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REVISTA DA ARMADA | 528



          COMBATE À POLUIÇÃO DO MAR



          EXERCÍCIO ATLANTIC POLEX.PT 2017



                                                              Ɵ dão operacional dos órgãos locais, regionais e centrais
          O PLANO MAR LIMPO
                                                              da AMN, como agentes de Proteção Civil nas suas áreas
            Resolução do Conselho de Ministros nº 25/93, de 15 de abril,   jurisdicionais, bem como a arƟ culação quer com outros
         A  aprovou o “Plano de Emergência para o Combate à Poluição   agentes e organismos de Proteção Civil, quer com os res-
          das Águas Marinhas, Portos, Estuários e Trechos Navegáveis dos   tantes ramos das Forças Armadas.
          Rios, por Hidrocarbonetos e Outras Substâncias Perigosas”, abre-  Inserido neste âmbito, realizou-se o exercício ATLANTIC
          viadamente designado por Plano Mar Limpo (PML). Este Plano de   POLEX.PT 2017 nos dias 18 e 19 de outubro em Vila Real
          ConƟ ngência Nacional estabelece quatro níveis de atuação (do 4º   de Santo António. Com uma elevada diversidade de cená-
          para o 1º grau), que serão aƟ vados sucessivamente de acordo com   rios (off shore, praia, área portuária e marina) e mulƟ plici-
          a crescente gravidade e impacte do incidente de poluição do mar ou   dade de aƟ vidades desenvolvidas, quer ao nível tecnoló-
          da sua evolução, bem como a existência de cinco bases logísƟ cas dis-  gico e cienơ fi co (modelação de deriva, voo com drones,
          tribuídas pelo país: Norte (Leixões), Centro (Lisboa), Sul (PorƟ mão),   etc.), quer ao nível do socorro de mamíferos ou de eva-
          Açores (Ponta Delgada) e Madeira (Caniçal), exisƟ ndo ainda uma   cuação de feridos. Este exercício contou com a parƟ cipa-
          Base LogísƟ ca Nacional situada em Troia.           ção de mais de 20 organismos associados, entre os quais
           Nestas bases logísƟ cas existem diversos meios materiais para   a Sociedade de Salvamento e Segurança MaríƟ ma (congé-
          fazer face a incidentes de poluição do mar, incluindo equipa-  nere espanhola), a Marinha Real Marroquina e a EMSA.
          mentos específi cos para uƟ lização em mar aberto, em estuários/  A escolha de Vila Real de Santo António prendeu-se
          rios e na costa. Os principais equipamentos uƟ lizados para uma   com a necessidade de treinar o disposiƟ vo do sotavento
          intervenção desta natureza são as barreiras e os recuperadores   algarvio, considerando os fatores de risco das aƟ vidades
          que permitem fazer, respeƟ vamente, a contenção e recolha dos   operacionais que lhe estão agregadas decorrente do signi-
          poluentes. Existem ainda embarcações específi cas para a conten-  fi caƟ vo tráfego maríƟ mo naquela zona.
          ção/recuperação de hidrocarbonetos com capacidade de opera-  Este exercício integrou ainda, no seu programa, um
          ção em águas restritas.                             seminário realizado no dia 18 de outubro, no Centro Cul-
           No caso de um incidente de maiores proporções, Portugal poderá   tural António Aleixo, subordinado ao tema “A Preservação
          solicitar apoio internacional, que inclui navios em standby, subcon-  do Meio Marinho”, bem como duas ações de formação
          tratados por intermédio da Agência Europeia de Segurança Marí-  para mais de 40 elementos, entre os quais operadores
          Ɵ ma, EMSA (European Mari  me Safety Agency), equipamentos não   de administrações portuárias, agentes de proteção civil,
          disponíveis nas bases logísƟ cas e peritos. Estes navios, com aƟ vidade   funcionários das autarquias, Universidade do Algarve,
          comercial própria, quando solicitados por Portugal terão de regres-  elementos da Capitania de Vila Real de Santo António e
          sar ao seu porto base, embarcar equipamento e pessoal específi co   do Porto de Huelva e outras enƟ dades privadas.
          para o combate à poluição. Esta rede inclui atualmente 18 navios   No exercício ATLANTIC POLEX.PT 2017  simulou-se a con-
          sendo que os mais próximos se situam em Sines, Vigo e Algeciras.  tenção e recolha de fuelóleo, decorrente de um derrame
           Importa referir que, decorrente das suas responsabilidades para   devido a uma colisão entre dois navios, um cargueiro e
          dar resposta a incidentes locais nos Portos e Marinas, as diferentes   um petroleiro. Paralelamente, simulou-se outro incidente
          Administrações Portuárias devem estar preparadas com meios de   com um pesqueiro no porto de VRSA, do qual resulta o
          combate à poluição e pessoal habilitado para atuar nas suas áreas   derrame de gasóleo. Além dos derrames, e das conse-
          de jurisdição e de responsabilidade.                quentes operações de combate à poluição e do arroja-
                                                              mento de animais, foi necessário proceder também ao
                                                              salvamento de náufragos e evacuação de feridos.
          O SERVIÇO DO COMBATE À POLUIÇÃO
                                                               No exercício, foi simulado na ferramenta Common Emer-
          DO MAR (SCPM)
                                                              gency Communica  on and Informa  on  System (CECIS)
           O Serviço do Combate à Poluição do Mar (SCPM) é o organismo da   um pedido de apoio internacional aos restantes Estados
          Direção-Geral da Autoridade MaríƟ ma (DGAM) a quem compete,   Membros da EU, onde foram solicitados meios navais,
          nos espaços sob jurisdição da Autoridade MaríƟ ma Nacional (AMN),   equipamento de combate à poluição e imagens por saté-
          a direção técnica em matéria de combate à poluição do mar. Tem   lite da área afetada.
          por isso a missão de estabelecer os procedimentos de natureza téc-  EsƟ veram diretamente envolvidas cerca de 300 pessoas, 100
          nica relaƟ vos à vigilância e combate à poluição do mar, bem como   observadores, as Lanchas de Fiscalização Rápidas  Oríon e  Cas-
          coordenar e dirigir operações desenvolvidas neste âmbito.  siopeia da Marinha Portuguesa, um avião C295M da Força Aérea
                                                              Portuguesa, um navio Patrulha da Marinha Real Marroquina, um
                                                              navio da rede de navios de resposta a incidentes de poluição pro-
          O EXERCÍCIO: ATLANTIC POLEX.PT 2017
                                                              tocolados pela EMSA, um navio de combate à poluição da Socie-
           Desde 1999 que o PML tem vindo a ser testado na sua vertente   dade de Salvamento e Segurança MaríƟ ma Espanhola, dois rebo-
          operacional, através da realização, numa base anual, de exercícios   cadores das empresas Svitzer e Rebonave e dois veículos aéreos
          de simulação de combate a derrames de hidrocarbonetos no con-  não tripulados do grupo TEKEVER. O exercício contou ainda com
          Ɵ nente e ilhas. Os exercícios têm por objeƟ vo testar e exercitar   várias embarcações de apoio, viaturas de ação logísƟ ca e equipa-
          procedimentos que contribuam para o garante do estado de pron-  mentos no terreno.


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