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REVISTA DA ARMADA | 554


                AEROPORTO DO MONTIJO



                UM SONHO DE SACADURA CABRAL COM 100 ANOS

























                         Carta de aeródromo do MonƟ jo (07MAR13)










               Em 1941 iniciaram-se as obras do “Centro de Aviação Sacadura Cabral”.



              A construção do aeroporto complementar de Lisboa no MonƟjo, quer seja pela importância estratégica que tem, quer seja pela

              acesa onda de debates que este Ɵpo de decisões naturalmente gera, tem sido um dos temas dominantes da nossa atualidade.
              Porém, este tema não é assim tão atual como se possa pensar; na verdade, é já um tema centenário! Foi em 1919 que surgiu, pela
              primeira vez, a ideia de se construir um aeroporto na península do MonƟ jo.


              CENTRO DE AVIAÇÃO NAVAL                                         Para melhor compreender como surge este pro-
              PROVISÓRIO DO BOM SUCESSO                                        jeto, temos de recuar ao ano de 1916, quando
                                                                                 Portugal entrou na Grande Guerra e passou a
                 laro que esta era uma ideia muito avançada                       estar sob a ameaça dos submarinos alemães.
              Cpara a época, bem à frente do seu tempo,                            Nesta altura, ainda em França a Ɵrar o seu

              que só poderia vir de uma brilhante mente                             brevet de piloto, Sacadura Cabral começa
              visionária. Neste caso, veio exatamente                               obsƟnadamente a tentar convencer o

              do Português que melhor interpretou e                                  Ministro da Marinha a criar uma compo-
              anteviu a posição estratégica de Portugal                              nente de aviação na Armada para com-
              nas rotas transatlânƟcas de navegação                                  bater os U-boat.

              aérea; rotas que naquela altura eram                                    Quando regressa a Portugal em setem-
              ainda um sonho, mas para o qual deu um                                 bro, é-lhe confiada a missão de escolher

              valioso contributo para que se tornassem                               a localização do futuro centro de aviação
              realidade. Referimo-nos, obviamente, ao                               naval. Sacadura Cabral escolhe um ter-
              Comandante Sacadura Cabral.                                           reno na quinta do Alfeite, mas provavel-
               Encontra-se no Arquivo Histórico da Mari-                           mente porque a Marinha já nessa altura
              nha um relatório, de Sacadura Cabral, com um                        planeava construir ali a sua futura base
              estudo preliminar para uma melhor localização                      naval, o aviador vê a sua proposta recusada.
              do Centro de Aviação Naval de Lisboa que, à data,   Comte. Sacadura Cabral  Em alternaƟva, propõe a doca do Bom Sucesso


              estava instalado a ơtulo provisório na doca do Bom             como local provisório para instalar o seu centro de
              Sucesso. Neste estudo, Sacadura Cabral refere que as exce-  aviação. Assim aconteceu em 1917, mas rapidamente o
              lentes condições naturais da península do MonƟjo não só eram ideais   Bom Sucesso demonstrou ser um local acanhado e inapropriado

              para construir ali uma base de hidroaviões, como também um aeró-  para a operação de hidroaviões, necessitando de ser subsƟ tuído

              dromo terrestre que poderia consƟtuir o futuro aeroporto de Lisboa.   por outro com melhores condições.
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