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REVISTA DA ARMADA | 560
A esquadrilha foi, porém, surpreendida por um nevoeiro denso ao CUTTERS DA CLASSE LEGEND
largo das Flores e apenas o NC-4 de Albert Read (piloto comandante
e navegador) conseguiu amarar em segurança no Faial, no dia 17 O USCGC Stone (WMSL-758) é o nono navio da classe Legend; foi ba zado em
de maio. Em 27 de maio descola de Ponta Delgada e, após um voo 29 de fevereiro de 2020 e formalmente aceite pela USCG, após provas de mar,
a 9 de novembro. Trata-se dum navio oceânico com capacidades muito avan-
de cerca de 10 horas, seguindo uma rota balizada por 14 contrator- çadas, destacando-se o sistema de armas automa zado, o convés de voo para
pedeiros, amara no Tejo, concre zando assim a primeira travessia operação com helicópteros e sistemas aéreos não-tripulados, o sistema de com-
aérea do Atlân co. bate e os sensores de úl ma geração. Destaque ainda para as capacidades de:
Devido a esta viagem, durante semanas os olhos do mundo es - – deteção e defesa contra ameaças NBQ; e
veram postos em Portugal, numa altura em que a República ansiava – lançar lanchas intercetoras de longo alcance.
por reconhecimento internacional. Este terá certamente sido um Deslocamento 4500 t
dos mo vos pelos quais toda a tripulação do NC-4 foi agraciada com Comprimento 127,4 m
a Ordem Militar da Torre e Espada, do Valor, Lealdade e Mérito, no Boca 16,5 m
dia 2 de junho de 1919. O CTEN Albert C. Read recebeu o grau de Calado 6,9 m
Comendador, enquanto os restantes tripulantes, incluindo Elmer Diesel: 2 x MTU 20V
Stone, foram inves dos com o grau de Cavaleiro. Propulsão Turbina: 1 X General Electric LM2500
Elmer Stone con nuou ligado à aviação no Gabinete da Aeronáu- Velocidade 28 Kts
ca da US Navy, onde colaborou no desenvolvimento de sistemas Alcance 12 000 Nm
de catapulta para porta-aviões. Foi também um dos fundadores, em Autonomia 60 a 90 dias
1926, da aviação da Coast Guard. Nesse ano voltou ao mar, como Guarnição 120
ofi cial imediato do Modoc; em 1928 foi-lhe atribuído o comando do Radar de aviso aéreo NA/SPS-75
Monaghan e, em 1929, do Cummings, ambos an gos contratorpe- Radar de controlo de ro: SPQ-9B
deiros da Marinha, que passaram para a Guarda Costeira para auxi- Sensores Radar de super cie: AN/SPS-79
liar no esforço de imposição da “Lei Seca”. Guerra eletrónica: AN/SLQ-32
Em março de 1932 regressou à aviação, para comandar a Coast Peça de ar lharia Mk110 57 mm
Guard Air Sta on Cape May (Nova Jérsia). Em maio de 1935 coman- CIWS VULCAN-PHALANX
dou o Air Patrol Detachment em San Diego (Califórnia), onde viria Armamento 4 x metralhadoras 12.7 mm
a falecer subitamente devido a complicações cardíacas. Foi sepul- 2 x metralhadoras 7.62 mm
tado no Cemitério Nacional de Arlington e, em 1983, foi admi do no 2 x Mk36 SRBOC/2 NULKA contramedidas Chaff
Quadro de Honra da Aviação Naval Americana. 2 x MH-65C Dolphin ou
Aeronaves 1 x MH-65C Dolphin e 2 VUAV ou
3
orgânicas
MISSÃO DO STONE 4 VUAV
Lanchas 2, largadas à popa através de rampa
Também é um facto curioso que o ofi cial da Marinha Portuguesa
escolhido para embarcar no Stone seja um aviador naval, o 1TEN O Comandante Morrison foi o primeiro adido da Coast Guard no
Miguel Dias Pinheiro, que está colocado na Esquadrilha de Helicóp- Gabinete de Adidos da Embaixada dos Estados Unidos no Japão.
teros. O ofi cial foi projetado para os Estados Unidos nos princípios
de dezembro, para poder cumprir em simultâneo com a guarnição BapƟ sta Cabral
do Stone, um período de isolamento profi lá co e treino básico. O CFR
Stone largou a 22 de dezembro de Pascagoula (Mississippi) para a
sua primeira missão operacional, que incidirá principalmente na
dissuasão de pesca ilegal e irregular no Mar das Caraíbas, mas que Notas
As Forças Armadas dos Estados Unidos da América dispõem de 6+2 ramos militares:
também navegará no Atlân co Sul, com paragens no Brasil. A mis- 1 o Exército, a Marinha, a Força Aérea, a Força Espacial, o Corpo de Fuzileiros Navais,
são do navio termina a 1 de março e, pela mão do ofi cial embarcado, a Guarda Costeira e duas Guardas Nacionais – uma do Exército e a outra da Força
dar-se-á conta das peripécias do cruzeiro na próxima edição da RA. Aérea. Sete desses ramos estão sob a alçada do Departamento da Defesa (DOD); a
A honra de ser o primeiro C omandante do USCGC Stone coube Guarda Costeira está na dependência do Departamento da Segurança Interna (DHS).
Um cuƩ er é um navio da Guarda Costeira. Daí o acrónimo USCGC para United
ao Captain Adam B. Morrison; este ofi cial terminou o curso na 2 States Coast Guard Cu er.
Academia da Guarda Costeira em 1995 e, na sua longa carreira no 3 Acrónimo de VerƟ cal-Launch Unmanned Aerial Vehicles.
mar, já comandou os USCGC Chandeleur, Harriet Lane e Mohawk.
MARÇO 2021 9