Page 12 - Revista da Armada
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ESCOLA NAVAL

                                  PRÉMIOS CHALLENGER
                ANO DESPORTIVO 2011/2012 NA ESCOLA NAVAL
Aactividade física e desportiva é uma
       componente essencial para a promoção               As provas tiveram início às 23 horas do dia 20              Salvamento Urbano, Navegação, Armamen-
       da saúde e bem-estar fisiológico e psico-          de abril e foram realizadas continuamente até às            to e Tiro, Mergulho, Suporte Básico de Vida e
                                                          15 horas 30 minutos do dia seguinte.                        Trauma e Manobras de Cordas. Para tal, a orga-
lógico. Nessa ótica, são promovidos junto dos A primeira etapa da prova teve como objeti- nização contou com a colaboração de forma-
alunos e da guarnição da Escola Naval diversos vo o “Aprontamento para a Missão” face a um dores da Escola Naval e de outras Unidades da
eventos de natureza lúdico-competitiva e de                                                                           Marinha.
manutenção.                                                                                                           Após formação específica de atuação nesta
                                                  MODALIDADE N.º DE ATLETAS COMPETIÇÕES 2011/12

 A Escola Naval teve no ano desportivo de                          14  Campeonato regional Universitário,             vertente, foi elaborado o plano de ação, no
2011-2012 treze secções ativas, e participou Andebol                   Campeonato Inter-EMES,                         qual se destacou a destreza, o esforço físico
em diversas atividades desportivas competi-                            Competições da Marinha e Torneio Inter-cursos  e mental das equipas. O plano de ação com-
tivas, individuais e coletivas, de âmbito civil,                                                                      preendeu fatores inerentes à colaboração em
universitário, Inter Estabelecimentos Milita-     Basquetebol      17  Campeonato regional Universitário,             funções de proteção civil, ações de preven-
res do Ensino Superior (Inter-EMES), e nos        Futebol 7            Campeonato Inter-EMES,
                                                                       Competições da Marinha e Torneio Inter-cursos

                                                                   15 Competições da Marinha                          ção e auxílio, ações de busca e salvamento,

campeonatos da Marinha, do Comando do             Futsal           19  Campeonato regional Universitário,             entre outros.
Corpo de Fuzileiros e internos à Escola Naval                          Campeonato Inter-EMES,                          Posto isto, a segunda etapa da “Assistên-
                                                                       Competições da Marinha e Torneio Inter-cursos

(Intercursos).                                    Futsal feminino  14 CampeonatoInter-EMES,CompetiçõesdaMarinha cia Humanitária” compreendeu a opera-
 Em maior número e com um empenho                                                                                     cionalização do plano de ação definido
mais intensivo, as equipas constituídas pelos Voleibol             19  Campeonato regional Universitário,             por cada ano.
cadetes são as que merecem maior destaque,                             Campeonato Inter-EMES,
                                                                       Competições da Marinha e Torneio Inter-cursos   A terceira e última etapa compreendeu três

e o seu desempenho desportivo foi assinalá- Voleibol feminino      14  sub-etapas:Campeonato regional Universitário, Campeonato
vel. Os treinadores e os atletas das diversas
secções desportivas treinam três vezes por                             Inter-EMES, Competições da Marinha
                                                                                                                       A “Ronda ao Navio”, que constou de uma
                                                  Atletismo        16  Competições da Marinha e Torneio Inter-cursos  estafeta de orientação no NRP D. Francisco

semana, em horário pós-laboral, e com este Judo                        Campeonato nacional Universitário, Campeo-
                                                                       nato Inter-EMES, Competições da Marinha/CCF
compromisso e dedicação têm-se obtido                              de Almeida;16
                                                                                                                       A “Faina Geral”, que decorreu nos NRP
bons resultados desportivos.                      Natação          19  Competições de âmbito civil, Campeonato        D. Carlos I e Sagres e no Centro de Educa-
                                                                       Inter-EMES, Competições da Marinha/CCF         ção Física da Armada, com a realização de
Este foi também um ano desportivo marca-                               e Torneio Inter-cursos

