Page 11 - Revista da Armada
P. 11

REVISTA DA ARMADA | 540











                                                                                                                 Foto Yoann Letourneau



























          ‑tarefa, com vista à sua integração plena e interoperabilidade. De
          salientar que as manobras e conceitos táticos associados à escolta
          de um porta-aviões, distintos na sua essência e na sua concretização
          dos habitualmente praticados, tiveram de ser executados e testados
          (de dia e de noite) por forma a certificar os navios nessas funções.
          A Corte-Real foi o primeiro navio da força a ser considerado certi‑
          ficado, tendo constituído uma oportunidade e experiência únicas
          para as equipas da ponte e do centro de operações.
           Durante esta primeira fase, o navio desempenhou as exigentes fun‑
          ções de Anti-submarine Warfare Commander (ASWC), tendo ainda
          realizado, para além das ações de escolta, ações de defesa aérea, luta
          de superfície (counter-harassment), luta antissubmarina, reabaste‑
          cimento no mar e operações de voo, nomeadamente com o meio
          orgânico em configuração Dipper. As qualificações táticas, Operatio-
          nal Flying Training (OFT), dos futuros Flight Commanders, já iniciadas   de março. O Comandante e guarnição do NRP Corte-Real tiveram
          no trânsito para Toulon, continuaram durante esta fase, adestrando o   a oportunidade de demonstrar ao Comandante do grupo‑tarefa as
          navio na prática e exigência das operações de voo e proporcionando   suas capacidades, coesão e resposta rápida a qualquer sinistro.
          a formação dos pilotos junto do grupo do porta‑aviões.  Após desintegração da força e durante o trânsito para Lisboa, o
           Terminada a primeira fase, os navios iniciaram o trânsito em força   navio teve ainda a possibilidade de contribuir para o conhecimento
          para o mar Mediterrâneo Oriental cruzando os estreitos de Bonifá‑  situacional marítimo da NATO, integrando a Operação Sea Guardian
          cio e de Messina. Neste início de trânsito realizou-se um exercício   em apoio associado.
          de oportunidade (PASSEX) com o porta‑aviões italiano ITS Garibaldi
          com o objetivo de proporcionar interação entre os dois porta-a‑  CONCLUSÃO
          viões, com foco no treino de defesa aérea. No dia 9 de março, após
          a passagem do estreito de Messina, foi realizado um exercício de   A presença da fragata portuguesa Corte-Real no mar Mediterrâ‑
          luta antissubmarina, com a duração incomum de 24 horas, com a   neo  permitiu  representar  Portugal  no  quadro  dos  compromissos
          participação do submarino da marinha italiana ITS Venuti.   assumidos de defesa e segurança cooperativa e coletiva, apoiando a
           Integraram a TF 473, para além do NRP Corte-Real, os seguintes   ação externa do Estado. Em suma, foi com a sensação de dever cum‑
          meios navais: FS Charles de Gaulle, FS Marne, FS Forbin, FS Latouche   prido que os 197 militares da Corte-Real atracaram na Base Naval
          Treville, FS Surcouf, FS Provence, FS Amethyste, HDMS Niels Juel e   do Alfeite, no dia 18 de março, concluindo uma importante missão
          ITS Carabiniere.                                    para a satisfação dos compromissos internacionais assumidos por
                                                              Portugal no quadro da cooperação naval luso‑francesa.
          VISITA DO CTF 473 E DESINTEGRAÇÃO                    Resta apenas desejar votos de uma boa missão ao FS Charles de
          DO GAN19                                            Gaulle e a todos os navios escolta que com ele navegarão até julho
                                                              de 2019.
           A desintegração do NRP Corte-Real do GAN19 foi assinalada pela                                     
          visita ao navio do CTF 473, CALM Olivier Lebas, na manhã do dia 11    Colaboração do COMANDO DO NRP CORTE-REAL


                                                                                                     MAIO 2019  11
   6   7   8   9   10   11   12   13   14   15   16