Page 18 - Revista da Armada
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No início do século XVII existiam todas as      projeção não ocorre apenas em Portugal. Por       século foi criada a Comissão de Cartografia
condições para produzir cartas de Mercator.       exemplo, no Mediterrâneo, os marinheiros          que centralizava todas as atividades relacio-
No entanto, a generalidade dos marinheiros        franceses opõem-se a uma medida dos ser-          nadas com a cartografia das colónias, tanto a
continuou a preferir as antigas cartas quadra-    viços hidrográficos centrais, que pretendia       nível dos espaços terrestres como dos maríti-
das. Uma explicação para esta opção reside        que eles passassem a usar cartas de Mercator.     mos. Nestes trabalhos que conduziram à pro-
na forma como eram transmitidos os conheci-       Como consequência desta oposição foi neces-       dução de cartografia desses territórios parti-
mentos dos pilotos. Tratava-se de um proces-      sário voltar a produzir cartas-portulano, que     ciparam inúmeros elementos da Marinha.
so de aprendizagem essencialmente empírico,       eram aquelas a que eles estavam habituados
em que o mestre ensinava ao aprendiz aquilo       e que serviam perfeitamente para a navega-          As cartas de Mercator são exibidas na ter-
que tinha aprendido com o seu mestre. Este        ção naquele mar interior.                         ceira parte da exposição. As mais antigas, do
processo tem como consequência que os no-                                                           século XVIII, e anteriores aos mencionados
vos conhecimentos demoram bastante tem-             Na segunda parte da exposição apresen-          levantamentos geodésicos, datadas de 1772
po a ser adotados. Isto apesar de muitos dos      tam-se diversos exemplares de cartas que          e de 1774 são ainda manuscritas. Finalmen-
marinheiros irem percebendo as limitações         seriam certamente semelhantes às que eram         te, para o século XIX existem imensas cartas,
do tipo de cartas que usavam. Nalguns ca-         usadas a bordo dos navios. Trata-se de cartas     especialmente portuárias, que resultaram dos
sos eram mesmo introduzidos artifícios para       quadradas, quase todas manuscritas, existin-      trabalhos da Comissão de Cartografia.
minimizar essas limitações sem ser necessário     do apenas uma delas que é impressa. Entre
alterar os métodos, de condução dos navios,       as cartas mais antigas merecem destaque dois        A exposição encerra com o tema da histó-
que estavam habituados a utilizar. Entre es-      fragmentos de cartas do século XVI, sendo         ria da cartografia. São diversas as razões que
ses artifícios conta-se os «troncos particulares  que um deles tem representadas linhas isogó-      explicam o elevado interesse que esta disci-
de léguas» que serviam para                       nicas, isto é linhas que unem pontos de igual     plina tem merecido. Em Portugal ela nasceu
medir as distâncias no senti-                     declinação magnética. Trata-se da mais anti-      no século XIX por intermédio do 2º Visconde
do Leste-Oeste em diferentes                      ga carta que se conhece com a representação
latitudes, compensando as-                        destas linhas. Para o século seguinte merecem                       de Santarém. O seu objetivo
sim o facto de as cartas não                      realce dois interessantes atlas de João Teixeira                    era demonstrar a prioridade
considerarem a convergên-                         Albernaz, com a descrição da costa de Por-                          das navegações portuguesas
cia dos meridianos.                               tugal; e outro de José da Costa Miranda, no                         para além do Bojador. Para
                                                  qual se apresentam diversas cartas do Índico.                       tal, pesquisou em bibliote-
  Se na prática dos mari-                         Ainda deste último cartógrafo existem duas                          cas e arquivos em busca de
nheiros demoraram a adotar                        magníficas cartas iluminadas, representando                         cartas antigas. Dos resulta-
a nova projeção, algo dife-                       oAtlântico e o Índico, respetivamente. Nestas                       dos da sua investigação sur-
rente aconteceu com aque-                         últimas podem observar-se os já menciona-                           giu um Atlas no qual repro-
les que estudavam os pro-                         dos troncos particulares de léguas. Para a cen-                     duziu em fac-símile as cartas
blemas da navegação de um                         túria de Setecentos realçamos o planisfério de                      que encontrou e que abran-
ponto de vista teórico. Os                        Eusébio da Costa, pela sua beleza e dimensão.                       giam vários séculos. No es-
textos dos cosmógrafos e dos                                                                                          paço expositivo é mostrado
