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REVISTA DA ARMADA | 560

               A esquadrilha foi, porém, surpreendida por um nevoeiro denso ao    CUTTERS DA CLASSE LEGEND
              largo das Flores e apenas o NC-4 de Albert Read (piloto comandante
              e navegador) conseguiu amarar em segurança no Faial, no dia 17   O USCGC Stone (WMSL-758) é o nono navio da classe Legend; foi ba  zado em
              de maio. Em 27 de maio descola de Ponta Delgada e, após um voo   29 de fevereiro de 2020 e formalmente aceite pela USCG, após provas de mar,
                                                                   a 9 de novembro. Trata-se dum navio oceânico com capacidades muito avan-
              de cerca de 10 horas, seguindo uma rota balizada por 14 contrator-  çadas, destacando-se o sistema de armas automa  zado, o convés de voo para
              pedeiros, amara no Tejo, concre  zando assim a primeira travessia   operação com helicópteros e sistemas aéreos não-tripulados, o sistema de com-
              aérea do Atlân  co.                                  bate e os sensores de úl  ma geração. Destaque ainda para as capacidades de:
               Devido a esta viagem, durante semanas os olhos do mundo es  -  – deteção e defesa contra ameaças NBQ; e
              veram postos em Portugal, numa altura em que a República ansiava   – lançar lanchas intercetoras de longo alcance.
              por reconhecimento internacional. Este terá certamente sido um   Deslocamento    4500 t
              dos mo  vos pelos quais toda a tripulação do NC-4 foi agraciada com   Comprimento  127,4 m
              a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, no   Boca        16,5 m
              dia 2 de junho de 1919. O CTEN Albert C. Read recebeu o grau de   Calado         6,9 m
              Comendador, enquanto os restantes tripulantes, incluindo Elmer              Diesel: 2 x MTU 20V
              Stone, foram inves  dos com o grau de Cavaleiro.       Propulsão       Turbina: 1 X General Electric LM2500
               Elmer Stone con  nuou ligado à aviação no Gabinete da Aeronáu-  Velocidade      28 Kts
                ca da US Navy, onde colaborou no desenvolvimento de sistemas   Alcance       12 000 Nm
              de catapulta para porta-aviões. Foi também um dos fundadores, em   Autonomia   60 a 90 dias
              1926, da aviação da Coast Guard. Nesse ano voltou ao mar, como   Guarnição        120
              ofi cial imediato do Modoc; em 1928 foi-lhe atribuído o comando do       Radar de aviso aéreo NA/SPS-75
              Monaghan e, em 1929, do Cummings, ambos an  gos contratorpe-            Radar de controlo de   ro: SPQ-9B
              deiros da Marinha, que passaram para a Guarda Costeira para auxi-  Sensores  Radar de super  cie: AN/SPS-79
              liar no esforço de imposição da “Lei Seca”.                              Guerra eletrónica: AN/SLQ-32
               Em março de 1932 regressou à aviação, para comandar a Coast            Peça de ar  lharia Mk110 57 mm
              Guard Air Sta  on Cape May (Nova Jérsia). Em maio de 1935 coman-           CIWS VULCAN-PHALANX
              dou o Air Patrol Detachment em San Diego (Califórnia), onde viria   Armamento  4 x metralhadoras 12.7 mm
              a falecer subitamente devido a complicações cardíacas. Foi sepul-         2 x metralhadoras 7.62 mm
              tado no Cemitério Nacional de Arlington e, em 1983, foi admi  do no   2 x Mk36 SRBOC/2 NULKA contramedidas Chaff
              Quadro de Honra da Aviação Naval Americana.                                2 x MH-65C Dolphin ou
                                                                     Aeronaves        1 x MH-65C Dolphin e 2 VUAV  ou
                                                                                                         3
                                                                     orgânicas
              MISSÃO DO STONE                                                                 4 VUAV
                                                                      Lanchas        2, largadas à popa através de rampa
               Também é um facto curioso que o ofi cial da Marinha Portuguesa
              escolhido para embarcar no Stone seja um aviador naval, o 1TEN   O Comandante Morrison foi o primeiro adido da Coast Guard no
              Miguel Dias Pinheiro, que está colocado na Esquadrilha de Helicóp-  Gabinete de Adidos da Embaixada dos Estados Unidos no Japão.
              teros. O ofi cial foi projetado para os Estados Unidos nos princípios
              de dezembro, para poder cumprir em simultâneo com a guarnição                               BapƟ sta Cabral
              do Stone, um período de isolamento profi lá  co e treino básico. O                                   CFR
              Stone largou a 22 de dezembro de Pascagoula (Mississippi) para a
              sua primeira missão operacional, que incidirá principalmente na
              dissuasão de pesca ilegal e irregular no Mar das Caraíbas, mas que   Notas
                                                                     As Forças Armadas dos Estados Unidos da América dispõem de 6+2 ramos militares:
              também navegará no Atlân  co Sul, com paragens no Brasil. A mis-  1 o Exército, a Marinha, a Força Aérea, a Força Espacial, o Corpo de Fuzileiros Navais,
              são do navio termina a 1 de março e, pela mão do ofi cial embarcado,   a Guarda Costeira e duas Guardas Nacionais – uma do Exército e a outra da Força
              dar-se-á conta das peripécias do cruzeiro na próxima edição da RA.  Aérea. Sete desses ramos estão sob a alçada do Departamento da Defesa (DOD); a
               A honra de ser o primeiro C omandante do USCGC Stone coube   Guarda Costeira está na dependência do Departamento da Segurança Interna (DHS).
                                                                     Um cuƩ er é um navio da Guarda Costeira. Daí o acrónimo USCGC para United
              ao Captain Adam B. Morrison; este ofi cial terminou o curso na   2 States Coast Guard Cu  er.
              Academia da Guarda Costeira em 1995 e, na sua longa carreira no   3  Acrónimo de VerƟ cal-Launch Unmanned Aerial Vehicles.
              mar, já comandou os USCGC Chandeleur, Harriet Lane e Mohawk.

























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