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ALMIRANTE SOUTO CRUZ
EXEMPLO DE CARÁCTER, COMPETÊNCIA E DEDICAÇÃO
Em 23 de Junho de 1917 nasce em Lis-
boa Augusto Souto Silva Cruz, que após perito na matéria. Assim, desde Abril de 1948 Em Junho de 1951, com a sua nomeação
ter frequentado o Curso de Preparatórios até Março de 1950, na cidade suíça de Gene- para Capitão do Porto de Vila do Porto e Di-
bra e no âmbito da União Internacional de Te- rector da Estação Radionaval de Santa-Maria,
Militares na Faculdade de Ciências é alista- lecomunicações, participa em várias reuniões cessa a segunda fase da sua carreira, isto é, o
do na Armada em 1935 como aspirante de internacionais. Destacam-se as de delegado período referente à Aviação Naval. A sua liga-
Marinha, pertencendo ao último curso que ção às Rádio-Comunicações, área em que o
frequentou a antiga Escola Naval, situada na seu prestígio nacional e internacional é ampla-
Ribeira das Naus. mente reconhecido, foi interrompida.
Promovido a guarda-marinha, em Setembro Quando termina a sua comissão nos Açores,
de 38, efectua a viagem de fim de curso no avi- em Setembro de 1952, é louvado pelo Direc-
so Pedro Nunes a bordo do qual faz o périplo tor Geral da Marinha pelo superior critério,
de África, de Leste para Oeste, visitando portos grande competência e dedicação com que
de Moçambique, Angola, S. Tomé, Guiné e soube exercer aquele cargo. É o seu primeiro
Cabo Verde. Com a chegada a Lisboa, em Mar- louvor individual dos muitos que lhe hão-de
ço de 1939,termina a sua formação básica. seguir ao longo dos anos. Passa aos Serviços
Embarca então no aviso Gonçalo Velho como de Marinha Privativos de Moçambique, por
oficial da guarnição. É o início de uma brilhante ser nomeado Capitão do Porto do Chinde e
carreira naval. O navio, além de ter efectuado em acumulação Comandante da canhoneira
missões no Continente e nos Açores, de Março Tete, lancha de fiscalização pequena que na-
de 1940 a Agosto do ano seguinte está em co- vega nos rios Zambeze e Chire em apoio das
missão no Extremo-Oriente, tendo-se mantido populações ribeirinhas. Também é de curta
em Macau durante nove meses e mês e meio duração a sua comissão pois finda em Setem-
em Timor, regressando a Lisboa, com escalas bro do ano seguinte. Na ocasião, o Gover-
em Moçambique, Angola e Guiné. nador da Zambézia louva-o pelo zelo, com-
Em Novembro de 1941, o 2º Tenente Souto petência e dedicação como exerceu as suas
Cruz, promovido em Maio de 1940, destaca funções e o Chefe do Departamento Marítimo
para a Escola da Aviação Naval Almirante de Moçambique pela muita dedicação, notá-
Gago Coutinho, em S. Jacinto. Começa o pe- vel competência e espírito de iniciativa.
ríodo, que durará cerca de 10 anos, de serviço Após as comissões em terra nos Açores e em
na Aviação Naval. Em Julho de 1942 é qua- Augusto Souto Cruz. Moçambique, em Novembro de 1953 assume
lificado como Observador Aeronáutico e em Aspirante do 1º ano da Escola Naval. o cargo de oficial imediato do aviso Pedro Nu-
Maio do ano seguinte fica habilitado com o do Ministério da Marinha à Comissão Provisó- nes, já seu conhecido quando da viagem de
Curso de Aperfeiçoamento em Rádio-Telegra- ria de Frequências e de delegado de Portugal guarda-marinha. O navio larga de Lisboa em
fia e Comunicações, que tinha frequentado na às Conferências Internacionais Administrativas Janeiro de 1954, em missão de soberania para
Escola de Mecânicos, em Vila Franca de Xira, de Rádio-Comunicações Aeronáuticas e Es- o Extremo-Oriente. A situação na Índia com-
no ano lectivo de 1942/43. Os conhecimen- pecial de Rádio-Comunicações do Atlântico- plica-se. É o ano de ocupação dos territórios
tos de Comunicações, que de Dadrá e Nagar-Aveli,
influenciarão grande parte no distrito de Damão, por
da sua vida profissional, forças da União Indiana e
aliados aos do âmbito da por esse facto urge reforçar
Aeronáutica, levam à sua o nosso dispositivo naval.
nomeação, a partir de O Pedro Nunes, a partir
Agosto de 1943, de Instru- de Março e com base em
tor de Comunicações Ae- Mormugão, sai para o mar
ronáuticas na Escola de S. com frequência, para pa-
Jacinto, cargo que irá exer- trulha das águas da então
cer durante quatro anos. Índia Portuguesa. Em Maio
Em 1947, a Inglater- é promovido a oficial su-
ra cede a Portugal seis perior. O navio segue em
bimotores “Oxford II“, Dezembro para Macau,
avião trilugar para treino tendo na ocasião o seu co-
de pilotagem e navega- mandante louvado o Ca-
ção para plurimotores. pitão-tenente Souto Cruz,
Faz parte das tripulações não só pelas excepcionais
encarregadas de trazer, e demonstradas qualidades
pelo ar, os aparelhos para 2º Tenente Souto Cruz integrado nas tripulações dos aviões “Oxford II” , em 1947. de organização, carácter,
Lisboa. A viagem decorre sem novidade, em -Norte (LORAN) e as de Rádio-Comunicações lealdade e bom senso aliadas a muita compe-
Agosto desse ano, com escalas em Bordéus da Região 1 (Europa e África) e da Região 3 tência, como também pelo esforço dispendi-
e Madrid. (Ásia e Oceânia). do durante a comissão.
O 1º Tenente Souto Cruz, promovido a este Passa em Outubro a prestar serviço no Cen- Desembarca em Macau em Maio de 1955,
posto em Fevereiro de 1948, aprofunda ao tro de Aviação Naval de Lisboa e em Dezem- terminando assim a terceira fase da sua carrei-
longo dos anos o seu saber em Comunica- bro de 1950 assume o cargo de Secretário da ra, durante a qual teve a oportunidade de co-
ções, começando então a ser considerado um Comissão Técnica de Aeronáutica Naval. nhecer os territórios do Estado da Índia, fican-
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