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REVISTA DA ARMADA | 553
NRP SAGRES
PREPARAÇÃO DA VIAGEM DE CIRCUM-NAVEGAÇÃO 2020
MANUTENÇÃO E MODERNIZAÇÃO
Parte I
Sagres no Tejo – Largada para a volta ao mundo em 2020.
Foto CMG M Farinha Alves
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DESCRIÇÃO GERAL alterações que consƟ tuem o início do projeto da segunda moder-
nização da Sagres, a executar faseadamente ao longo dos próxi-
NRP Sagres , construído e lançado à água nos estaleiros da mos anos. Como seguidamente será explanado, a transversali-
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O Blohm&Voss, na cidade de Hamburgo em 1937, foi aumen- dade da intervenção teve refl exos nas diversas áreas de bordo
tado ao efeƟ vo dos navios da Armada em 30 de janeiro de 1962 – casco e mastreação, linha de veios e manga, habitabilidade e
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como navio-escola. A Sagres é um veleiro de três mastros que bem-estar, sistemas auxiliares da plataforma e equipamentos de
arma em barca com gáveas e mezenas parƟ das, e de acordo com ajudas à navegação e comunicações – e promoveu a capitaliza-
as exigências do projeto de construção, o seu casco foi construído ção de sinergias tendentes à oƟ mização e fi abilidade do emprego
com chapas de aço de dez milímetros de espessura, rebitadas e operacional do navio, como vetor importante da representação
parcialmente soldadas. Ao longo dos seus já 58 anos ao serviço externa do Estado Português.
da Marinha Portuguesa, a Sagres foi sujeita a diversos processos
de manutenção de ciclo, bem como à primeira modernização, PRINCIPAIS ÁREAS DA INTERVENÇÃO
consumada em duas fases, em 1987 e 1991. Na prossecução do
cumprimento do seu ciclo de manutenção, durante o período CASCO, ESTRUTURA E MASTREAÇÃO
compreendido entre novembro de 2018 e dezembro de 2019, o A reparação estrutural do NRP Sagres incidiu essencialmente
navio foi sujeito a mais um processo técnico de manutenção que em duas áreas. A primeira diz respeito à inspeção/revisão inte-
contemplou, e integrou, uma revisão intermédia e uma docagem gral do aparelho propulsor principal e a segunda tem por obje-
(RI04/D04), bem como a 1ª fase de uma nova modernização de Ɵ vo garanƟ r a integridade e a conservação do casco do navio.
que a Sagres carecia há já mais de uma década. Os compromissos O aparelho vélico da Sagres tem uma confi guração de barca
assumidos com a parƟ cipação do navio na viagem de circum-na- de três mastros, com gáveas parƟ das e mezena parƟ da, onde
vegação de comemoração do V Centenário da viagem de Fernão se inclui velas de pano redondo e laƟ no, essenciais para a pro-
de Magalhães à volta do mundo e a parƟ cipação Portuguesa pulsão e manobrabilidade do navio. Considerando a sua impor-
nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 foram impulso bastante tância para a operação segura do navio à vela foi realizada uma
para uma intervenção em profundidade. Este processo técnico, revisão geral ao aparelho do navio, tendo por objeƟ vo idenƟ fi car
robusto e tecnicamente exigente, visou não só a reposição dos e corrigir anomalias estruturais. Assim, as vergas foram desmon-
padrões de qualidade, segurança, habitabilidade e bem-estar tadas e juntamente com a mastreação, os acessórios e olhais do
necessários para o emprego operacional do navio, na exigente aparelho, foram alvo de inspeção (com recurso a ensaios não
viagem de circum-navegação, assim como, instalou as primeiras destruƟ vos) e sujeitos a conservação, sendo que os elementos
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