professores de náutica come-                        Na transição para a centúria de Oitocentos                        um dos quatro exemplares
çam a incluir explicações so-                     ocorre em Portugal a primeira tentativa de                          do seu Atlas que o Museu de
bre o modo de construir car-                      levar a cabo um levantamento geodésico do                           Marinha possui. A beleza e
tas na projeção de Mercator,                      território. Nos primeiros anos do século XIX                        a espetacularidade da gene-
assim como a forma de resol-                      surgem algumas cartas que têm por base os                           ralidade das cartas também
ver os problemas de navegação nessas car-         resultados desse levantamento. No entanto, o                        ajudam a aumentar o inte-
tas. Os espólios cartográficos do Museu de        país conheceu imensas perturbações naquela                          resse pelo seu estudo. Daí
Marinha e da Biblioteca Central da Marinha        época, nomeadamente as Invasões Francesas         que o assunto tenha sido tema de inúmeras
possuem diversos exemplares de cartas que         e a Guerra Civil. Em meados do século foram       exposições e obras monumentais. Entre as
abrangem um período que vai desde o século        retomadas as atividades ligadas à cartografia     várias que estão expostas merece ainda des-
XVI até praticamente aos nossos dias. Nesta       e à geodesia. Foram criados os cursos de enge-    taque a que foi publicada por ocasião das co-
exposição procurou-se mostrar parte desse         nheiro geógrafo e de engenheiro hidrógrafo.       memorações henriquinas de 1960: Portugaliae
espólio que reflete essa lenta transição para     Iniciou-se um levantamento sistemático dos        Monumenta Cartographica.
as cartas na projeção de Mercator.                portos do Reino, sendo essa atividade esten-
                                                  dida aos territórios ultramarinos. No final do    CICLO DE CONFERÊNCIAS
  A primeira parte da exposição é dedica-                                                           NO INSTITUTO HIDROGRÁFICO
da aos referidos textos, abrangendo todo o
perío­do coberto pela mesma. Para o século                                                            Como complemento da exposição patente
XVI, embora não esteja exposto nenhum tex-                                                          no Museu de Marinha, organizou-se um ci-
to original da época, existe uma edição fac-                                                        clo de conferências sobre a mesma temática,
-símile do texto de Pedro Nunes editado em                                                          no dia 14 de Março, no Instituto Hidrográ-
1537 e onde ele expõe pela primeira vez os                                                          fico. Assistiram às mesmas cerca de sessen-
problemas que identificou em relação às car-                                                        ta pessoas. Para este ciclo de conferências
ta de marear. Da centúria seguinte exibe-se                                                         foram convidados quatro especialistas da
uma obra do Padre Carvalho da Costa onde                                                            área da cartografia: Professor Doutor Fran-
se representa uma quadrícula de Mercator e                                                          cisco Contente Domingues, Comandante Jo-
o modo de a construir. Expõe-se ainda textos                                                        aquim Alves Gaspar, Comandante Adelino
teóricos de cosmógrafos e oficiais de Marinha                                                       Rodrigues da Costa e Comandante António
que analisam as cartas de marear e a sua apli-                                                      Estácio dos Reis.
cação na náutica.
                                                                                                      Após as boas-vindas pelo Diretor-geral do
  Em Portugal, no século XVIII surgem cada                                                          Instituto Hidrográfico, Vice-almirante Ramos
vez mais cartas de Mercator, ou cartas redu-                                                        da Silva, usou da palavra o Diretor da Co-
zidas como se dizia na época. Isto apesar de                                                        missão Cultural de Marinha, Vice-almirante
continuarem a ser usadas imensas cartas qua-                                                        Vilas Boas Tavares. Chamou a atenção para
dradas. Esta resistência à introdução desta                                                         a efeméride que se comemora este ano e que
18 MAIO 2012 • REVISTA DA ARMADA                                                                    serviu de pretexto para a realização da ex-
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