Page 23 - Revista da Armada
P. 23

REVISTA DA ARMADA | 558

              voo e a concentração e focus essenciais à sua realização em absoluta   Realço ainda a harmoniosa integração a bordo de todos os milita-
              segurança.                                          res alemães do destacamento, assente na forma como a guarnição
               Apesar das inúmeras rendições de militares efetuadas, entre as   os fez sen  r em casa e parte da equipa, facto reportado incontáveis
              quais pra  camente todos os intervenientes diretos, a exposição do   vezes pelos próprios.
              navio às operações de voo, durante as missões realizadas no ano   O destacamento, de comum acordo, veio a ser ba  zado  como
              de 2019, com os destacamentos nacionais WOLFPACK e REDBULL   OLAF, o diver  do boneco de neve personagem do fi lme Frozen, nick-
              em quatro dessas missões, o plano de treino executado no Centro   name perfeitamente adequado à área onde iríamos operar.
              Integrado de Treino e Avaliação Naval e, durante a úl  ma missão   A permanência da aeronave a bordo totalizou 18 dias, incluindo
              GAN 20 – Operação FOCH, as oportunidades exploradas de operar   dois dias atracado em Bodo, Noruega, e dois dias de NO FLY DAY,
              com aeronaves Dauphin e Lynx de marinhas aliadas, permi  ram que   com emprego operacional a Norte do Círculo Polar Ár  co com a
              o fator humano fosse um ponto forte do navio.       duração de 12 dias.
               Existem ainda um conjunto de equipamentos e sistemas fundamen-  Durante o período de embarque, foram cumpridas 31 horas e 55
              tais às operações de voo, tais como radares adequados, embarcações   minutos de voo, compreendendo um período de integração, fami-
              disponíveis, comunicações, iluminação, etc. e um fator importante e   liarização e harmonização de procedimentos, o cumprimento inte-
              transversal a todo o navio a que gosto de chamar “cultura de ope-  gral dos requisitos de treino próprio do destacamento alemão e do
              rações de voo” que, sem dúvida, existe a bordo do NRP Corte-Real.  navio, emprego tá  co no âmbito do programa de treino operacional
               Em resumo, o navio apresentou-se inteiramente preparado para   do SNMG1, par  cipação em séries de guerra de super  cie durante o
              receber o destacamento de helicópteros alemão.      exercício FLOTEX 2020, busca e compilação do panorama de super  -
               O destacamento alemão efetuou, igualmente, uma preparação   cie e trânsitos de projeção e retração.
              própria rigorosa e cuidada. Ao longo de vários meses, o permanente   O emprego de aeronave orgânica durante este período permi  u,
              diálogo entre o navio, o destacamento e a equipa de ligação da   ainda, garan  r as qualifi cações de Helicopter Controller, (navio e ele-
              Esquadrilha de Helicópteros (com um papel relevan  ssimo no pro-  mento do staff  do SNMG1), Flight Deck Offi  cer, e Equipa de Convés
              cesso), cons  tuída pelo CFR Saldanha Junceiro e pelo 1SAR Moreira   de Voo do navio.
              Engrácio, foram tornando o complexo em simples, removendo obs-  A área de operações, complexa e exigente, considerando a geogra-
              táculos e harmonizando procedimentos. Esta preparação, efetuada   fi a dos fi ordes noruegueses, as condições meteorológicas e oceano-
              em plena pandemia, incluiu a visita a bordo do Comandante do des-  gráfi cas e o curto período de luz solar, foi um desafi o ultrapassado
              tacamento alemão e de um ofi cial técnico de manutenção.  em conjunto, alicerçado na inegável perícia e competência dos três
               A fase de execução foi o culminar de um processo que a todos   pilotos alemães do destacamento.
              apaixonou desde o início. Assim, em 9 de novembro, em Wilhel-  Saliento a permanente disponibilidade da aeronave durante todo
              mshaven, Alemanha, foi efetuado o embarque de treze militares e   o período do embarque, sem registo de avarias, tendo cumprido,
              da totalidade do material do destacamento. Condições de visibili-  sem limitações, todas as tarefas que lhe foram atribuídas.
              dade adversas inviabilizaram o embarque nessa data da aeronave   Ficaram também gravadas na memória cole  va de todos, já com o
              e dos restantes três elementos, o que veio a acontecer em 12 de   desembarque do OLAF no horizonte, as operações de voo efetuadas
              novembro, após o Lynx MK88A ter sido autorizado a descolar da   em simultâneo com um reabastecimento no mar, cons  tuindo um
              base de Nordholz.                                   dos eventos mais marcantes do embarque do destacamento alemão.
               Após o primeiro green deck autorizado, e com a natural ansiedade   Os momentos mais di  ceis a bordo com o OLAF foram apenas
              já ultrapassada, depois da primeira aterragem, foi com incon  da   dois. O primeiro foi a singela cerimónia de despedida, realizada no
              alegria que abracei e desejei as boas vindas a bordo ao Comandante   hangar, com troca de ofertas e lembranças e os discursos da praxe,
              do Destacamento, CFR Tobias Schmidt.                em que os vários intervenientes não conseguiram conter a emo-
               Na minha opinião, existe ainda uma condição fundamental para o   ção na voz, e muito menos as lágrimas. O segundo, pessoalmente
              sucesso das operações de voo. Refi ro-me à confi ança inabalável e   e como Comandante, foi a úl  ma descolagem do OLAF, sen  ndo
              biunívoca que tem de exis  r entre o Comandante e o Comandante   um aperto de saudade no coração ao ver e ouvir uma sequência já
              do Destacamento. Já conhecia o CFR Tobias, aquando da sua visita ao   habitual “OLAF descolou – sobre o convés de voo – OLAF safo por
              navio e através dos emails trocados durante a fase de planeamento.   es  bordo” e concluir que um período ímpar e inesquecível   nha
              Agora a bordo, a navegar, essa relação de confi ança pessoal e ímpar     do o seu término, e que, na minha guarnição, o sen  mento era
              rapidamente cresceu e consolidou-se de forma surpreendente.  idên  co.

















                                                                                                                     Foto LR Elisabete Angelina









                                                                                                        JANEIRO 2021  23
   18   19   20   21   22   23   24   25   26   27   28