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REVISTA DA ARMADA | 510

fundezas, a ameaça submarina aguardava        disponibilizados pelo FOST para treino na   lado. Contudo, para os grupos de serviço,
pacientemente pela sua oportunidade de        área da Marinharia, combate a sinistros e   os fins de semana não eram nada fáceis,
atacar a força. Começava assim o trânsito     abordagem a navios.                         sendo necessário manter permanente-
multi-ameaça.                                                                             mente o navio apresentável com os mais
                                                O período atracado também é apro-         elevados padrões para o Sunday Walk
  Convém referir que antes, pelas 07h30,      veitado para treinar os grupos de serviço   Around, visita de um avaliador do FOST
um pequeno catamaran encostava a esti-        no combate a sinistros, com exercícios de   geralmente não anunciada.
bordo, entrando a bordo 47 militares do       combate a incêndios de complexidade
Flag Officer Sea Training, liderados pelo     gradual, tendo o navio alcançado o nível    AS FASES DE MAR
Captain RN David Dominy (Captain South2)      satisfatório logo no primeiro exercício de
no papel de inspetor. Era este o dia da Ins-  incêndio em espaço de máquinas para o         Seguidamente à semana de terra são
peção Final, após um longo período de trei-   grupo de serviço, o vulgo HF4, exercício    esperadas cinco semanas de mar, com ro-
no operacional iniciado ainda em Lisboa.      de maior complexidade e dificuldade que     tinas muito similares, quebradas por exer-
                                              um grupo reduzido de pessoal pode en-       cícios pontuais de grande complexidade,
O INÍCIO                                      frentar.                                    geralmente apenas realizados uma vez,
                                                                                          incluindo alguns exercícios com o navio
  Dia 4 de abril, o navio larga do cais nº2     A quarta-feira, dia 13, iniciou-se cedo   atracado.
da Base Naval de Lisboa, rumo a Plymou-       quando um pouco antes das 06h00, uma
th, no sul de Inglaterra. Durante o trân-     equipa de Royal Marines, avaliadores do       A rotina começava logo ao domingo
sito continuaram os preparativos para as      FOST, entrava à prancha com um embru-       com toda a guarnição, logo depois do al-
ações de treino seguintes, com o objetivo     lho “nada suspeito”. Fazia parte do simu-   moço, a efetuar os preparativos necessá-
de estar tudo pronto, a tempo e horas, e      lacro de ameaça de bomba com a parti-       rios para a semana seguinte.
o pessoal devidamente instruído da tarefa     cipação de toda a guarnição. Às 06h00
que iria executar. Estes foram os pontos      foi recebido o alerta e em 14 minutos já      Às segundas, os navios efetuam uma
fortes assinalados em praticamente to-        a “bomba” havia sido localizada. A robus-   série curta de defesa antiaérea durante
das as aferições dos avaliadores do FOST,     ta organização de bordo permitiu tomar      a manhã, como aquecimento para o res-
que caracterizavam a nossa guarnição: os      atempadamente todas as ações necessá-       to da semana. Eram também efetuados
preparativos, a atitude e a vontade em        rias e às 07h00 o exercício era dado como   alguns exercícios na área da Marinharia,
aprender.                                     terminado. O navio foi considerado capaz    incluindo manobras de emergência como
                                              de enfrentar este tipo de ameaças, atual-   homem ao mar e avaria no leme, e exer-
  O primeiro contacto com o FOST deu-se       mente muito presentes.                      cícios na área da mecânica e eletrotecnia.
no dia 8 de abril, dia seguinte à chegada do                                              Já próximo do arco noturno era efetuado
navio, durante a realização das reuniões        Na fase de terra, são incluídos os mere-  um exercício de interdição marítima, com
setoriais para coordenação do treino. Foi     cidos descansos de fim de semana, onde      um navio a interpretar o papel de navio
também nesse dia que o nosso Coman-           a guarnição aproveitou para conhecer ou     mercante com carga suspeita que preten-
dante prestou cumprimentos ao Captain         revisitar Plymouth, em todo o seu espec-    de furar a operação de embargo à Zona de
RN David Dominy (Captain South). Foi dei-     tro, e os seus arredores. Foi também or-    Exclusão acompanhado de uma unidade
xado assente que o objetivo da sua equi-      ganizada uma excursão para a guarnição      naval inimiga.
pa, o FOST staff, era aumentar o potencial    a Londres, muito apreciada por todos os
de combate do navio, tornando-o mais rá-      participantes, que facilmente se esquece-     Terças-feiras, as manhãs eram preenchi-
pido, preciso e letal que o inimigo, pronto   ram das 5 horas de autocarro para cada      das com diversos tipos de exercícios, tan-
para realizar qualquer tarefa que o Estado
Português determine.

  No dia 11 abril iniciou-se assim o nosso
treino nas terras de sua majestade com
a realização do Material Assessment and
Safety Check, onde são testados todos os
equipamentos e procedimentos de segu-
rança, determinando se o navio está em
condições de segurança para prosseguir o
treino. Considerado o navio pronto e se-
guro, com apenas alguns pormenores que
teriam de ser resolvidos, o navio avançou
para a fase seguinte.

A FASE DE TERRA

  Esta primeira semana, excetuando o dia
do MASC, é com o navio atracado, reali-
zando-se diversas instruções e exercícios
preparatórios para as fases de mar. Foram
para isso utilizados diversos simuladores

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