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REVISTA DA ARMADA | 561

             Foto US Coast Guard                                                                                      Foto TEN M Miguel Dias Pinheiro


















               Demonstração à Marinha do Brasil de técnicas de algemagem  Recolha do MH-65 no hangar


              NAVEGAÇÃO I                                           A missão continuou para Sul até Montevideu (Uruguai),
                                                                  interrogando alguns pesqueiros brasileiros até lá. Começou
               Entrou-se em 2021 já a navegar rumo a Guantanamo (base   então o regresso para Norte, desta vez mais afastado da costa
              naval dos EUA na ilha de Cuba), aproveitando a ocasião para efec-  brasileira, com o objectivo de detectar navios em pesca ile-
              tuar um exercício de lançamento de pirotécnicos. No primeiro   gal, não regulamentada e não declarada – o que ocorreu por
              dia do ano houve também torneios de jogos de consola e de Cor-  diversas vezes, tendo sido assinalados e denunciados às auto-
              nhole (um jogo parecido com a nossa Malha).         ridades competentes. Ainda antes da entrada em Salvador da
               A segunda tirada da navegação começou com algo que toda   Baía, voltaram a realizar-se exercícios, desta vez com o Navio
              a guarnição esperava, mal saímos do porto – tendo passado   Patrulha Guaratuba.
              o período necessário, e tendo os últimos elementos a embar-  A última tirada foi quase exclusivamente de navegação cor-
              car testado negativo para Covid-19, foi possível largar, final-  rida, até San Juan de Porto Rico, onde desembarquei a 20 de
              mente, as máscaras e guardar no paiol as divisórias nas mesas   Fevereiro.
              de refeições. Pela primeira vez foi possível, para todos, “des-  Durante todo o período de navegação (que totalizou 1.171 horas),
              cobrir” e conhecer as caras uns dos outros.         o navio manteve acƟ vidades de treino e formação próprios.
               Ao terceiro dia de mar, o navio foi empenhado para intercep-
              tar uma lancha suspeita, reportada por um avião. Por forma a   ENVOLVIMENTO E BALANÇO FINAL
              evitar a detecção, foram utilizadas as embarcações de bordo;
              embora se tenha conseguido deter a lancha, esta tentou fugir.   Bem recebido, e desde logo integrado na guarnição do navio,
              O caso foi passado para outro Cutter da Guarda Costeira que   participei nas várias actividades a bordo, desde as acções de
              operava nas proximidades; o caso acabou com a apreensão de   treino realizadas, com especial relevo durante a certificação
              cerca de uma tonelada de cocaína, com um valor aproximado   do navio para aviação, até aos momentos de lazer a bordo,
              de 27 milhões de dólares.                           sendo assim uma experiência única e enriquecedora a título
               Já ao largo da República da Guiana, foram efectuados exer-  pessoal.
              cícios com a Guarda Costeira deste país, ao abrigo de um   Como intérprete, estive presente na maioria dos processos
              recente acordo bilateral de cooperação.             e actividades no Brasil, acabando por ser uma mais valia para
               A 11 de Janeiro chegou um momento muito esperado e   o navio, facilitando a comunicação com os vários intervenien-
              “temido” pela maioria da guarnição – das cerca de 140 pes-  tes, incluindo os agentes portuários e vários navios, promo-
              soas a bordo, apenas duas dúzias haviam já cruzado o Equador,   vendo desta forma o fortalecimento das relações da Marinha
              um dos marcos de qualquer marinheiro. Assim, cumpriram-se   com a US Coast Guard, assim como auxiliando o reforçar de
              as tradicionais praxes, com a subida a bordo do Rei Neptuno   laços entre esta e a Marinha do Brasil.
              e o “baptismo” dos que nunca haviam cruzado a linha. Para
              terminar, e com o navio a pairar, a guarnição foi autorizada a                          Miguel Dias Pinheiro
              banhos de mar e “praia de aço”, com a única possibilidade de                                     1TEN M
              entrada na água a partir do convés de voo – um salto de seis
              metros de altura.                                   N.R. O autor não adota o novo acordo ortográfi co
               Ainda nesta tirada começaram as interacções com a Marinha
              do Brasil, com um exercício com o Navio Patrulha Guaiba, ao
              largo de Natal.                                       Notas
                                                                    1  2 ofi ciais da US Coast Guard embarcarão no NRP Setúbal no decurso da IniciaƟ va
                                                                    Mar Aberto 21.1.
              NAVEGAÇÃO II                                          2  CSO – Combat Systems Offi  cer.
                                                                    3  Pe  y Offi  cer 3rd Class, equivalente a Cabo.
               Devido ao empenho inopinado para capturar a lancha de con-  4  ROM – Restric  on of Movement..
              trabando, foi necessário fazer escala no porto de Suape, por   5  Designação dada ao Equipamento de Transmissão de Ordens.
              forma a reabastecer antes de conƟ nuar até ao Rio de Janeiro.  6  ECR – Engine Control Room.
               Aqui houve nova interacção com a Marinha do Brasil, com   7  ATC – Avia  on Training Centre.
              palestras pela USCG, onde servi não só como tradutor, mas   8  O prefi xo M refere ser MulƟ -missão; o prefi x H refere ser um Helicóptero; o sufi xo T
              também como “cobaia”. À saída do Rio, efectuaram-se exercí-  refere ser a versão da USCG. O Jayhawk é uma versão do UH-60 Blackhawk original.
                                                                    A US Navy usa a versão SH-60 Seahawk do mesmo helicóptero.
              cios com o Navio de Patrulha Oceânico Amazonas.


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