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REVISTA DA ARMADA | 560





 A LISBOA-FUNCHAL






              dois requisitos: a aquisição de uma aeronave apropriada para a   as técnicas uƟ lizadas pela navegação maríƟ ma são aplicáveis e
              viagem; e o desenvolvimento de um método que permiƟ sse a uma   sufi cientes.
              aeronave navegar em pleno oceano sem referências no terreno.   Por esta altura Gago CouƟ nho estaria já a estudar o desenvol-
                                                                  vimento de um sextante de horizonte arƟ fi cial e acabou por reo-
                                                                  rientar o seu trabalho no senƟ do de o tornar aplicável à navega-
              REQUISITOS DA VIAGEM  MODIFICAÇÃO                  ção aérea. Em setembro de 1919 tem já pronto o seu “astrolábio
              DO SEXTANTE                                         de precisão”. Este sextante foi modifi cado adotando uma solução
               Presumimos que Sacadura Cabral não terá considerado outra   geométrica genial: introduziu uma bolha de nível, posicionada
              opção para além de convidar o seu anƟ go chefe das campanhas     de tal modo que a distância do olho do observador à imagem
              geodésicas em África, o Comandante Gago CouƟ nho, para jun-  refl eƟ da da bolha era igual ao raio do mesmo nível. Este arƟ İ cio
              tos cogitarem um método de navegação. Terá sido logo em maio   fazia com que nas oscilações do instrumento, os movimentos das
              de 1919 que Gago CouƟ nho começou a abordar o problema   imagens refl eƟ das do astro e da bolha Ɵ vessem a mesma ampli-
              da navegação aérea, uma área sobre a qual já exisƟ a bastante   tude, eliminando assim as difi culdades de que se queixavam os
              bibliografi a, mas no que respeitava à navegação oceânica, era   navegadores a respeito dos sextantes americanos e britânicos.
              ainda muito conceptual.
               Consultando os primeiros manuais de navegação aérea, nota-se   REQUISITOS DA VIAGEM  OS MEIOS AÉREOS
              que embora estes apresentem técnicas avançadas de navegação
              com referências visuais no terreno (povoações, linhas de água,   Por seu lado, Sacadura Cabral parƟ u em julho de 1919 para a
              ferrovias, etc.), no que diz respeito à navegação oceânica sem   França, Itália e Grã-Bretanha, para adquirir a aeronave para o voo
              referências, tendem a insinuar que até à navegação radiogonio-  Lisboa-Rio. O aviador desejava tentar o raid até março de 1920 e,
              métrica estar sufi cientemente desenvolvida, a solução passará   para tal, pretendia um hidroavião com capacidade e fi abilidade para
              por se uƟ lizar navegação astronómica, deixando subjacente que   voar as 1620 milhas que separam a Praia (Cabo Verde) de Pernam-
                                                                  buco. Poucas semanas depois descobriu que as aeronaves com estas
                                                                  caracterísƟ cas estavam ainda em fase de projeto… Embora Sacadura
                                                                  Cabral refi ra a possibilidade de fazer escala na ilha de Fernando
                                                                  Noronha, para reduzir em 300 milhas este voo, reconhece também





                                                                                                                          Foto Direção Regional do Arquivo e Biblioteca da Madeira






































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