator tenha desenhado um
diterrâneo, um método de navegação que                                                          mapa na projeção que recebeu o seu nome,
ficou conhecido entre os historiadores da                                                       não explicou como se calculava a mesma ma-
náutica como método de «rumo e estima».                                                         tematicamente. Foi necessário esperar até ao
Para a sua aplicação, os pilotos precisavam                                                     final do século para que a projeção de Merca-
de conhecer a direção e a distância entre os                                                    tor fosse explicada em termos matemáticos.
diferentes pontos. No mar, o piloto conhecia                                                    Esse papel foi desempenhado pelo inglês
a direção através da agulha de marear e esti-                                                   Edward Wright, que em 1599 publicou um
mava a distância percorrida, em função das                                                      texto dedicado à náutica, no qual ensinava a
condições meteorológicas. Esses dados cons-                                                     calcular a projeção.
tavam de textos, designados «portulanos».A                                                                  REVISTA DA ARMADA • MAIO 2012 17
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