do pela realização na Base Naval de Lisboa        Orientação       11  Competições de âmbito civil, Competições da    percursos de orientação e transposição de
da 4ª Jornada do Inter-EMES, com uma prova        / Ecoaventura        Marinha/CCF e Torneio Inter-cursos
de caráter outdoor – Challenger, organizada       Tiro                                                                obstáculos;
                                                                   6   Campeonato Inter-EMES, Competições da Mari-     A “Busca e Salvamento”, que compreen-
                                                                       nha/CCF e Torneio Inter-cursos

pela Escola Naval, que merece especial des- Vela/Remo              11 Competições de âmbito civil                     deu uma estafeta de orientação aquática em
taque neste artigo.                                                                                                   canoagem.
O Inter-EMES consiste no intercâmbio des-                                                                             Cada EMES inscreveu dezasseis cadetes,
portivo entre alunos da Escola Naval (EN),                                                                            quatro por ano, sendo um do género femini-
Academia Militar (AM), Academia da Força                                                                              no. Os cadetes inscritos foram divididos por
Aérea (AFA) e do Instituto Superior de Ciên-                                                                          dezasseis equipas, quatro por ano e com um
cias Policiais e Segurança Interna (ISCPSI).                                                                          elemento de cada EMES, sendo um do géne-
Este desafio tem como objetivo estreitar os                                                                           ro feminino. No total das atividades estiveram
laços de amizade e camaradagem entre os                                                                               presentes sessenta e quatro cadetes e dois As-
futuros oficiais dos três ramos das Forças Ar-                                                                        pirantes Franceses convidados pela AFA.
madas, da Guarda Nacional Republicana e                                                                               No final da prova os cadetes preencheram
da Polícia de Segurança Pública.                                                                                      um questionário de satisfação adaptado a
Mais do que um intercâmbio desportivo,                                                                                cada etapa, com resultados bastante positi-
o Challenger é uma competição onde alu-                                                                               vos, como se pode verificar no gráfico com a
nos do mesmo ano, mas de diferentes aca-                                                                              avaliação da prova pelas diversas academias.
demias, se juntam em equipas e competem                                                                               Esta foi uma prova de elevada exigência re-
entre si. Esta competição compreende um                                                                               fletida na avaliação feita pelos participantes.
desafio à capacidade de atuação de equipas                                                                            A componente conflito/stress é a que regista
operacionalmente heterogéneas e por isso,                                                                             os valores mais baixos pois a complexidade
ricas em conhecimento.                                                                                                da prova e o ambiente diferente daquele a
O Challenger foi constituído por três eta-                                                                            que as academias, exceto a Escola Naval,
pas com base na vertente física, aliando as                                                                           estão habituados, trouxe novos e complexos
dimensões motora e cognitiva, associadas                                                                              desafios.
à fadiga e a um estado de stress constantes.                                                                          Os valores da apreciação global, por seu
Esta prova foi construída e idealizada tendo                                                                          lado, refletem a importância que foi con-
por base a vertente náutica demonstrativa da                                                                          ferida pela EN a esta prova e transmitem a
realidade da Marinha, distinguindo também os cenário de catástrofe, nomeadamente um sismo satisfação sentida, que se deveu ao espírito de
valores inerentes à vida militar, tais como a dis- de magnitude 6.0 na escala de Richter sentido camaradagem que acompanhou todo o evento
ciplina, o rigor, a capacidade de comunicação e na Base Naval de Lisboa. Para o devido apron- e que criou laços de amizade duradouros.
liderança, as capacidades volitivas, como o es- tamento, os cadetes frequentaram formações
pírito de sacrifício e a capacidade de superação. específicas nas áreas da Marinharia, Busca e                                   Colaboração da ESCOLA NAVAL

12 FEVEREIRO 2013 • REVISTA DA ARMADA
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