Page 13 - Revista da Armada
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REVISTA DA ARMADA | 561

              foram equipadas com divisórias de acrílico, o que, fazendo
              lembrar a área de visitas de uma prisão, acabou por motivar
              algumas tiradas humorísticas. Após as refeições, cada militar
              higienizava o seu espaço; no exterior, organizado por aloja-
              mento, dispunha-se de um local designado, para aproveitar
              até 20 minutos de ar livre.
               O ROM iniciou-se no dia 7 de Dezembro, com todos os ele-
              mentos da guarnição a serem testados para Covid-19. Os que
              acusaram posiƟ vo, bem como os que haviam estado em con-
              tacto com eles, foram reƟ rados para um hotel nas proximida-
              des, onde permaneceram isolados até ao fi nal do ROM, acom-
              panhados pela equipa médica. Para ajudar a manter o moral
              do pessoal, todos os dias eram transmiƟ dos pelo 1MC  dois
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              “programas de rádio”: o Daily Dose of Dad Jokes, pelo Coman-                                         DR
              dante, e o Daily Trivia QuesƟ on, a cargo do ofi cial de Operações.                          8
              Este período terminou a 21 de Dezembro, após novo teste a   Eurocopter MH-65 Dolphin  Sikorsky MH-60T  Jayhawk
              toda a guarnição, permiƟ ndo garanƟ r a largada do navio no dia   Operam em quaisquer condições meteo; cerƟ fi cados para voo noturno
              seguinte sem qualquer caso de infeção por Covid a bordo.
               Para além destas medidas, outras houve que se prolonga-         Helicóptero SAR com dois motores
              ram durante a navegação, em especial as refeições por grupos   Peso máximo à descolagem –   Peso máximo à descolagem –
              e a utilização de máscaras N-95 por todos a bordo, apenas     4.300 kg                 9.927 Kg
              podendo ser retiradas no alojamento próprio, durante a prá-  Principal aeronave uƟ lizada nos
              tica de exercício físico, ou durante as refeições.     cuƩ ers da USCG dotados de
                                                                          convés de voo
              TREINO E CERTIFICAÇÃO
                                                                       4 tripulantes – 2 pilotos,   4 tripulantes – 2 pilotos e
               O navio largou do estaleiro na tarde de 22 de Dezembro, com   1 mecânico de voo e 1 nadador   2 especialistas em operações
              uma equipa de treino a bordo. A primeira semana e meia foi   recuperador               de voo
              passada numa área marítima designada, com terra à vista,   Máxima velocidade – 172 nós;   Máxima velocidade – 177 nós;
              sendo os primeiros dias dedicados a séries de treino assistido,   tecto máximo 5.000 metros  tecto máximo 1.670 metros
              especialmente focadas na actuação dos Oficiais de Quarto à
              Ponte e ao ECR .                                       Alcance máximo –  290 milhas   Alcance máximo –  808 milhas
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               O Natal foi aí passado, com uma troca de presentes entre     náuƟ cas                 náuƟ cas
              todos os elementos que quiseram participar. No entanto, uma   Velocidade de cruzeiro – 148 nós  Velocidade de cruzeiro – 139 nós
                                                                        Dispõe dum Sistema
                                                                   computorizado de gestão de voo;
                                                                   uma vez seleccionado pelo piloto,
                                                                     mantém o helicóptero estável
                                                                    e a pairar a 17 metros de altura
                                                                   sobre qualquer objeto. O Sistema
                                                                    também tem a opção de perfi s
                                                                     de voo / busca automáƟ cos,
                                                                    libertando a atenção do piloto
                                                                        para outras funções
                                                                    Embora guincho para as ações SAR seja o mesmo, o Dolphin não tem
                                                                       a capacidade de transporte de pessoas (até 6) do Jayhawk


                                                                  troca diferente – todos os presentes, embrulhados, estavam
                                                                  sobre uma mesa, e os participantes, ordenados aleatoria-
                                                                  mente, podiam escolher entre tirar um presente do conjunto
                                                                  e abri-lo, ou “roubar” um que outro participante já tivesse
                                                                  aberto, sendo que cada presente apenas poderia trocar de
                                                                  mãos três vezes, ficando bloqueado a partir daí.
                                                                    Os dias seguintes foram dedicados à aviação, com uma
                                                                  equipa do Centro de Treino de Aviação  e um helicóptero
                                                                                                    7
                                                                  MH-60 a voar para bordo, a fim de certificar o navio para ope-
                                                                  rações de voo. Aqui tive a oportunidade de apoiar o navio,
    a estavam perfeitamente ao alcance dos B-17s ee               fruto da minha especialização e experiência neste tipo de ope-
                                                                  rações. Terminada esta fase, a 29 de Dezembro, o navio ficou
        Rio de Janeiro  Montevideu     Salvador       San Juan    certificado, sendo a primeira vez que tal ocorreu na navegação
                                                                  inaugural de um navio desta classe. Foi assim possível embar-
           20 JAN        25 JAN         10 FEV        18 FEV      car, logo no dia 30, um helicóptero MH-65E e o correspon-
           22 JAN        27 JAN         11 FEV          -         dente Destacamento de Aviação.


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