Page 6 - Revista da Armada
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A reorganização

do Estado-Maior da Armada
ARevista da Armada publicou, em
        Abril de 2010 e Agosto de 2011,      Assim acontece, porque as alterações         – C onceber e pôr em prática os proce-
        dois artigos sobre a reorganiza-   estruturais, embora indispensáveis em            dimentos de gestão estratégica;
ção do Estado-Maior da Armada (EMA).       toda a reorganização, são apenas um ele-
Neles foram descritos os trabalhos rea-    mento e não o fundamento da mudança            – F omentar uma cultura de diálogo e de
lizados, a estrutura visada e os prazos    organizacional. Com efeito, organizar            propósito comum, com um relacio-
estabelecidos, isto é, os aspectos mais    para o desempenho das funções básicas            namento aberto e transparente com
visíveis e concretos do plano de reorga-   de gestão estratégica, alargar o âmbito do       todos os sectores e o exterior.
nização. Importa agora perenizar, para     controlo de nível estratégico, ou flexibi-
memória futura, os objectivos e as linhas  lizar a interacção interna e externa infor-  b) Melhorar os fluxos de informação
de acção que deram corpo à estratégia      mal, são medidas estruturais que lidam         – M aximizar as potencialidades das
de reorganização do EMA, operaciona-       com os sintomas visíveis do desempenho           tecnologias da informação;
lizados no plano sintetizado naqueles      deficiente, sem o corrigirem de forma          – Definir os parâmetros qualitativos da
dois artigos.                              consistente. Para isso, toda a reorganiza-       informação produzida;
                                           ção deve, igualmente, solucionar os pro-       – C larificar os níveis de disponibiliza-
  A formulação da estratégia e a elabora-  blemas ligados à definição das funções           ção da informação, compatíveis com
ção do plano de reorga-                    do órgão, à circulação da informação e           os cargos, as funções e as tarefas a
nização do EMA foram                       à responsabilização e reconhecimento do          desempenhar;
tarefas muito exigen-                      trabalho realizado.                                                 – C omunicar, de for-
tes e complexas, que                                                                                             ma célere, apelativa
se desenvolveram sob                         De posse deste entendimento, e com                                  e clara, a informa-
responsabilidade direc-                    base na missão do EMA como órgão de                                   ção necessária aos
ta dos Vice-almirantes                     estudo, concepção e planeamento das ac-                               interessados;
Vice-chefes do Estado-                     tividades da Marinha, para apoio à tomada                           – E stabelecer as orien-
-Maior da Armada, Tel-                     de decisão do Almirante Chefe do Estado-                               tações e os propósi-
les Palhinha, Conde                        -Maior da Armada e Autoridade Marítima                                 tos para a produção
Baguinho e Carvalho                        Nacional (ALM CEMA/AMN), nos termos                                    de informação;
Abreu. Nelas partici-                      dispostos no artigo 11º, n.os 1 e 2 da LO-                          – Criar um arquivo
param empenhadamen-                        MAR, desenhou-se a estratégia de reorga-                               central vivo.
te os chefes de divisão                    nização, tendo presente os quatro objec-                          c) Alinhar os factores
e os oficiais do EMA,                      tivos antes enunciados, relativamente aos                            de motivação
que colaboraram nos                        quais se desenvolveram as linhas de acção                           – P romover uma me-
estudos e nos debates,                     a seguir discriminadas.                                               lhor compreensão
bem como nas múlti-                        a) Clarificar as funções do EMA                                       das razões subja-
plas decisões tomadas.                                                                                           centes ao empenho
Cumpre realçar, no en-                       – Focalizar o EMA no planeamento e                                 do tempo, do talen-
tanto, o papel relevante do CMG Fon-           preparação do futuro da Marinha;                                  to e da energia dos
seca Ribeiro na coordenação dos tra-                                                                             oficiais;
balhos, coadjuvado pelo CFR Fialho de        – A perfeiçoar a intervenção do EMA no      – Incrementar as oportunidades de apren-
Jesus na persistente busca das melhores        apoio à tomada de decisão do ALM             dizagem;
soluções técnicas, e na incansável moti-       CEMA/AMN;                                  – A umentar e clarificar as responsabi-
vação e envolvimento de todos os oficiais                                                   lidades;
no processo.                                 – P rivilegiar o tratamento das questões    – P onderar as necessidades e as expec-
                                               estratégicas;                                tativas dos oficiais, compatibilizando
   A estratégia de reorganização do EMA                                                     as vidas profissional e familiar;
estabeleceu quatro tipos de objectivos a     – M anter uma permanente actualiza-         – Reconhecer o mérito em função dos
alcançar:                                      ção e difusão da política naval e da         desempenhos;
                                               doutrina naval;                            – Instituir os cerimoniais de apresenta-
  a) Clarificar as funções do EMA;                                                          ção, destacamento e imposição públi-
  b) Melhorar os fluxos de informação;                                                      ca e regular dos prémios e das recom-
  c) Alinhar os factores de motivação;                                                      pensas por serviços prestados no EMA.
  d) Adequar as estruturas.
  Em qualquer trabalho de reorganiza-                                                   d) Adequar as estruturas
ção é muito comum privilegiarem-se as                                                     – O rganizar as divisões para o desem-
alterações estruturais, porque estas pro-                                                   penho das funções básicas da gestão
vocam mudanças visíveis e concretas no                                                      estratégica;
imediato. Todavia, com as alterações es-                                                  – A largar o âmbito do controlo de ní-
truturais, na maior parte dos casos ape-                                                    vel estratégico;
nas se obtêm ganhos circunstanciais de                                                    – F lexibilizar a interacção interna e ex-
eficiência, resultantes do tratamento dos                                                   terna informal.
sintomas das disfunções dos órgãos e não                                                  Não sendo, naturalmente, estanques
das suas causas. Por isso, pouco tempo
depois voltam a ganhar evidência as de-                                                 entre si os quatro tipos de objectivos atrás
ficiências de desempenho que estiverem                                                  identificados, da sua inter-relação resul-
na origem dessas alterações.                                                            taram outras tantas linhas de acção, se-
                                                                                        guidamente descritas.

6 MAIO 2012 • REVISTA DA ARMADA
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