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REVISTA DA ARMADA | 553



               LYNX MK95




              MUDANÇA DE CICLO NA AVIAÇÃO NAVAL


              No passado dia 5 de junho iniciou-se o processo de modernização do quinto e úlƟ mo dos Lynx da Marinha, com o seu envio da Esqua-
              drilha de Helicópteros para a Leonard Helicopters, sediada em Yeovil, Reino Unido.
              Sendo o Lynx Mk95 um helicóptero orgânico dum meio naval, é premente garanƟ r que acompanhe, não só a evolução dos navios nos
              (ou a parƟ r dos) quais opera e é parte integrante, mas também que cumpra os requisitos para voar e operar em espaço aéreo europeu.


              PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO
                              s alterações do normaƟ vo
                           Aem vigor para a aviação,
                           que estabelece os requisitos de
                           espaçamento dos canais de voz,
                           e os requisitos de desempenho
                           e interoperabilidade da vigilân-
              cia no céu único europeu, tornaram necessária
              e imperaƟ va a modernização dos aviónicos,
              bem como a subsƟ tuição dos motores dos Lynx
              da Marinha. Só assim conƟ nuaria garanƟ da, não
              só a sua aeronavegabilidade conƟ nuada e per-
              manente, mas também a manutenção de uma
              capacidade que confere um maior espetro ope-
              racional à Marinha. Com efeito, essa capacidade
              permite-lhe o cumprimento de um largo leque
              de missões de âmbito militar, não só em con-
              texto nacional mas também internacional (como
              a integração em forças navais da NATO, da ONU
              e da EU, usufruindo da versaƟ lidade que pauteia
              estes helicópteros.
               O programa de modernização foi aprovado atra-
              vés do Despacho nº 3705/2016, de 18 de feve-
              reiro, do Ministro da Defesa, tendo o contrato
              sido assinado no dia 12 de julho do mesmo ano,
              entre a Marinha Portuguesa e a  Leonardo-Fin-
              meccanica. Esta holding, fabricante de aeronaves
              e equipamentos para defesa e segurança, integra
              diversas marcas que antes eram empresas inde-
              pendentes do setor, uma das quais a  Augusta
              Westland, a quem a Marinha Portuguesa adqui-
              riu os helicópteros.
               O programa revelou-se um processo de elevada
              complexidade e, conduzido essencialmente sob
              a égide da Direção de Navios, contou igualmente
              com a colaboração da Autoridade AeronáuƟ ca
              Nacional para efeitos de conformidade ao nível
              da aeronavegabilidade.


              O FECHO DE UM CICLO
              DE 27 ANOS
               Com a integração do úlƟ mo  Lynx Mk95 no
              programa de modernização, fecha-se um ciclo
              na Aviação Naval, pautado pela relevância e uƟ -
              lidade que estas aeronaves trouxeram à Mari-
              nha Portuguesa. Durante este verão aguarda-
              -se a vinda do primeiro Lynx Mk95A, que dará
              início a outro ciclo, certamente pautado pela


              12   JULHO 2020
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