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REVISTA DA ARMADA | 553
PROJETO “GUADIANA: PATRIMÓNIO NATURAL consƟ tuído por 2 cartas, num total de 12 folhas em papel, e
NAVEGÁVEL” pelo correspondente número de células no seu formato eletró-
nico. A produção da cartografi a náuƟ ca fl uvial iniciou-se nos
rio Guadiana forma, a sul, uma fronteira natural entre Por- fi nais de 2018, estando a publicação da 1ª carta, CN 26F21 (da
O tugal e Espanha. Tem sido usado para navegação desde tem- ponte internacional do Guadiana a AlcouƟ m), prevista para o
pos remotos e teve um papel importante entre os meados do fi nal do primeiro semestre de 2020 e a restante cartografi a até
séc. XIX e do séc. XX, quando foi usado como canal de navegação ao fi nal do ano. As primeiras edições destas duas células ele-
para escoamento de minério, desde a sua foz até ao porto fl uvial trónicas de navegação serão disponibilizadas gratuitamente no
do Pomarão, na parte portuguesa e até ao porto de La Laja, na síƟ o da internet do IH.
parte espanhola. Navegável até Mértola, tem vindo a consƟ tuir- A cartografi a fl uvial do rio Guadiana acresce ao fólio fl uvial do
-se desde os anos 80 como atraƟ vo turísƟ co com o aumento do IH que já conta com a cobertura total do rio Douro. A represen-
tráfego de embarcações turísƟ cas e de recreio. tação cartográfi ca das vias fl uviais contribui para a segurança
Com o objeƟ vo de reabilitar a nave- da navegação fl uvial e é fator dinamiza-
gabilidade do troço internacional do dor de diversas aƟ vidades económicas,
rio Guadiana, entre Vila Real de Santo nomeadamente a turísƟ ca. No caso do
António e o Pomarão, e as infraestru- rio Guadiana, a navegabilidade do rio
turas portuárias existentes em ambas para embarcações turísƟ cas preten-
as margens e respeƟ vas acessibilida- de-se primariamente até ao Pomarão
des, foi aprovado em 2017, no âmbito e, numa segunda fase, até Mértola.
do Programa OperaƟ vo de Cooperação Para que tal seja possível, mais traba-
Transfronteiriça Portugal-Espanha, o lhos hidrográfi cos serão necessários
projeto “Guadiana: Património Natural realizar para avaliar as necessidades
Navegável”, com o acrónimo GUAD20. de alargamento, desobstrução e apro-
Para além do objeƟ vo de garanƟ r a fundamento do troço entre o Pomarão
segurança da navegação, este projeto e Mértola. Esta intenção transcende o
visa contribuir para o desenvolvimento atual projeto.
das aƟ vidades recreaƟ vas e turísƟ cas A navegabilidade do rio Guadiana até
de forma sustentável. ParƟ cipam no ao Pomarão tem como referência um
GUAD20 o InsƟ tuto Hidrográfi co (IH), a navio com um comprimento máximo
Agência Publica de Puertos de Andalu- de 70 metros, um calado máximo de
cia e a Direção-Geral de Recursos Natu- 1,8 metros e uma boca máxima de 10
rais, Segurança e Serviços MaríƟ mos. metros.
No âmbito deste projeto, o IH é respon- A exploração das vias fl uviais tem de
sável pela execução dos levantamentos ter em conta um conjunto diverso de
topográfi cos e hidrográfi cos, pelo apoio fatores, nomeadamente: a existência
técnico à redefi nição do traçado do de infraestruturas, meios e equipamen-
canal de navegação, pela caracterização tos para apoio às embarcações; um sis-
İ sico-química de sedimentos e pela pro- tema de comunicações para apoio aos
dução da respeƟ va cartografi a náuƟ ca navegantes; a monitorização de diver-
fl uvial. Os levantamentos topográfi cos sas variáveis ambientais; a manutenção
e hidrográfi cos decorreram entre 2017 de um sistema de assinalamento marí-
e 2020, totalizando cerca de 108 dias de Ɵ mo; e a manutenção atualizada da
trabalhos de campo, 330 horas de son- cartografi a náuƟ ca e respeƟ vos levan-
dagem em que as embarcações do IH percorreram aproximada- tamentos hidrográfi cos, incluindo um serviço de avisos à nave-
mente 1600 km em aquisição de dados baƟ métricos, que consƟ - gação e aos navegantes.
tuem a base dos restantes estudos e trabalhos. A Cartografi a NáuƟ ca fl uvial nacional não se esgota nos rios
Douro e Guadiana. É expectável e desejável que, num futuro
FÓLIO DE CARTAS DA VIA NAVEGÁVEL próximo, se verifi quem as condições necessárias para também
DO GUADIANA se incluir o rio Tejo na série fl uvial.
O fólio da série fl uvial estabelecido para o rio Guadiana é Colaboração do INSTITUTO HIDROGRÁFICO
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