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REVISTA DA ARMADA | 561
Foto US Coast Guard Foto TEN M Miguel Dias Pinheiro
Demonstração à Marinha do Brasil de técnicas de algemagem Recolha do MH-65 no hangar
NAVEGAÇÃO I A missão continuou para Sul até Montevideu (Uruguai),
interrogando alguns pesqueiros brasileiros até lá. Começou
Entrou-se em 2021 já a navegar rumo a Guantanamo (base então o regresso para Norte, desta vez mais afastado da costa
naval dos EUA na ilha de Cuba), aproveitando a ocasião para efec- brasileira, com o objectivo de detectar navios em pesca ile-
tuar um exercício de lançamento de pirotécnicos. No primeiro gal, não regulamentada e não declarada – o que ocorreu por
dia do ano houve também torneios de jogos de consola e de Cor- diversas vezes, tendo sido assinalados e denunciados às auto-
nhole (um jogo parecido com a nossa Malha). ridades competentes. Ainda antes da entrada em Salvador da
A segunda tirada da navegação começou com algo que toda Baía, voltaram a realizar-se exercícios, desta vez com o Navio
a guarnição esperava, mal saímos do porto – tendo passado Patrulha Guaratuba.
o período necessário, e tendo os últimos elementos a embar- A última tirada foi quase exclusivamente de navegação cor-
car testado negativo para Covid-19, foi possível largar, final- rida, até San Juan de Porto Rico, onde desembarquei a 20 de
mente, as máscaras e guardar no paiol as divisórias nas mesas Fevereiro.
de refeições. Pela primeira vez foi possível, para todos, “des- Durante todo o período de navegação (que totalizou 1.171 horas),
cobrir” e conhecer as caras uns dos outros. o navio manteve acƟ vidades de treino e formação próprios.
Ao terceiro dia de mar, o navio foi empenhado para intercep-
tar uma lancha suspeita, reportada por um avião. Por forma a ENVOLVIMENTO E BALANÇO FINAL
evitar a detecção, foram utilizadas as embarcações de bordo;
embora se tenha conseguido deter a lancha, esta tentou fugir. Bem recebido, e desde logo integrado na guarnição do navio,
O caso foi passado para outro Cutter da Guarda Costeira que participei nas várias actividades a bordo, desde as acções de
operava nas proximidades; o caso acabou com a apreensão de treino realizadas, com especial relevo durante a certificação
cerca de uma tonelada de cocaína, com um valor aproximado do navio para aviação, até aos momentos de lazer a bordo,
de 27 milhões de dólares. sendo assim uma experiência única e enriquecedora a título
Já ao largo da República da Guiana, foram efectuados exer- pessoal.
cícios com a Guarda Costeira deste país, ao abrigo de um Como intérprete, estive presente na maioria dos processos
recente acordo bilateral de cooperação. e actividades no Brasil, acabando por ser uma mais valia para
A 11 de Janeiro chegou um momento muito esperado e o navio, facilitando a comunicação com os vários intervenien-
“temido” pela maioria da guarnição – das cerca de 140 pes- tes, incluindo os agentes portuários e vários navios, promo-
soas a bordo, apenas duas dúzias haviam já cruzado o Equador, vendo desta forma o fortalecimento das relações da Marinha
um dos marcos de qualquer marinheiro. Assim, cumpriram-se com a US Coast Guard, assim como auxiliando o reforçar de
as tradicionais praxes, com a subida a bordo do Rei Neptuno laços entre esta e a Marinha do Brasil.
e o “baptismo” dos que nunca haviam cruzado a linha. Para
terminar, e com o navio a pairar, a guarnição foi autorizada a Miguel Dias Pinheiro
banhos de mar e “praia de aço”, com a única possibilidade de 1TEN M
entrada na água a partir do convés de voo – um salto de seis
metros de altura. N.R. O autor não adota o novo acordo ortográfi co
Ainda nesta tirada começaram as interacções com a Marinha
do Brasil, com um exercício com o Navio Patrulha Guaiba, ao
largo de Natal. Notas
1 2 ofi ciais da US Coast Guard embarcarão no NRP Setúbal no decurso da IniciaƟ va
Mar Aberto 21.1.
NAVEGAÇÃO II 2 CSO – Combat Systems Offi cer.
3 Pe y Offi cer 3rd Class, equivalente a Cabo.
Devido ao empenho inopinado para capturar a lancha de con- 4 ROM – Restric on of Movement..
trabando, foi necessário fazer escala no porto de Suape, por 5 Designação dada ao Equipamento de Transmissão de Ordens.
forma a reabastecer antes de conƟ nuar até ao Rio de Janeiro. 6 ECR – Engine Control Room.
Aqui houve nova interacção com a Marinha do Brasil, com 7 ATC – Avia on Training Centre.
palestras pela USCG, onde servi não só como tradutor, mas 8 O prefi xo M refere ser MulƟ -missão; o prefi x H refere ser um Helicóptero; o sufi xo T
também como “cobaia”. À saída do Rio, efectuaram-se exercí- refere ser a versão da USCG. O Jayhawk é uma versão do UH-60 Blackhawk original.
A US Navy usa a versão SH-60 Seahawk do mesmo helicóptero.
cios com o Navio de Patrulha Oceânico Amazonas.
14 ABRIL 2021