Page 17 - Revista da Armada
P. 17

REVISTA DA ARMADA | 560


              CONFERÊNCIA IDEIA 2021



              A 2.ª Conferência IDEIA, sob o mote “Inovação nas Operações MaríƟ mas: Alinhamento com a Academia e Indústria”, decorreu
              nos dias 26 e 27 de janeiro de 2021, em formato online. Em 2020 a 1.ª Conferência Ɵ nha-se virado primariamente para dentro da
              Marinha. Este ano procurou-se concreƟ zar uma conferência vocacionada à Inovação Aberta e que desse voz à Marinha, à Academia
              e à Indústria. A 2.ª Conferência focou-se, assim, na geração de insights, na apresentação de soluções a problemas diversos, sobre os
              quais nos podemos debruçar com recurso à inovação e à tecnologia, e fomentando a criação de novas comunidades de interesse e
              de inovadores e a colaboração em rede.

              O CAMINHO PARA A
                ª
              2.  CONFERÊNCIA
                 s conferências IDEIA nasceram em 2020,
              Acom periodicidade anual, enquadradas num
              impulso de inovação lançado na Marinha em 2018.
              Na primeira edição realizada na Escola Naval, esta-
              beleceu-se como objeƟ vo principal dar a conhecer
              internamente a Inovação na Marinha, aberta a
              todos num esforço de inovação colaboraƟ va.
               Nesse ano, foi criada a Estrutura de Acompanha-
              mento da InvesƟ gação, Desenvolvimento, Experi-
              mentação e Inovação da Armada (EA-IDEIA), con-
              gregando todas as áreas funcionais da Marinha,
              incluindo os centros de invesƟ gação e experimen-
              tação, com o objeƟ vo de coordenar o esforço e o
              invesƟ mento das aƟ vidades internas e externas
              neste âmbito e acelerando a inovação.   Sala de controlo da Conferência
               A preparação da IDEIA 2021 foi desencadeada
              6 meses antes, tendo como ponto de parƟ da uma refl exão com   calamidade, também houve novidades no formato da conferên-
              base na experiência colhida com a organização da 1.ª Conferên-  cia, tais como:
              cia, o propósito de experimentar uma abordagem inovadora e o   •  a apresentação de ideias (call for ideas), desafi ando os uƟ li-
              desenvolvimento dum plano de comunicação. Seguiu-se a cria-  zadores fi nais, os académicos e os profi ssionais da indústria
              ção do logoƟ po e a construção do microsite.           a divulgar, parƟ lhar e inspirar os membros da comunidade
               Inicialmente planeada para um formato presencial, por via do   IDEIA;
              agravamento da situação pandémica, foi necessário adaptar todo   •  as InnovaƟ on Talks, isto é, painéis sobre Inovação com spea-
              o planeamento e logísƟ ca da conferência. Primeiro para um for-  kers das três esferas – Marinha, Academia e Indústria – e sob a
              mato híbrido (presencial e online) e, já no fi nal de dezembro, foi   moderação de um jornalista ligado às temáƟ cas das tecnologias.
              alterado novamente para um formato inteiramente online.  Esta edição pretendeu também apostar em apresentações
               Foram encetados os contactos com os  keynote speakers,   curtas e concisas, em género de pitch (com cerca de 10 minutos
              moderadores e oradores das InnovaƟ on Talks, bem como com   de duração), subsƟ tuindo as tradicionais apresentações acadé-
              os moderadores dos painéis temáƟ cos da conferência, formali-  micas, abrindo espaço à apresentação de ideias e soluções não
              zando-os com uma carta-convite. A receção das ideias (call for   normalizadas, assimétricas e de rotura com o presente.
              ideas) decorreu entre 16 de novembro e 31 de dezembro. Para   O desafi o lançado aos uƟ lizadores fi nais, académicos e profi s-
              a gestão dos resumos das ideias, biografi as e apresentações sub-  sionais da indústria, para divulgar, parƟ lhar e inspirar os mem-
              meƟ das, foi uƟ lizado o soŌ ware EasyChair. Terminada a avaliação   bros da comunidade IDEIA (call for ideas) fez emergir 115 ideias,
              dos resumos recebidos, estavam reunidas as condições para se   das quais foram selecionadas 84 para apresentação em 12 pai-
              publicar o programa fi nal. Para familiarizar os speakers em rela-  néis ao longo dos dois dias da conferência, complementados com
              ção à plataforma, foram realizadas várias sessões de testes entre   uma manhã para concreƟ zar o 12.º painel, reagendado.
              os dias 18 e 25 de janeiro.                           Em resultado do conceito desenvolvido para a IDEIA 2021, esta-
                                                                  beleceram-se como objeƟ vos específi cos:
              O CONCEITO IDEIA 2021                                 1.  Promover alinhamentos de inovação entre a comunidade das
              Colaboração. Criatividade. Inovação. Liderança. Tutela.  operações maríƟ mas, a Academia e a Indústria, através da
              Collaboration. Creativity. Innovation. Leadership.     parƟ lha de ideias, de desafi os operacionais, da idenƟ fi cação
              Guardianship.                                          de soluções e divulgação de produtos;
                                                                    2.  Apresentar e divulgar as ideias ou projetos mais promissores
               O conceito da IDEIA 2021 nasceu da necessidade de se promo-  selecionados a parƟ r dos call for ideas, dando-lhes visibili-
              ver um ecossistema de Inovação Aberta com a colaboração entre   dade na Conferência;
              a Defesa, a Academia e a Indústria na procura de novas tecnolo-  3.  Impulsionar a rede de inovação colaboraƟ va nacional e inter-
              gias e capacidades disrupƟ vas.                        nacional, promovendo a ligação da Marinha e da Autoridade
               Na segunda edição da IDEIA, para além do desafi o de trans-  MaríƟ ma Nacional (AMN) com a Academia e a Indústria,
              formar a própria conferência, na sua totalidade para o digital,   potenciando o seu desenvolvimento, parƟ lhando  conheci-
              face ao imperaƟ vo do confi namento moƟ vado pela situação de   mentos e fortalecendo a unidade de esforço na inovação.


                                                                                                        MARÇO 2021  17
   12   13   14   15   16   17   18   19   20   21   22