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REVISTA DA ARMADA | 553






              PROJETO “GUADIANA: PATRIMÓNIO NATURAL               consƟ tuído por 2 cartas, num total de 12 folhas em papel, e
              NAVEGÁVEL”                                          pelo correspondente número de células no seu formato eletró-
                                                                  nico. A produção da cartografi a  náuƟ ca  fl uvial iniciou-se nos
                  rio Guadiana forma, a sul, uma fronteira natural entre Por-  fi nais de 2018, estando a publicação da 1ª carta, CN 26F21 (da
              O  tugal e Espanha. Tem sido usado para navegação desde tem-  ponte internacional do Guadiana a AlcouƟ m), prevista para o
              pos remotos e teve um papel importante entre os meados do   fi nal do primeiro semestre de 2020 e a restante cartografi a até
              séc. XIX e do séc. XX, quando foi usado como canal de navegação   ao fi nal do ano. As primeiras edições destas duas células ele-
              para escoamento de minério, desde a sua foz até ao porto fl uvial   trónicas de navegação serão disponibilizadas gratuitamente no
              do Pomarão, na parte portuguesa e até ao porto de La Laja, na   síƟ o da internet do IH.
              parte espanhola. Navegável até Mértola, tem vindo a consƟ tuir-  A cartografi a fl uvial do rio Guadiana acresce ao fólio fl uvial do
              -se desde os anos 80 como atraƟ vo turísƟ co com o aumento do   IH que já conta com a cobertura total do rio Douro. A represen-
              tráfego de embarcações turísƟ cas e de recreio.     tação cartográfi ca das vias fl uviais contribui para a segurança
               Com o objeƟ vo de reabilitar a nave-                                 da navegação fl uvial e é fator dinamiza-
              gabilidade do troço internacional do                                  dor de diversas aƟ vidades económicas,
              rio Guadiana, entre Vila Real de Santo                                nomeadamente a turísƟ ca. No caso do
              António e o Pomarão, e as infraestru-                                 rio Guadiana, a navegabilidade do rio
              turas portuárias existentes em ambas                                  para embarcações turísƟ cas  preten-
              as margens e respeƟ vas  acessibilida-                                de-se primariamente até ao Pomarão
              des, foi aprovado em 2017, no âmbito                                  e, numa segunda fase, até Mértola.
              do Programa OperaƟ vo de Cooperação                                   Para que tal seja possível, mais traba-
              Transfronteiriça Portugal-Espanha, o                                  lhos hidrográfi cos  serão  necessários
              projeto “Guadiana: Património Natural                                 realizar para avaliar as necessidades
              Navegável”, com o acrónimo GUAD20.                                    de alargamento, desobstrução e apro-
              Para além do objeƟ vo de garanƟ r  a                                  fundamento do troço entre o Pomarão
              segurança da navegação, este projeto                                  e Mértola. Esta intenção transcende o
              visa contribuir para o desenvolvimento                                atual projeto.
              das aƟ vidades  recreaƟ vas e turísƟ cas                               A navegabilidade do rio Guadiana até
              de forma sustentável. ParƟ cipam  no                                  ao Pomarão tem como referência um
              GUAD20 o InsƟ tuto Hidrográfi co (IH), a                               navio com um comprimento máximo
              Agência Publica de Puertos de Andalu-                                 de 70 metros, um calado máximo de
              cia e a Direção-Geral de Recursos Natu-                               1,8 metros e uma boca máxima de 10
              rais, Segurança e Serviços MaríƟ mos.                                 metros.
               No âmbito deste projeto, o IH é respon-                               A exploração das vias fl uviais tem de
              sável pela execução dos levantamentos                                 ter em conta um conjunto diverso de
              topográfi cos e hidrográfi cos, pelo apoio                              fatores, nomeadamente: a existência
              técnico à redefi nição do traçado do                                   de infraestruturas, meios e equipamen-
              canal de navegação, pela caracterização                               tos para apoio às embarcações; um sis-
              İ sico-química de sedimentos e pela pro-                              tema de comunicações para apoio aos
              dução da respeƟ va  cartografi a  náuƟ ca                              navegantes; a monitorização de diver-
              fl uvial. Os levantamentos topográfi cos                                sas variáveis ambientais; a manutenção
              e hidrográfi cos decorreram entre 2017                                 de um sistema de assinalamento marí-
              e 2020, totalizando cerca de 108 dias de                              Ɵ mo; e a manutenção atualizada da
              trabalhos de campo, 330 horas de son-                                 cartografi a náuƟ ca e respeƟ vos levan-
              dagem em que as embarcações do IH percorreram aproximada-  tamentos hidrográfi cos, incluindo um serviço de avisos à nave-
              mente 1600 km em aquisição de dados baƟ métricos, que consƟ -  gação e aos navegantes.
              tuem a base dos restantes estudos e trabalhos.       A Cartografi a NáuƟ ca fl uvial nacional não se esgota nos rios
                                                                  Douro e Guadiana. É expectável e desejável que, num futuro
                FÓLIO DE CARTAS DA VIA NAVEGÁVEL                  próximo, se verifi quem as condições necessárias para também
              DO GUADIANA                                         se incluir o rio Tejo na série fl uvial.

               O fólio da série  fl uvial estabelecido para o rio Guadiana é           Colaboração do INSTITUTO HIDROGRÁFICO
















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