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REVISTA DA ARMADA | 489
ESCOLA NAVAL
Nos passados dias 5 a 7 de maio, realizou-se, na Escola Naval, tacar ainda as apresentações sobre os projectos de investigação e
a 19ª Conferência de Comandantes das Escolas Navais Euro- desenvolvimento do Centro de Investigação Naval e uma apresen-
peias (www.eunaweb.eu). Estas conferências têm uma periodici- tação sobre as Jornadas do Mar 2014 a ocorrer na Escola Naval, em
dade bienal, tendo-se realizado em Portugal, pela última vez, no novembro, com o tema “Mar: Uma onda de progresso”.
ano de 1998 (historial das conferências no quadro abaixo).
Durante o período do evento, decorreu também um pequeno
Nestas conferências têm participado as Escolas Navais dos se- programa social que procurou dar aos participantes uma panorâ-
guintes países europeus: Alemanha, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, mica dos aspetos culturais mais relevantes do nosso país.
Espanha, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Irlanda, Itália, Norue-
ga, Polónia, Portugal, Reino Unido, Roménia, Suécia e Turquia. De A próxima Conferência de Comandantes está prevista para o ano
salientar, a participação da Escola Naval dos Estados Unidos da de 2016, nos Estados Unidos da América, e será precedida de uma
América, que tem tomado parte nesta atividade desde a sua pri- pré-conferência a realizar no Reino Unido em 2015.
meira edição, tendo-se já tornado uma tradição a sua colabora-
ção. Mais recentemente tem contado ainda com a participação do
European Security and Defence College para divulgação e envolvi-
mento das Escolas Navais Europeias na Iniciativa Europeia Exchan-
ge of Young Officers, inspirada no Erasmus (www.emilyo.eu).
A realização destas conferências é fundamental para permitir
a mútua compreensão dos diversos modelos de formação dos
futuros oficiais, utilizados pelas Escolas Navais participantes. Os
diferentes modelos existentes, quer sejam através de ensino uni-
versitário com atribuição de grau académico pelas próprias Es-
colas Navais ou por acordos bilaterais com outras universidades,
quer sejam através de ensino não universitário sem atribuição
de grau académico, partilham soluções semelhantes para garan-
tir a formação militar-naval, consubstanciada na formação e no
treino nas áreas da navegação, da marinharia, da liderança e do
treino físico.
A conferência realizada na Escola Naval teve como tema “New
Ways of Cooperation in Training and Evaluation: Navigation,
Seamanship, Leadership and Physical Training” incidindo o deba-
te nos modelos de cooperação, formatos de treino e critérios de
avaliação por forma a elevar os atuais padrões de qualidade exigi-
dos pelas diversas esquadras, incluindo a realização de atividades
em ambiente simulado, no contexto do ambiente global de fortes
restrições económicas que assolam as Marinhas Europeias. A des-
1º ENCONTRO DO "SYSTEMS CONCEPTS AND INTEGRATION
EXPLORATORY TEAM 012"
Realizou-se na Escola Naval, nos dias 8 e 9 de julho, o 1º Encontro
do “Systems Concepts and Integration (SCI) – Exploratory Team
(ET) – 012, Affordable Robotics for Military Operations”. Este gru-
po de trabalho, NATO SCI-ET-012, destina-se a estudar as principais
causas dos elevados custos dos sistemas robóticos militares quando
comparados com soluções civis de baixo custo. Para além da partici-
pação nacional, da Marinha – Centro de Investigação Naval (CINAV),
Exército – Centro de Investigação da Academia Militar (CINAMIL),
Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores (INESC) e Fa-
culdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), este even-
to contou com participantes dos Estados Unidos da América (Office
of Naval Research), da Alemanha (Instituto Fraunhofer e Exército –
Military Engineering Centre of Excellence), da Estónia (Ministério da
Defesa – Research Laboratory for Proactive Technologies). Participa-
ram, ainda, via teleconferência, um representante do Centro NATO
– Centre for Maritime Research and Experimentation (CMRE), repre-
sentantes da Bélgica e representantes da França.
16 OUTUBRO 2014