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REVISTA DA ARMADA | 527


                                 SISTEMA/SINAL                                  IMPACTO DA MISTIFICAÇÃO
                     •  Concebido para u  lização civil, com uma precisão-padrão espectável
                      de 5-10 metros;
                     •  O plano de modernização do sinal não-encriptado do GPS (deverá   •  Extremamente vulnerável, dada a natureza não-encriptada do sinal
          GPS–código C/A
                      terminar em 2030) prevê a inclusão de mais três sinais, de modo   bem como a sua baixa potência junto ao equipamento recetor.
                      a robustecer a precisão do sistema mantendo, ainda assim, a
                      vulnerabilidade à mis  fi cação.
                     •  Concebido para u  lização militar, com uma precisão-padrão   •  Moderadamente vulnerável, dada a natureza encriptada do sinal
                      espectável de 2-9 metros;                     que impossibilita o seu processamento e análise pelo equipamento
          GPS–código P  •  O plano de modernização do sinal encriptado do GPS prevê a   mis  fi cador. Assumindo que o elemento mis  fi cador desconhece o
                      inclusão de mais um sinal (denominado código M), pretendendo   código de desencriptação do sinal, apenas poderá levar a cabo a sua
                      incrementar a resistência ao empastelamento e à mis  fi cação.  ação replicando o sinal intercetado.
                     •  Diff eren  al GPS foi concebido para melhorar a precisão ob  da pelos
          DGPS        equipamentos GPS a bordo, fornecendo-lhes correções a par  r de   •  Extremamente vulnerável, dado que o seu modo de funcionamento
                      estações em terra.                            par  lha das mesmas vulnerabilidades que o código C/A do GPS.

                     •  European Geosta  onary Naviga  on Overlay Service foi concebido   •  Extremamente vulnerável, dado que o seu modo de funcionamento
                      para melhorar a integridade e precisão (até 3 metros) ob  da pelos
          GPS–EGNOS                                                 par  lha das mesmas vulnerabilidades que o código C/A do GPS
                      equipamentos GPS a bordo fornecendo-lhes correções a par  r de   (par  lhando, inclusivamente, uma das suas frequências de trabalho).
                      três satélites que cons  tuem a componente espacial do EGNOS.
                     •  Sistema de posicionamento por satélite europeu, concebido para   •  Não obstante carecer dos respe  vos testes após o sistema se
                      ser interoperável com outros sistemas tais como GPS ou GLONASS   encontrar a operar em pleno, prevê-se que o Galileo apresente
          Galileo     (prevendo-se que esteja a operar em pleno a par  r de 2020);  capacidades de resistência à mis  fi cação sem precedentes, tendo
                     •  Fornecerá cinco   pos de serviço de posicionamento geográfi co com   inclusivamente sido concebido para ser operado por organizações
                      diferentes níveis de precisão espacial e resistência à mis  fi cação.  crí  cas, i.e. forças de segurança, redes de transportes, etc.
                     •  Sistema de posicionamento, concebido a par  r do Loran C, que
                      opera através da transmissão de sinais de frequência extremamente
                      baixa a par  r de estações em terra;
          eLoran     •  Apesar da baixa precisão espacial espectável (~20 metros), o sistema   •  Pouco vulnerável, devido às caracterís  cas do sinal (frequência
                      eLoran tem sido recentemente testado nos E.U.A. e no Reino   extremamente baixa, elevados comprimento de onda e potência).
                      Unido no sen  do de ser edifi cado como um complemento viável e
                      resiliente ao GPS.
          Tabela 1 - Estudo compara  vo entre vários sistemas de posicionamento e a respe  va vulnerabilidade à mis  fi cação.
          gradualmente a potência do sinal (ainda) fi dedigno por si transmi-  do uso deste sistema), o seu real propósito está por apurar , e
                                                                                                             5
            do, de modo a assumir a exclusividade de fornecimento de sinal   é impossível determinar onde e quando irão ocorrer no futuro.
