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REVISTA DA ARMADA | 553
LYNX MK95
MUDANÇA DE CICLO NA AVIAÇÃO NAVAL
No passado dia 5 de junho iniciou-se o processo de modernização do quinto e úlƟ mo dos Lynx da Marinha, com o seu envio da Esqua-
drilha de Helicópteros para a Leonard Helicopters, sediada em Yeovil, Reino Unido.
Sendo o Lynx Mk95 um helicóptero orgânico dum meio naval, é premente garanƟ r que acompanhe, não só a evolução dos navios nos
(ou a parƟ r dos) quais opera e é parte integrante, mas também que cumpra os requisitos para voar e operar em espaço aéreo europeu.
PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO
s alterações do normaƟ vo
Aem vigor para a aviação,
que estabelece os requisitos de
espaçamento dos canais de voz,
e os requisitos de desempenho
e interoperabilidade da vigilân-
cia no céu único europeu, tornaram necessária
e imperaƟ va a modernização dos aviónicos,
bem como a subsƟ tuição dos motores dos Lynx
da Marinha. Só assim conƟ nuaria garanƟ da, não
só a sua aeronavegabilidade conƟ nuada e per-
manente, mas também a manutenção de uma
capacidade que confere um maior espetro ope-
racional à Marinha. Com efeito, essa capacidade
permite-lhe o cumprimento de um largo leque
de missões de âmbito militar, não só em con-
texto nacional mas também internacional (como
a integração em forças navais da NATO, da ONU
e da EU, usufruindo da versaƟ lidade que pauteia
estes helicópteros.
O programa de modernização foi aprovado atra-
vés do Despacho nº 3705/2016, de 18 de feve-
reiro, do Ministro da Defesa, tendo o contrato
sido assinado no dia 12 de julho do mesmo ano,
entre a Marinha Portuguesa e a Leonardo-Fin-
meccanica. Esta holding, fabricante de aeronaves
e equipamentos para defesa e segurança, integra
diversas marcas que antes eram empresas inde-
pendentes do setor, uma das quais a Augusta
Westland, a quem a Marinha Portuguesa adqui-
riu os helicópteros.
O programa revelou-se um processo de elevada
complexidade e, conduzido essencialmente sob
a égide da Direção de Navios, contou igualmente
com a colaboração da Autoridade AeronáuƟ ca
Nacional para efeitos de conformidade ao nível
da aeronavegabilidade.
O FECHO DE UM CICLO
DE 27 ANOS
Com a integração do úlƟ mo Lynx Mk95 no
programa de modernização, fecha-se um ciclo
na Aviação Naval, pautado pela relevância e uƟ -
lidade que estas aeronaves trouxeram à Mari-
nha Portuguesa. Durante este verão aguarda-
-se a vinda do primeiro Lynx Mk95A, que dará
início a outro ciclo, certamente pautado pela
12 JULHO 2020