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REVISTA DA ARMADA | 554
AEROPORTO DO MONTIJO
UM SONHO DE SACADURA CABRAL COM 100 ANOS
Carta de aeródromo do MonƟ jo (07MAR13)
Em 1941 iniciaram-se as obras do “Centro de Aviação Sacadura Cabral”.
A construção do aeroporto complementar de Lisboa no MonƟjo, quer seja pela importância estratégica que tem, quer seja pela
acesa onda de debates que este Ɵpo de decisões naturalmente gera, tem sido um dos temas dominantes da nossa atualidade.
Porém, este tema não é assim tão atual como se possa pensar; na verdade, é já um tema centenário! Foi em 1919 que surgiu, pela
primeira vez, a ideia de se construir um aeroporto na península do MonƟ jo.
CENTRO DE AVIAÇÃO NAVAL Para melhor compreender como surge este pro-
PROVISÓRIO DO BOM SUCESSO jeto, temos de recuar ao ano de 1916, quando
Portugal entrou na Grande Guerra e passou a
laro que esta era uma ideia muito avançada estar sob a ameaça dos submarinos alemães.
Cpara a época, bem à frente do seu tempo, Nesta altura, ainda em França a Ɵrar o seu
que só poderia vir de uma brilhante mente brevet de piloto, Sacadura Cabral começa
visionária. Neste caso, veio exatamente obsƟnadamente a tentar convencer o
do Português que melhor interpretou e Ministro da Marinha a criar uma compo-
anteviu a posição estratégica de Portugal nente de aviação na Armada para com-
nas rotas transatlânƟcas de navegação bater os U-boat.
aérea; rotas que naquela altura eram Quando regressa a Portugal em setem-
ainda um sonho, mas para o qual deu um bro, é-lhe confiada a missão de escolher
valioso contributo para que se tornassem a localização do futuro centro de aviação
realidade. Referimo-nos, obviamente, ao naval. Sacadura Cabral escolhe um ter-
Comandante Sacadura Cabral. reno na quinta do Alfeite, mas provavel-
Encontra-se no Arquivo Histórico da Mari- mente porque a Marinha já nessa altura
nha um relatório, de Sacadura Cabral, com um planeava construir ali a sua futura base
estudo preliminar para uma melhor localização naval, o aviador vê a sua proposta recusada.
do Centro de Aviação Naval de Lisboa que, à data, Comte. Sacadura Cabral Em alternaƟva, propõe a doca do Bom Sucesso
estava instalado a ơtulo provisório na doca do Bom como local provisório para instalar o seu centro de
Sucesso. Neste estudo, Sacadura Cabral refere que as exce- aviação. Assim aconteceu em 1917, mas rapidamente o
lentes condições naturais da península do MonƟjo não só eram ideais Bom Sucesso demonstrou ser um local acanhado e inapropriado
para construir ali uma base de hidroaviões, como também um aeró- para a operação de hidroaviões, necessitando de ser subsƟ tuído
dromo terrestre que poderia consƟtuir o futuro aeroporto de Lisboa. por outro com melhores condições.
28 AGOSTO 2020