Page 13 - Revista da Armada
P. 13
REVISTA DA ARMADA | 561
foram equipadas com divisórias de acrílico, o que, fazendo
lembrar a área de visitas de uma prisão, acabou por motivar
algumas tiradas humorísticas. Após as refeições, cada militar
higienizava o seu espaço; no exterior, organizado por aloja-
mento, dispunha-se de um local designado, para aproveitar
até 20 minutos de ar livre.
O ROM iniciou-se no dia 7 de Dezembro, com todos os ele-
mentos da guarnição a serem testados para Covid-19. Os que
acusaram posiƟ vo, bem como os que haviam estado em con-
tacto com eles, foram reƟ rados para um hotel nas proximida-
des, onde permaneceram isolados até ao fi nal do ROM, acom-
panhados pela equipa médica. Para ajudar a manter o moral
do pessoal, todos os dias eram transmiƟ dos pelo 1MC dois
5
“programas de rádio”: o Daily Dose of Dad Jokes, pelo Coman- DR
dante, e o Daily Trivia QuesƟ on, a cargo do ofi cial de Operações. 8
Este período terminou a 21 de Dezembro, após novo teste a Eurocopter MH-65 Dolphin Sikorsky MH-60T Jayhawk
toda a guarnição, permiƟ ndo garanƟ r a largada do navio no dia Operam em quaisquer condições meteo; cerƟ fi cados para voo noturno
seguinte sem qualquer caso de infeção por Covid a bordo.
Para além destas medidas, outras houve que se prolonga- Helicóptero SAR com dois motores
ram durante a navegação, em especial as refeições por grupos Peso máximo à descolagem – Peso máximo à descolagem –
e a utilização de máscaras N-95 por todos a bordo, apenas 4.300 kg 9.927 Kg
podendo ser retiradas no alojamento próprio, durante a prá- Principal aeronave uƟ lizada nos
tica de exercício físico, ou durante as refeições. cuƩ ers da USCG dotados de
convés de voo
TREINO E CERTIFICAÇÃO
4 tripulantes – 2 pilotos, 4 tripulantes – 2 pilotos e
O navio largou do estaleiro na tarde de 22 de Dezembro, com 1 mecânico de voo e 1 nadador 2 especialistas em operações
uma equipa de treino a bordo. A primeira semana e meia foi recuperador de voo
passada numa área marítima designada, com terra à vista, Máxima velocidade – 172 nós; Máxima velocidade – 177 nós;
sendo os primeiros dias dedicados a séries de treino assistido, tecto máximo 5.000 metros tecto máximo 1.670 metros
especialmente focadas na actuação dos Oficiais de Quarto à
Ponte e ao ECR . Alcance máximo – 290 milhas Alcance máximo – 808 milhas
6
O Natal foi aí passado, com uma troca de presentes entre náuƟ cas náuƟ cas
todos os elementos que quiseram participar. No entanto, uma Velocidade de cruzeiro – 148 nós Velocidade de cruzeiro – 139 nós
Dispõe dum Sistema
computorizado de gestão de voo;
uma vez seleccionado pelo piloto,
mantém o helicóptero estável
e a pairar a 17 metros de altura
sobre qualquer objeto. O Sistema
também tem a opção de perfi s
de voo / busca automáƟ cos,
libertando a atenção do piloto
para outras funções
Embora guincho para as ações SAR seja o mesmo, o Dolphin não tem
a capacidade de transporte de pessoas (até 6) do Jayhawk
troca diferente – todos os presentes, embrulhados, estavam
sobre uma mesa, e os participantes, ordenados aleatoria-
mente, podiam escolher entre tirar um presente do conjunto
e abri-lo, ou “roubar” um que outro participante já tivesse
aberto, sendo que cada presente apenas poderia trocar de
mãos três vezes, ficando bloqueado a partir daí.
Os dias seguintes foram dedicados à aviação, com uma
equipa do Centro de Treino de Aviação e um helicóptero
7
MH-60 a voar para bordo, a fim de certificar o navio para ope-
rações de voo. Aqui tive a oportunidade de apoiar o navio,
a estavam perfeitamente ao alcance dos B-17s ee fruto da minha especialização e experiência neste tipo de ope-
rações. Terminada esta fase, a 29 de Dezembro, o navio ficou
Rio de Janeiro Montevideu Salvador San Juan certificado, sendo a primeira vez que tal ocorreu na navegação
inaugural de um navio desta classe. Foi assim possível embar-
20 JAN 25 JAN 10 FEV 18 FEV car, logo no dia 30, um helicóptero MH-65E e o correspon-
22 JAN 27 JAN 11 FEV - dente Destacamento de Aviação.
ABRIL 2021 13