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REVISTA DA ARMADA | 553



              NRP SAGRES



              PREPARAÇÃO DA VIAGEM DE CIRCUM-NAVEGAÇÃO 2020

              MANUTENÇÃO E MODERNIZAÇÃO


              Parte I































              Sagres no Tejo – Largada para a volta ao mundo em 2020.
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              DESCRIÇÃO GERAL                                     alterações que consƟ tuem o início do projeto da segunda moder-
                                                                  nização da Sagres, a executar faseadamente ao longo dos próxi-
                 NRP Sagres , construído e lançado à água nos estaleiros da   mos anos. Como seguidamente será explanado, a transversali-
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              O  Blohm&Voss, na cidade de Hamburgo em 1937, foi aumen-  dade da intervenção teve refl exos nas diversas áreas de bordo
              tado ao efeƟ vo  dos navios da Armada em 30 de janeiro de 1962   – casco e mastreação, linha de veios e manga, habitabilidade e
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              como navio-escola. A Sagres é um veleiro de três mastros que   bem-estar, sistemas auxiliares da plataforma e equipamentos de
              arma em barca com gáveas e mezenas parƟ das, e de acordo com   ajudas à navegação e comunicações – e promoveu a capitaliza-
              as exigências do projeto de construção, o seu casco foi construído   ção de sinergias tendentes à oƟ mização e fi abilidade do emprego
              com chapas de aço de dez milímetros de espessura, rebitadas e   operacional do navio, como vetor importante da representação
              parcialmente soldadas. Ao longo dos seus já 58 anos ao serviço   externa do Estado Português.
              da Marinha Portuguesa, a Sagres foi sujeita a diversos processos
              de manutenção de ciclo, bem como à primeira modernização,   PRINCIPAIS ÁREAS DA INTERVENÇÃO
              consumada em duas fases, em 1987 e 1991. Na prossecução do
              cumprimento do seu ciclo de manutenção, durante o período   CASCO, ESTRUTURA E MASTREAÇÃO
              compreendido entre novembro de 2018 e dezembro de 2019, o   A reparação estrutural do NRP Sagres incidiu essencialmente
              navio foi sujeito a mais um processo técnico de manutenção que   em duas áreas. A primeira diz respeito à inspeção/revisão inte-
              contemplou, e integrou, uma revisão intermédia e uma docagem   gral do aparelho propulsor principal e a segunda tem por obje-
              (RI04/D04), bem como a 1ª fase de uma nova modernização de   Ɵ vo garanƟ r a integridade e a conservação do casco do navio.
              que a Sagres carecia há já mais de uma década. Os compromissos   O aparelho vélico da Sagres tem uma confi guração de barca
              assumidos com a parƟ cipação do navio na viagem de circum-na-  de três mastros, com gáveas parƟ das e mezena parƟ da, onde
              vegação de comemoração do V Centenário da viagem de Fernão   se inclui velas de pano redondo e laƟ no, essenciais para a pro-
              de Magalhães à volta do mundo e a parƟ cipação  Portuguesa   pulsão e manobrabilidade do navio. Considerando a sua impor-
              nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 foram impulso bastante   tância para a operação segura do navio à vela foi realizada uma
              para uma intervenção em profundidade. Este processo técnico,   revisão geral ao aparelho do navio, tendo por objeƟ vo idenƟ fi car
              robusto e tecnicamente exigente, visou não só a reposição dos   e corrigir anomalias estruturais.  Assim, as vergas foram desmon-
              padrões de qualidade, segurança, habitabilidade e bem-estar   tadas e juntamente com a mastreação, os acessórios e olhais do
              necessários para o emprego operacional do navio, na exigente   aparelho, foram alvo de inspeção (com recurso a ensaios não
              viagem de circum-navegação, assim como, instalou as primeiras   destruƟ vos) e sujeitos a conservação, sendo que os elementos


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