Page 15 - Revista da Armada
P. 15

REVISTA DA ARMADA | 552






























               Para grande parte da guarnição, esta era a primeira vez que esta-  todos os arƟ gos, roƟ nas essas que, infelizmente, poderão ter de se
              vam no Mindelo. Um “estar” diferente e adaptado às circunstân-  prolongar no tempo, até se encontrar uma solução defi niƟ va para
              cias, um “estar” que obrigou a fazer aquilo que não havia sido feito   este fl agelo mundial.
              nos 58 anos de serviço sob bandeira lusa. Com efeito o “estar”   O dia a dia a bordo estava também condicionado pela reduzida
              cingiu-se ao desenvolvimento de aƟ vidades a bordo, por forma   capacidade de produção de energia, que obrigava a desfasar cer-
              a garanƟ r o cumprimento do estado de emergência em vigor   tos serviços e roƟ nas das horas de funcionamento da cozinha e
              naquela ilha. A guarnição permaneceu a bordo durante os 8 dias   da padaria. Apesar de já levar mais de 50 dias sem sair de bordo,
              que o navio permaneceu atracado nesta bela cidade, banhada por   a guarnição conseguiu adaptar-se a este cenário imposto. Além
              águas claras e límpidas.                            das aƟ vidades dos serviços, desenvolveram-se outras aƟ vidades,
               Não foi claramente a estadia que se pretendia neste desƟ no de   lúdicas e desporƟ vas, essenciais à manutenção de um espírito e
              forte componente turísƟ ca, mas foi aquela que melhor podia ser   corpo sãos, desta feita sem a componente do constante e perió-
              feita para cumprir com o estado de emergência e proteger todos   dico balanço provocado pela ondulação atlânƟ ca.
              os elementos da guarnição da exposição a fatores de contágio,   Ao fi m de quase uma semana, começaram a surgir as boas noơ cias.
              nada necessários nesta viagem de regresso à Base Naval de Lisboa   Os trabalhos desenvolvidos dois pavimentos abaixo do poço foram
              (BNL). Atracara-se neste porto para melhor detetar e solucionar a   coroados de êxito – o gerador começou a funcionar. Para aferir se o
              avaria, e tal desiderato consumiu muitas horas de trabalho intenso   fazia corretamente ou não, havia que realizar 24 h de testes. Crescia o
              e diário aos serviços responsáveis por este equipamento, vital para   ânimo, a largada do navio deste porto estava cada vez mais próxima.
              garanƟ r a conƟ nuação da viagem para Lisboa.       As boas novas indicavam que tal poderia ser já no dia 30 de abril.
                                                                    E assim foi, essa quinta-feira fi cará recordada como mais um dia
                                                                  histórico desta missão – o úlƟ mo dia atracado num porto estran-
              REPARAÇÃO DOS GRUPOS ELETROGÉNEOS
                                                                  geiro. A Sagres despediu-se da baía e do Monte Cara com um duplo
               Em simultâneo aos trabalhos que decorriam na casa dos gera-  senƟ mento, tristeza por não se conhecer esta cidade e suas gentes,
              dores, o dia a dia da guarnição passava pelos serviços diários e pela   mesmo tendo estado uma semana atracada, mas simultaneamente
              realização das fainas necessárias ao aprovisionamento do navio.   alegria por poder voltar a casa, com a consciência tranquila de que
              As lições estudadas e aplicadas na Cidade do Cabo foram melho-  tudo foi feito em prol do bem-estar e saúde de todos os elementos
              radas e replicadas na estadia no Mindelo. Os cuidados necessários   da guarnição. Próximo desƟ no: BNL, o porto mais seguro!
              na entrada de material a bordo obrigavam a envergar de novo os
              fatos de proteção individual, as máscaras, as luvas, a desinfetar        Colaboração do COMANDO DO NRP SAGRES

























                                                                                                        JUNHO 2020  15
   10   11   12   13   14   15   16   17   18   19   20