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REVISTA DA ARMADA | 528


          A MARINHA PARTICIPA NA FORMAÇÃO


          EM LÍNGUA INGLESA NO ÂMBITO DA NATO
































            m 2014, a NATO, através do Bureau for Interna  o-              Para além da sua parƟ cipação no desenvolvimento
         Enal Language Co-ordina  on (BILC) , idenƟ fi cou a               do curso e dos materiais didáƟ cos, a CTEN Estela Par-
                                     1
          necessidade de criar um curso de formação de for-              reira é também formadora do “Faculty Development
          madores especifi camente desenvolvido para fi ns mili-           Workshop”, curso cerƟ fi  cado pelo Allied Command for
          tares e para formadores ou professores de militares,          Transforma  on (ACT) da NATO. Os alunos, de diversas
          até então inexistente. O objeƟ vo geral era incrementar as   nacionalidades (Áustria, França, Mongólia, Portugal, Tuní-
          competências dos professores e formadores de Língua Inglesa   sia, Ucrânia, entre muitos outros) são professores e formado-
          da NATO e dos países seus parceiros, especialmente no que se refere   res de Língua Inglesa nas respeƟ vas escolas e centros de formação
          ao ensino das competências linguísƟ cas de produção oral e escrita   militares. A próxima edição deste curso no Partner Language Training
          (Speaking e Wri  ng).                               Center do George Marshall Center será em abril.
           Para desenvolver este curso, o George Marshall Center (European   Paralelamente a esta cooperação com a NATO no PLTCE, a Marinha
          Center for Security Studies), através do  Partner Language Training   Portuguesa também colaborou com a “Na  onal University of Public
          Center Europe (PLTCE), um Partnership Training and Educa  on Cen-  Service – Faculty of Military Science and Offi  cer Training” – Buda-
          ter (PTEC) da NATO, convidou um grupo de seis professores de Lín-  pest, Hungary, através da parƟ cipação da CTEN Estela Parreira como
          gua Inglesa, entre eles a CTEN ST ELING Estela Magalhães Parreira.   formadora de diversas edições do “NATO Staff   Offi  cers’  Military
          Ainda em 2014, este grupo internacional de professores (Portugal,   Terminology Course” (SOMTC). Este curso, também cerƟ fi cado pelo
          Dinamarca, Eslovénia, Hungria, Bulgária e Estados Unidos da América)   ACT, desƟ nado a militares que irão desempenhar funções em mis-
          reuniu-se para iniciar o processo de desenvolvimento do curso: defi -  sões internacionais da Aliança AtlânƟ ca, abrange não só termino-
          nir objeƟ vos específi cos, escolher manuais, desenvolver os planos de   logia militar em inglês, mas também a preparação dos alunos para
          estudo, etc. O desenvolvimento dos conteúdos didáƟ cos foi, na sua   reuniões, debates, desenvolvimento e apresentação de  Briefi ngs
          maioria, realizado à distância. No início de 2015, os professores reuni-  padrão da NATO. Neste senƟ do, o SOMTC está dividido em aulas de
          ram-se novamente no PLTCE para coligir o trabalho feito por cada um,   terminologia militar em inglês, debate de soluções e obtenção de
          defi nir a sequência dos temas a abordar, planear os horários, etc. Em   consenso para planeamento de intervenção em cenários de crise,
          março (2015) foi realizado um curso de validação, que obteve exce-  bem como desenvolvimento e apresentação de  briefi ngs (Staff ,
          lentes resultados. Foram já ministradas diversas edições deste curso.  Cour ses of Ac  on, Crisis Manage ment, Civil Military Coopera  on,
           O “Faculty Development Workshop: Teaching Speaking and Wri  ng   etc.); os militares alunos também preparam e simulam uma Confe-
          for Military Purposes”, não é curso de terminologia militar, mas foi   rência de Imprensa sobre a intervenção da NATO num determinado
          desenvolvido tendo como premissa o ambiente militar, a “linguagem   cenário de crise. Neste curso parƟ cipam alunos (militares) dos paí-
          militar” e os alunos militares; inclui uma componente teórica sobre   ses NATO e dos países seus parceiros, desde a Alemanha, Bulgária,
          os novos conceitos e metodologias de “ensino-aprendizagem” de   Moldávia, Geórgia, até ao Egito e Paquistão, entre outros.
          competências linguísƟ cas de produção oral e escrita, sistemaƟ zação
          da triangulação “content-task-accuracy” dos descritores do STANAG                   Estela Magalhães Parreira
          6001, entre outros; uma parte signifi caƟ va da formação é práƟ ca,                          CTEN ST-ELING
          sendo que os alunos desempenham as tarefas de formador simu-
          lando ações de formação relacionadas com Speaking e Wri  ng. Estas   Nota
                                                                 Órgão de conselho e de consulta da NATO para as questões de ensino, formação e
          ações (micro-teaching) são gravadas em vídeo para posterior análise   1 testagem de línguas estrangeiras
          e correção de erros.


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