Page 11 - Revista da Armada
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REVISTA DA ARMADA | 553

               A revisão geral teve como objeƟ vo: remover o cimento hidráu-
              lico do pique tanque, reconstruir ou subsƟ tuir os elementos
              estruturais da manga e os apoios à estrutura do navio por forma
              a assegurar a robustez e a estanqueidade da manga, e por fi m,
              melhorar o sistema de vedação da manga AV, com caixa de
              estofo, por um sistema mais efi ciente e atual. Aos riscos técnicos,
              associava-se a pressão do tempo.
               Um desenho técnico original, de 1936, obƟ do da USCG foi funda-
              mental para a elaboração do projeto de reconstrução da manga,
              em estreita ligação entre a Direção de Navios e o Gabinete de Estu-
              dos e Projetos do AA, SA. O projeto provisório foi assim elaborado,   Sagres - aberturas para reparação do casco.
              podendo ser alterado em função do real estado do material. As
              desmontagens evidenciaram várias surpresas: a manga era consƟ -
              tuída por três secções tubulares, a mais a ré em bronze e duas mais
              avante em ferro fundido, em vez das duas esperadas. O estado
              aparente era aceitável, mas após decapagem das três secções
              da manga revelou-se a segunda grande surpresa: o elevadíssimo
              grau de corrosão das duas secções em ferro fundido, o que ditou a
              construção de novas unidades. Os suportes da manga estavam em
              perfeitas condições e a corrosão no interior do pique tanque era
              inferior ao esperado.
               A secção em bronze, responsável pelo encastramento da manga   Sagres – Porão do paiol do vinho após reparação.
              no cadaste, seguiu para a empresa OTAR (Torres Novas) para tra-
              balhos especializados de enchimento por processo de soldadura
              automáƟ ca por LASER com deposição de liga de níquel. A exe-
              cução foi bem-sucedida mas revelou fragilidades e deformações
              originais irrecuperáveis no tempo disponível. A curta disponibili-
              dade temporal para a conclusão do projeto ditou a necessidade
              de manufaturar uma nova secção por construção soldada, em
              aço inoxidável 316L.
               Foram adquiridos novos apoios internos para o veio, em Thor-
              don XL, e o sistema de vedação da manga para o interior do navio,
              do Ɵ po Manebar, Wartsila Enviroguard FSE (230mm), em subsƟ -  Sagres – Manga do veio propulsor antes da reparação revesƟ da com cimento
              tuição da tradicional caixa de estofo com empanque ensebado.   e material ferroso.
               A instalação do Manebar obrigou à reconstrução e reforço da
              antepara a vante do pique tanque que passou a acolher o novo
              sistema de vedação do veio. Este, além de assegurar uma mais efi -
              ciente vedação, é de mais fácil manutenção, possibilitando a subs-
              Ɵ tuição dos componentes de vedação com o navio a nado (por
              insufl ação do pneumostop) à semelhança dos navios de linha.
               A entrada da manga no seu alojamento realizou-se de vante
              para ré, fi cando esta apoiada em três pontos, AR no cadaste pre-
              viamente mandrilado, a meio na estrutura do cavername do tan-
              que, e AV na nova antepara, que passou a alojar o novo sistema
              de vedação. A fase de alinhamentos foi exigente e laboriosa, mas   Sagres – Manga do veio propulsor após reparação, antes do fecho do
                                                                    pique tanque.
              a equipa técnica do AA, SA superou o desafi o. Manteve-se assim
              o conceito original, habilmente projetado pelos alemães há quase
              100 anos, somente adaptado com componentes tecnologicamente
              mais atuais, numa perfeita simbiose do passado com o presente.

                                        Colaboração da DIREÇÃO DE NAVIOS
              Nota: A parte II deste arƟ go integrará a próxima edição da RA e incluirá: habi-
              tabilidade e bem-estar, novos equipamentos da plataforma e novos equipa-
              mentos de ajudas à navegação e comunicações.


                Notas
                1  GONÇALVES, Manuel, setembro de 2012, <Sagres, construindo a lenda>, Comissão
                Cultural de Marinha, Lisboa, pp. 36, 39, 40, 121, 169, 235, 522 e 523
                2  ex-Albert Leo Schlageter, da Marinha de Guerra Alemã (Kriegsmarine)_14FEV38 a
                04JUL48 ex-Guanabara, da Marinha do Brasil_27OUT48 a 30OUT61
                3  Portaria n.º 18997, de 30 de janeiro de 1962                                                       Fotos Direção de Navios
                4  United States Coast Guard
                                                                    Sagres – novo sistema de vedação manga AV Ɵ po Manebar.


                                                                                                         JULHO 2020  11
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