Page 27 - Revista da Armada
P. 27
REVISTA DA ARMADA | 554
a consulta dos registos do museu através da aplicação InWeb na de conteúdos adequados dos museus, visando a realidade vir-
página de internet do Museu de Marinha, no chamado “Museu tual/digital, verificando-se uma intensificação da sua procura em
Digital” (hƩ ps://museudigital.marinha.pt/pesquisa/). O acesso tempo de confinamento. Esta alteração do produto a oferecer,
pode ainda ter lugar através do Portal das InsƟtuições de Memó- impõe a necessidade de aperfeiçoamento de novas competências
ria da Defesa Nacional (hƩ ps://portalmemoria.defesa.gov.pt/). para os profissionais dos museus, representando um desafi o adi-
A gestão integrada das diferentes cional à sua gestão.
coleções do museu, nomeadamente O programa educaƟvo e de medição
o acervo de peças, o Centro de Docu- cultural, do MM, encontra-se focado
mentação, o Arquivo Histórico de Ima- nas escolas e nos grupos organizados,
gens da Marinha e o Arquivo de Dese- realizando-se visitas guiadas temáƟ -
nhos e Planos é realizada desde 2011 cas ou de caráter geral e ainda visitas
com o programa InPatrimonium. Esta teatralizadas realizadas com o recurso
base de dados gere o registo e todos a parceiros do Museu. Esta aƟ vidade
os aspetos relacionados com o espólio encontra-se atualmente limitada pela
museológico, como os emprésƟ mos, dimensão dos grupos a que se pode
movimentos de peças, intervenções permiƟr o acesso ao Museu, assim
de conservação e restauro, exposi- como pelo quase desaparecimento
ções e outros eventos realizados pelo das aƟvidades escolares presenciais.
Museu e a consulta do seu acervo A cooperação com a EN e o seu Cen-
através da aplicação InWeb. tro de InvesƟgação (CINAV), na área da
No período de confi namento incre- invesƟ gação cienơfica, é complemen-
mentou-se a produção de vídeos com tada com um protocolo com a Univer-
conteúdos sobre o Museu, as suas sidade Lusófona, exisƟ ndo ainda uma
coleções e ações on-line de mediação intensa cooperação com vários museus
cultural, procurando manter a ligação municipais.
com o seu público tradicional e criar A pandemia COVID-19 teve um
empaƟa com novos públicos, em par- impacto signifi caƟvo na programação
Ɵcular com os mais jovens. Para além das exposições temporárias, com diver-
de poderem ser acedidos através do sos parceiros a cancelarem as aƟ vida-
síƟo da internet do museu (hƩ ps:// des programadas para o corrente ano.
ccm.marinha.pt/pt/museu), no link A exposição sobre o Almirante Gago
“O Museu em sua Casa”, os vídeos são CouƟnho irá permanecer em exibição
divulgados nas redes sociais, nomea- na Torre Oca até ao fim do ano de 2020,
damente nas páginas de Facebook da Marinha Portuguesa e da e em 2022 terão lugar as exposições comemoraƟvas do Centenário
CCM – Comissão Cultural de Marinha. Recentemente inaugurou- da Travessia Aérea do AtlânƟco Sul e do Centenário da morte do
-se a página do INSTAGRAM do Museu de Marinha (@MuseuMa- Príncipe Alberto I do Mónaco. Por ocasião do 160º aniversário irá
rinha) dirigida aos jovens. promover-se uma exposição sobre o fundador do Museu de Mari-
Encontram-se ainda em desenvolvimento projetos para elabora- nha, o rei D. Luís I, e a sua carreira naval.
ção de guias digitais para visitantes, recorrendo aos códigos QR, Estamos à sua espera. Traga a sua família e amigos. Venha visitar
para se poderem efetuar visitas virtuais. o Museu de Marinha e os seus tesouros e mergulhe na história da
O aumento destas aƟvidades através de suportes e plataformas sua Marinha.
digitais, com acento na divulgação e comunicação pela internet,
são reveladoras da importância crescente do desenvolvimento Colaboração do MUSEU DE MARINHA
Foto Bruno Neves
AGOSTO 2020 27