Page 11 - Revista da Armada
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REVISTA DA ARMADA | 553
A revisão geral teve como objeƟ vo: remover o cimento hidráu-
lico do pique tanque, reconstruir ou subsƟ tuir os elementos
estruturais da manga e os apoios à estrutura do navio por forma
a assegurar a robustez e a estanqueidade da manga, e por fi m,
melhorar o sistema de vedação da manga AV, com caixa de
estofo, por um sistema mais efi ciente e atual. Aos riscos técnicos,
associava-se a pressão do tempo.
Um desenho técnico original, de 1936, obƟ do da USCG foi funda-
mental para a elaboração do projeto de reconstrução da manga,
em estreita ligação entre a Direção de Navios e o Gabinete de Estu-
dos e Projetos do AA, SA. O projeto provisório foi assim elaborado, Sagres - aberturas para reparação do casco.
podendo ser alterado em função do real estado do material. As
desmontagens evidenciaram várias surpresas: a manga era consƟ -
tuída por três secções tubulares, a mais a ré em bronze e duas mais
avante em ferro fundido, em vez das duas esperadas. O estado
aparente era aceitável, mas após decapagem das três secções
da manga revelou-se a segunda grande surpresa: o elevadíssimo
grau de corrosão das duas secções em ferro fundido, o que ditou a
construção de novas unidades. Os suportes da manga estavam em
perfeitas condições e a corrosão no interior do pique tanque era
inferior ao esperado.
A secção em bronze, responsável pelo encastramento da manga Sagres – Porão do paiol do vinho após reparação.
no cadaste, seguiu para a empresa OTAR (Torres Novas) para tra-
balhos especializados de enchimento por processo de soldadura
automáƟ ca por LASER com deposição de liga de níquel. A exe-
cução foi bem-sucedida mas revelou fragilidades e deformações
originais irrecuperáveis no tempo disponível. A curta disponibili-
dade temporal para a conclusão do projeto ditou a necessidade
de manufaturar uma nova secção por construção soldada, em
aço inoxidável 316L.
Foram adquiridos novos apoios internos para o veio, em Thor-
don XL, e o sistema de vedação da manga para o interior do navio,
do Ɵ po Manebar, Wartsila Enviroguard FSE (230mm), em subsƟ - Sagres – Manga do veio propulsor antes da reparação revesƟ da com cimento
tuição da tradicional caixa de estofo com empanque ensebado. e material ferroso.
A instalação do Manebar obrigou à reconstrução e reforço da
antepara a vante do pique tanque que passou a acolher o novo
sistema de vedação do veio. Este, além de assegurar uma mais efi -
ciente vedação, é de mais fácil manutenção, possibilitando a subs-
Ɵ tuição dos componentes de vedação com o navio a nado (por
insufl ação do pneumostop) à semelhança dos navios de linha.
A entrada da manga no seu alojamento realizou-se de vante
para ré, fi cando esta apoiada em três pontos, AR no cadaste pre-
viamente mandrilado, a meio na estrutura do cavername do tan-
que, e AV na nova antepara, que passou a alojar o novo sistema
de vedação. A fase de alinhamentos foi exigente e laboriosa, mas Sagres – Manga do veio propulsor após reparação, antes do fecho do
pique tanque.
a equipa técnica do AA, SA superou o desafi o. Manteve-se assim
o conceito original, habilmente projetado pelos alemães há quase
100 anos, somente adaptado com componentes tecnologicamente
mais atuais, numa perfeita simbiose do passado com o presente.
Colaboração da DIREÇÃO DE NAVIOS
Nota: A parte II deste arƟ go integrará a próxima edição da RA e incluirá: habi-
tabilidade e bem-estar, novos equipamentos da plataforma e novos equipa-
mentos de ajudas à navegação e comunicações.
Notas
1 GONÇALVES, Manuel, setembro de 2012, <Sagres, construindo a lenda>, Comissão
Cultural de Marinha, Lisboa, pp. 36, 39, 40, 121, 169, 235, 522 e 523
2 ex-Albert Leo Schlageter, da Marinha de Guerra Alemã (Kriegsmarine)_14FEV38 a
04JUL48 ex-Guanabara, da Marinha do Brasil_27OUT48 a 30OUT61
3 Portaria n.º 18997, de 30 de janeiro de 1962 Fotos Direção de Navios
4 United States Coast Guard
Sagres – novo sistema de vedação manga AV Ɵ po Manebar.
JULHO 2020 11