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REVISTA DA ARMADA | 558
voo e a concentração e focus essenciais à sua realização em absoluta Realço ainda a harmoniosa integração a bordo de todos os milita-
segurança. res alemães do destacamento, assente na forma como a guarnição
Apesar das inúmeras rendições de militares efetuadas, entre as os fez sen r em casa e parte da equipa, facto reportado incontáveis
quais pra camente todos os intervenientes diretos, a exposição do vezes pelos próprios.
navio às operações de voo, durante as missões realizadas no ano O destacamento, de comum acordo, veio a ser ba zado como
de 2019, com os destacamentos nacionais WOLFPACK e REDBULL OLAF, o diver do boneco de neve personagem do fi lme Frozen, nick-
em quatro dessas missões, o plano de treino executado no Centro name perfeitamente adequado à área onde iríamos operar.
Integrado de Treino e Avaliação Naval e, durante a úl ma missão A permanência da aeronave a bordo totalizou 18 dias, incluindo
GAN 20 – Operação FOCH, as oportunidades exploradas de operar dois dias atracado em Bodo, Noruega, e dois dias de NO FLY DAY,
com aeronaves Dauphin e Lynx de marinhas aliadas, permi ram que com emprego operacional a Norte do Círculo Polar Ár co com a
o fator humano fosse um ponto forte do navio. duração de 12 dias.
Existem ainda um conjunto de equipamentos e sistemas fundamen- Durante o período de embarque, foram cumpridas 31 horas e 55
tais às operações de voo, tais como radares adequados, embarcações minutos de voo, compreendendo um período de integração, fami-
disponíveis, comunicações, iluminação, etc. e um fator importante e liarização e harmonização de procedimentos, o cumprimento inte-
transversal a todo o navio a que gosto de chamar “cultura de ope- gral dos requisitos de treino próprio do destacamento alemão e do
rações de voo” que, sem dúvida, existe a bordo do NRP Corte-Real. navio, emprego tá co no âmbito do programa de treino operacional
Em resumo, o navio apresentou-se inteiramente preparado para do SNMG1, par cipação em séries de guerra de super cie durante o
receber o destacamento de helicópteros alemão. exercício FLOTEX 2020, busca e compilação do panorama de super -
O destacamento alemão efetuou, igualmente, uma preparação cie e trânsitos de projeção e retração.
própria rigorosa e cuidada. Ao longo de vários meses, o permanente O emprego de aeronave orgânica durante este período permi u,
diálogo entre o navio, o destacamento e a equipa de ligação da ainda, garan r as qualifi cações de Helicopter Controller, (navio e ele-
Esquadrilha de Helicópteros (com um papel relevan ssimo no pro- mento do staff do SNMG1), Flight Deck Offi cer, e Equipa de Convés
cesso), cons tuída pelo CFR Saldanha Junceiro e pelo 1SAR Moreira de Voo do navio.
Engrácio, foram tornando o complexo em simples, removendo obs- A área de operações, complexa e exigente, considerando a geogra-
táculos e harmonizando procedimentos. Esta preparação, efetuada fi a dos fi ordes noruegueses, as condições meteorológicas e oceano-
em plena pandemia, incluiu a visita a bordo do Comandante do des- gráfi cas e o curto período de luz solar, foi um desafi o ultrapassado
tacamento alemão e de um ofi cial técnico de manutenção. em conjunto, alicerçado na inegável perícia e competência dos três
A fase de execução foi o culminar de um processo que a todos pilotos alemães do destacamento.
apaixonou desde o início. Assim, em 9 de novembro, em Wilhel- Saliento a permanente disponibilidade da aeronave durante todo
mshaven, Alemanha, foi efetuado o embarque de treze militares e o período do embarque, sem registo de avarias, tendo cumprido,
da totalidade do material do destacamento. Condições de visibili- sem limitações, todas as tarefas que lhe foram atribuídas.
dade adversas inviabilizaram o embarque nessa data da aeronave Ficaram também gravadas na memória cole va de todos, já com o
e dos restantes três elementos, o que veio a acontecer em 12 de desembarque do OLAF no horizonte, as operações de voo efetuadas
novembro, após o Lynx MK88A ter sido autorizado a descolar da em simultâneo com um reabastecimento no mar, cons tuindo um
base de Nordholz. dos eventos mais marcantes do embarque do destacamento alemão.
Após o primeiro green deck autorizado, e com a natural ansiedade Os momentos mais di ceis a bordo com o OLAF foram apenas
já ultrapassada, depois da primeira aterragem, foi com incon da dois. O primeiro foi a singela cerimónia de despedida, realizada no
alegria que abracei e desejei as boas vindas a bordo ao Comandante hangar, com troca de ofertas e lembranças e os discursos da praxe,
do Destacamento, CFR Tobias Schmidt. em que os vários intervenientes não conseguiram conter a emo-
Na minha opinião, existe ainda uma condição fundamental para o ção na voz, e muito menos as lágrimas. O segundo, pessoalmente
sucesso das operações de voo. Refi ro-me à confi ança inabalável e e como Comandante, foi a úl ma descolagem do OLAF, sen ndo
biunívoca que tem de exis r entre o Comandante e o Comandante um aperto de saudade no coração ao ver e ouvir uma sequência já
do Destacamento. Já conhecia o CFR Tobias, aquando da sua visita ao habitual “OLAF descolou – sobre o convés de voo – OLAF safo por
navio e através dos emails trocados durante a fase de planeamento. es bordo” e concluir que um período ímpar e inesquecível nha
Agora a bordo, a navegar, essa relação de confi ança pessoal e ímpar do o seu término, e que, na minha guarnição, o sen mento era
rapidamente cresceu e consolidou-se de forma surpreendente. idên co.
Foto LR Elisabete Angelina
JANEIRO 2021 23