Page 7 - Revista da Armada
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a) R elação entre a clarificação das fun- utilização e no inter-relacionamento cargos, passar a dedicar mais atenção às
ções do EMA e a melhoria dos fluxos da informação sectorial; actividades de estudo, concepção e pla-
de informação – E stimular a criatividade e o trabalho neamento, há muito definidas na sua mis-
– Agregar todas as funções de natureza em equipa dos oficiais, na elabora- são, mas frequentemente preteridas em
similar na mesma divisão, ampliando ção de estudos e planos, de médio e benefício das tarefas de gestão corrente
a dimensão relacional da informação; longo prazos, relevantes para o futuro na área da administração dos recursos.
– D efinir os responsáveis pelos proces- da Marinha, apoiados no tratamento Para além disso, o reforço da cultura de
sos internos de cada área técnica das da informação institucional. trabalho em equipa permitiu eliminar al-
divisões, incumbindo-os de coorde- e) Relação entre a melhoria dos fluxos gumas das sobreposições residuais de
nar as actividades e a respectiva in- de informação e a adequação das es- tarefas que ainda existiam e, consequen-
formação; truturas temente, facultar um desempenho mais
– A doptar procedimentos claros e ri- – V alorizar a posição dos oficiais nos eficiente e eficaz do EMA como um todo.
gorosos de difusão da informação seus cargos, disponibilizando a infor-
relativa à execução, ao controlo e à mação adequada para lhes aumentar Esta reforma gerou, no entanto, alguns
revisão periód ica de processos, ob- a capacidade de decisão; desafios que importa ter presente. Em
jectivos e metas, tendo em vista eli- – A proveitar as competências técnicas primeiro lugar e como estava previsto,
minar o supérfluo e reforçar o que for específicas e outros activos intangíveis tornou mais exigente a selecção e a pre-
estratégico; associados à informação e ao conhe- paração dos oficiais para servir no EMA,
– Incentivar as reuniões de coordena- cimento dos oficiais, como contributo nomeadamente ao nível das suas ca-
ção internas e interdepartamentais, para os processos a cargo das divisões pacidades de estudo, concepção e pla-
como forma de disseminação e de do EMA, independentemente da colo- neamento. Em segundo lugar, é ainda
nivelamento da informação pelos vá- cação do oficial na estrutura orgânica; necessário desenvolver um esforço su-
rios escalões; – P romover a modernização, a inova- plementar para uma clara definição do
– Usar a informação ção e a melhoria das prática de gestão
para suportar o pro- e de recurso às tecnologias de infor- conteúdo funcional da
cesso de melhoria mação, tendo em vista incrementar actividade de coorde-
contínua, procuran- permanentemente a eficiência estru- nação das áreas de tra-
do constituir uma tural da organizacão; balho, bem como das
referência institu- – C riar novos canais de partilha da in- responsabilidades por
cional. formação, promovendo a credibilida- determinados proces-
de interna e externa do EMA. sos técnicos.
b) R elação entre a cla- Tendo definido os quatro tipos de ob-
rificação das fun- jectivos da estratégia de reorganização Esta reorganização,
ções do EMA e o do EMA e as correspondentes linhas de feita com a determina-
alinhamento dos acção, foi depois elaborado, com asses- ção que todas as gran-
factores de moti- soria externa, o plano de reorganização des reformas exigem,
vação sintetizado nos dois artigos publicados na trouxe ao EMA uma
– Seleccionar oficiais Revista da Armada e acima mencionados. dinâmica acrescida,
com as capacida- Os detalhes desse plano foram reitera- cujos resultados só se-
des adequadas ao damente discutidos por todos os oficiais rão plenamente men-
estudo, concepção do EMA, de forma a serem submetidos suráveis a médio e lon-
e planeamento dos à aprovação do ALM CEMA/AMN, de- go prazos. Contudo,
meios, da organiza- pois de ouvido o Conselho do Almiran- passado que foi o pe-
ção e das actividades; tado. Entre Janeiro de 2009 e Dezembro ríodo probatório, pode
– Incorporar, nas funções dos oficiais, de 2011, o EMA esteve convictamente afirmar-se com alguma
a frequência de acções de forma- empenhado na boa execução desse pla- segurança que o EMA se encontra agora
ção tendentes a conferir-lhes valên- no que, além de ter proporcionado uma melhor preparado para responder, com
cias e conhecimentos acrescidos, no redução de 21% dos efectivos, permitiu, acrescido rigor e superior exigência, aos
quadro de um processo contínuo de através de uma redefinição funcional dos desafios com que a Marinha se depara no
aprendizagem; quadro da definição da política naval e da
– Difundir e cultivar os princípios éti- doutrina naval, bem como da formulação
cos e deontológicos do rigor, da im- e operacionalização do planeamento es-
parcialidade, da eficiência, da ética tratégico, que são as principais tarefas de
e da inovação, que devem pautar a todo o estado-maior deste nível.
conduta de quem serve no EMA; Como nota final importa realçar que
– Conferir acrescidas responsabilida- a estratégia de reorganização do EMA e
des aos oficiais, nos processos de o plano dela decorrente, incentivaram o
apoio à tomada de decisão do ALM desenvolvimento de uma nova cultura
CEMA/AMN; organizacional e de um reforçado em-
– Adequar as instalações e as condi- penhamento dos oficiais. Foi um desafio
ções de trabalho às exigências das complexo, cujo sucesso está intimamen-
funções. te ligado ao comprometimento do ALM
CEMA/AMN e do Conselho do Almiranta-
c) R elação entre a melhoria dos fluxos do, à criação de uma equipa de trabalho
de informação e do alinhamento dos interdisciplinar que dinamizou a transfor-
factores de motivação mação, ao estabelecimento de um plano
– Desenvolver as dinâmicas próprias de comunicação interna, que motivou e
das equipas multifuncionais coesas, esclareceu, e ao envolvimento de todos
constituídas por pessoal de diferentes os oficiais no processo de mudança.
divisões do EMA e, quando necessá-
rio, de outros sectores, apoiadas na
António Silva Ribeiro
CALM
REVISTA DA ARMADA • MAIO 2012 7