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REVISTA DA ARMADA | 528
A MARINHA PARTICIPA NA FORMAÇÃO
EM LÍNGUA INGLESA NO ÂMBITO DA NATO
m 2014, a NATO, através do Bureau for Interna o- Para além da sua parƟ cipação no desenvolvimento
Enal Language Co-ordina on (BILC) , idenƟ fi cou a do curso e dos materiais didáƟ cos, a CTEN Estela Par-
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necessidade de criar um curso de formação de for- reira é também formadora do “Faculty Development
madores especifi camente desenvolvido para fi ns mili- Workshop”, curso cerƟ fi cado pelo Allied Command for
tares e para formadores ou professores de militares, Transforma on (ACT) da NATO. Os alunos, de diversas
até então inexistente. O objeƟ vo geral era incrementar as nacionalidades (Áustria, França, Mongólia, Portugal, Tuní-
competências dos professores e formadores de Língua Inglesa sia, Ucrânia, entre muitos outros) são professores e formado-
da NATO e dos países seus parceiros, especialmente no que se refere res de Língua Inglesa nas respeƟ vas escolas e centros de formação
ao ensino das competências linguísƟ cas de produção oral e escrita militares. A próxima edição deste curso no Partner Language Training
(Speaking e Wri ng). Center do George Marshall Center será em abril.
Para desenvolver este curso, o George Marshall Center (European Paralelamente a esta cooperação com a NATO no PLTCE, a Marinha
Center for Security Studies), através do Partner Language Training Portuguesa também colaborou com a “Na onal University of Public
Center Europe (PLTCE), um Partnership Training and Educa on Cen- Service – Faculty of Military Science and Offi cer Training” – Buda-
ter (PTEC) da NATO, convidou um grupo de seis professores de Lín- pest, Hungary, através da parƟ cipação da CTEN Estela Parreira como
gua Inglesa, entre eles a CTEN ST ELING Estela Magalhães Parreira. formadora de diversas edições do “NATO Staff Offi cers’ Military
Ainda em 2014, este grupo internacional de professores (Portugal, Terminology Course” (SOMTC). Este curso, também cerƟ fi cado pelo
Dinamarca, Eslovénia, Hungria, Bulgária e Estados Unidos da América) ACT, desƟ nado a militares que irão desempenhar funções em mis-
reuniu-se para iniciar o processo de desenvolvimento do curso: defi - sões internacionais da Aliança AtlânƟ ca, abrange não só termino-
nir objeƟ vos específi cos, escolher manuais, desenvolver os planos de logia militar em inglês, mas também a preparação dos alunos para
estudo, etc. O desenvolvimento dos conteúdos didáƟ cos foi, na sua reuniões, debates, desenvolvimento e apresentação de Briefi ngs
maioria, realizado à distância. No início de 2015, os professores reuni- padrão da NATO. Neste senƟ do, o SOMTC está dividido em aulas de
ram-se novamente no PLTCE para coligir o trabalho feito por cada um, terminologia militar em inglês, debate de soluções e obtenção de
defi nir a sequência dos temas a abordar, planear os horários, etc. Em consenso para planeamento de intervenção em cenários de crise,
março (2015) foi realizado um curso de validação, que obteve exce- bem como desenvolvimento e apresentação de briefi ngs (Staff ,
lentes resultados. Foram já ministradas diversas edições deste curso. Cour ses of Ac on, Crisis Manage ment, Civil Military Coopera on,
O “Faculty Development Workshop: Teaching Speaking and Wri ng etc.); os militares alunos também preparam e simulam uma Confe-
for Military Purposes”, não é curso de terminologia militar, mas foi rência de Imprensa sobre a intervenção da NATO num determinado
desenvolvido tendo como premissa o ambiente militar, a “linguagem cenário de crise. Neste curso parƟ cipam alunos (militares) dos paí-
militar” e os alunos militares; inclui uma componente teórica sobre ses NATO e dos países seus parceiros, desde a Alemanha, Bulgária,
os novos conceitos e metodologias de “ensino-aprendizagem” de Moldávia, Geórgia, até ao Egito e Paquistão, entre outros.
competências linguísƟ cas de produção oral e escrita, sistemaƟ zação
da triangulação “content-task-accuracy” dos descritores do STANAG Estela Magalhães Parreira
6001, entre outros; uma parte signifi caƟ va da formação é práƟ ca, CTEN ST-ELING
sendo que os alunos desempenham as tarefas de formador simu-
lando ações de formação relacionadas com Speaking e Wri ng. Estas Nota
Órgão de conselho e de consulta da NATO para as questões de ensino, formação e
ações (micro-teaching) são gravadas em vídeo para posterior análise 1 testagem de línguas estrangeiras
e correção de erros.
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