          GPS ao recetor a bordo;                              Assim, conclui-se que o incremento da resiliência das equipas
           – Instante T , ao introduzir progressivamente um sinal GPS   responsáveis pela condução da navegação no mar obrigará ao
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          erróneo em termos de posição geográfi ca,  de  sincronização   profundo conhecimento sobre os equipamentos GPS (e perifé-
          horária ou de ambos, o empastelador introduzirá igualmente   ricos) que operam nos respe  vos navios, de modo a que estes
          um erro posicional ao navio, cons  tuindo um sério risco na con-  tenham a informação exata e permanente do estado de funcio-
          dução da navegação.                                 namento e integridade deste sistema. A necessidade da sua cor-
           A vulnerabilidade do GPS ao empastelamento e à mis  fi ca-  reta confi guração ao nível da área geográfi ca onde navegam (e.g.
          ção  tem mo  vado vários estudos e projetos de inves  gação e   sistemas com correção diferencial), bem como da alarmís  ca
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          desenvolvimento tanto de caráter militar como não militar, cujos   associada à integridade do sinal recebido, con  nuará a ser funda-
          resultados são ainda inconclusivos. Apesar de exis  rem nos dias   mental mas não subs  tuirá a necessidade de considerar sistemas
          de hoje vários sistemas de posicionamento por satélite, estando   e métodos de navegação que se cons  tuam como redundância
          igualmente prevista a edifi cação futura de sistemas de posicio-  ao GPS e ao radioposicionamento, respe  vamente.
          namento cujo desempenho esperado supera os anteriores (cfr.
          Tabela 1), é facto que as ações de empastelamento e mis  fi ca-                                Assis Santa
          ção GPS mantêm uma tendência de imprevisibilidade. Não são                                        1TEN
          reivindicadas (apesar ser possível re  rar as devidas conclusões
          quanto aos interesses que poderão estar na origem na negação
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                                                               Dana Goward. (julho de 2017). Mass GPS spoofi ng a  ack in Black Sea? Ob  do em
                                                               novembro de 2017, de The Mari  me Execu  ve: h  ps://mari  me-execu  ve.com/
           Notas                                               editorials/mass-gps-spoofi ng-a  ack-in-black-sea
           1  Terminologia u  lizada na Marinha Mercante.
                                                               Daniel R. Coats (Director of Na  onal Intelligence). (maio de 2017). Worldwide Threat
           2   Cfr. U.S. Department of Transporta  on  Mari  me  Administra  on & U.S. Coast   Assessment of the U.S. Intelligence Community. Ob  do em novembro de 2017, de
            Guard, 2017.                                       Offi  ce of the Director of Na  onal  Intelligence:  h  ps://www.dni.gov/fi les/docu-
           3   Um equipamento empastelador, que poderá ser facilmente adquirido via inter-  ments/Newsroom/Tes  monies/SSCI%20Unclassifi ed%20SFR%20-%20Final.pdf
            net (cfr. Imagem 2), com uma potência de +33dBm tem a capacidade de negar   Mark L. Psiaki e Todd E. Humphreys. (abril de 2016). GNSS Spoofi ng and Detec-
            a u  lização do GPS até uma distância de várias centenas de metros ou mesmo     on. Ob  do em outubro de 2017, de University of Texas at Aus  n Radionaviga  on
            quilómetros.                                       Laboratory: h  ps://rnl.ae.utexas.edu/images/stories/fi les/papers/gnss_spoofi ng_
                                                               detec  on.pdf
           4   Facto recentemente reconhecido pelo Director of Na  onal Intelligence ao Senado
            dos E.U.A. [Daniel R. Coats (Director of Na  onal Intelligence), 2017], tendo este inclu-  Sardinha Monteiro. (novembro de 2015). Guerra Híbrida. Revista da Armada, pp. 4-5.
            sivamente referido os esforços realizados pela China e Federação Russa no desen-  U.S. Department of Transporta  on Mari  me Administra  on & U.S. Coast Guard.
            volvimento tecnológico na área da exploração/negação do espetro eletromagné  co.
                                                               (22 de junho de 2017). GPS Interference – Black Sea. Ob  do em setembro de 2017,
             Podendo, assim, ser enquadrada como uma ameaça híbrida (cfr. Sardinha Mon-  de United States Department of Transporta  on – Mari  me Administra  on: h  ps://
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            teiro, 2015).                                      www.marad.dot.gov/msci/alert/2017/2017-005a-gps-interference-black-sea/
                                                                                                   MARÇO 2018  15
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