Page 13 - Revista da Armada
P. 13
REVISTA DA ARMADA | 552
B RESTFREDERIKSHAVN de convés de voo do navio. Com a relevante supervisão dos mili-
tares da EH, este objeƟ vo viria a ser alcançado após sucessivos
Após a largada de Brest, navegando ao longo do Canal da Man- Flyex, diurnos e noturnos, essencialmente com helicópteros Lynx
cha e seguidamente no Mar do Norte, o grupo aeronaval TF 473 (franceses e alemães), mas também com o AloueƩ e III, o NH-90
executou um intenso programa operacional. O exercício FRISIAN e o H160 Guépard. Para além da cerƟ fi cação da equipa de convés
FLAG foi reestruturado e renomeado para FRISIAN RESILIENCE, de voo, as operações de voo executadas permiƟ ram sustentar
possibilitando uma rica e intensa interação entre os navios da as valências de múlƟ plas equipas/elementos, designadamente
força e diversos meios aéreos – suecos e dinamarqueses –, reve- da ponte, do centro de operações, do Helicopter Controler e do
lando-se uma oportunidade de treino extremamente proveitosa Flight Deck Offi cer.
para as equipas de defesa aérea de bordo. Nos dias subsequentes o agravamento das condições meteoro-
Adicionalmente, os navios da SNMG1 operaram na proximi- lógicas ditou que a força transitasse novamente o Canal da Man-
dade do grupo aeronaval, permiƟ ndo alguns dias de interação cha e procurasse abrigo nas baías de Seine e Mordoix, na costa
operacional entre as duas forças. Foram executados exercícios norte francesa, para executar operações de RAS e onde decorre-
de Ɵ ro de diversos calibres, operações de reabastecimento no ram mais uns interessantes exercícios de guerra de superİ cie. Os
mar (RAS), operações de voo, exercícios de guerra de superİ cie e úlƟ mos dias da Operação FOCH viram o grupo aeronaval do FS
aérea com e sem jamming, entre outros, sempre pautados pelos Charles de Gaulle regressar ao Golfo da Biscaia e iniciar o trânsito
três deck-cycles diários realizados pelo Charles de Gaulle. de regresso ao Mediterrâneo, tendo o NRP Corte-Real desinte-
Paralelamente, decorriam a bordo, num ritmo quase diário e já grado a TF 473 ao largo de Lisboa.
em fase avançada, as séries de treino e avaliação sob a égide da Os trinta e três dias de Operação FOCH caracterizaram-se
equipa móvel do CITAN, em que havia que dar a resposta neces- como um excelente empenhamento operacional, uma intensa
sária face a múlƟ plas ocorrências simultâneas ou a emergências interação e parƟ lha de confi ança com marinhas aliadas e ami-
em espaços de máquinas. O exigente ba le-rhythm cumprido gas. Perante os constrangimentos decorrentes da pandemia e
tornou possível a integração da batalha externa com a batalha o permanente esforço de replaneamento, o NRP Corte-Real,
interna, assegurando o dinamismo e o máximo realismo das assim como a restante força, manƟ veram-se fi rmes e coesos,
situações a que foi exposta a guarnição do NRP Corte-Real, per- não desperdiçando a valiosíssima oportunidade proporcionada
miƟ ndo elevar os padrões operacionais do navio. por uma força naval mulƟ nacional europeia a operar no mar.
Carecendo de uma paragem logísƟ ca, a 1 de abril a TF 473 viria Num exercício de resiliência e determinação, a TF 473 executou
a fundear ao largo do porto dinamarquês de Frederikshavn. As um intenso programa operacional, cobrindo todo o espectro das
normais operações logísƟ cas de desembarque de resíduos e operações navais. Desta forma, foi possível ao NRP Corte-Real
embarque de víveres e combusơ vel concreƟ zaram-se por barca- elevar os padrões operacionais, aprimorar valências e acreditar
ças e batelões. Os elementos da guarnição envolvidos nas fai- a interoperabilidade com unidades navais de marinhas aliadas
nas cumpriram com apertadas regras sanitárias, usando fatos de e amigas, dignifi cando não só o navio, mas também a Marinha
proteção completos com máscaras, luvas e viseiras por forma a e Portugal.
impedir qualquer contágio externo. O NRP Corte-Real regressou à BNL somando mais de 650 horas
de navegação, incluindo uma Ɵ rada fi nal de 25 dias, com um
FREDERIKSHAVNLISBOA (BNL) claro senƟ mento de missão cumprida. Pronto para enfrentar os
desafi os que os tempos extraordinários que se vivem o sujeitam,
Os navios suspenderam de Frederikshavn a 3 de abril, regressando com os olhos da guarnição já colocados na integração na SNMG1
ao Mar do Norte e retomando as operações, focando-se especial- como navio almirante, fazendo jus ao lema de bordo: ANYTIME
mente na defesa aérea, operação com aeronaves e exercícios de Ɵ ro. ANYWHERE!
Apesar do NRP Corte-Real não ter um destacamento de heli-
cópteros embarcado, perseguia a ambição de cerƟ fi car a equipa Colaboração do COMANDO DO NRP CORTE-REAL
JUNHO 2020 13