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as ações de treino previstas para o recomeço da sua ativida- REVISTA DA ARMADA | 489
de operacional. Contudo, continuou a existir a necessidade de
manter os padrões de proficiência atingidos no treino e reforçar OUTUBRO 2014 15
o adestramento da guarnição na área de marinharia e manobra
do navio à vela. Tendo presente os reduzidos períodos de na-
vegação, foi neste sentido que esta viagem foi planeada, com
tiradas suficientemente longas e médias de velocidades reduzi-
das para que, mesmo com mareações mais “fechadas” ao ven-
to predominante, fosse possível privilegiar a navegação à vela e
potenciar a manobra do navio.
A taxa de navegação à vela neste período de operação ron-
dou os 77%, permitindo a realização de diversas fainas gerais
de mastros e fainas de quarto para manobras de mareação, rea-
lização de manobras de “virar por d’avante” e “virar em roda”.
Foi ainda possível reforçar as capacidades de formação mari-
nheira e militar do navio com exercícios de homem ao mar, li-
mitação de avarias, tiro e pirotécnicos, utilizando por diversas
vezes a baleeira para instrução à vela e a remos e os ainda exis-
tentes a bordo paus de surriola para atracação das embarca-
ções miúdas, envolvendo assim a guarnição e os cadetes, no
sentido de maximizar as oportunidades de treino.
CONVIDADOS ESTRANGEIROS
Como vem sendo hábito, foram convidadas diversas Marinhas
estrangeiras amigas para o embarque da Viagem de Instrução do
2º ano. Dos 20 convites enviados, 11 obtiveram resposta positiva
e estiveram presentes este ano cadetes das Marinhas de Angola,
Alemanha, Brasil, Canadá, China, Marrocos, México, Polónia, Tu-
nísia, Turquia e Estados Unidos da América. Este embarque pro-
porcionou aos cadetes embarcados uma oportunidade relevante
de partilha de conhecimentos e cultura das organizações militares
estrangeiras que certamente contribuíram para o enriquecimento
da formação dos futuros oficiais da nossa Marinha.
“For me the chance to meet people from so many different
navies, to discuss the training and to see how Portugal trains
their future navy leaders was a great experience. As a German
cadet I already sailed on the sister ship SSS GORCH FOCK and
because I had a great me there I did not have to think twice
about going to NRP Sagres when I was asked.”
Benjamin Hech Sergeant Office Cadet
Cadete da Marinha Alemã embarcado na VI 2º ano 2014
DADOS ESTATÍSTICOS VI 2º ANO VI 1º ANO
Horas de missão 888 264
Dias de missão 38 12
Horas de navegação 670 204
Taxa de navegação 75% 77%
Taxa de navegação à vela 76%* 77%*
Milhas percorridas 3056 760
Velocidade média 4,6 4,0
Portos visitados Las Palmas, P. Delgada, PAN Portimão
Angra do Heroísmo e Tróia
Número de dias atracado 11 4 (60h)
* Relativo ao total de navegação efetuado.
Colaboração do COMANDO DO NRP SAGRES