Page 27 - Revista da Armada
P. 27

REVISTA DA ARMADA | 568

           DATA / HORA               PAINEL / OBJETIVOS / SESSÃO                PRELETOR         MODERADOR
                                        SESSÃO DE ABERTURA                 VALM FELGUEIRAS NETO
                             PAINEL I – APRENDIZAGEM E OBJETIVOS DA FORMAÇÃO
            20AM SET  Identificar conceitos / teorias / fatores / condições facilitadoras do processo de   CFR OLIVEIRA SANTOS
                      aprendizagem. Desenvolver um espírito crítico, criativo e empreendedor. Redigir   TEN GARCIA ANANIAS  TEN MAGNO MATEUS
                      objetivos pedagógicos. Hierarquizar objetivos segundo os domínios do saber
                               PAINEL II – COMUNICAÇÃO E PERFIL DO FORMADOR
                      Conceitos e fundamentos da formação Profissional. O SFP da MGA. Perfil do For-  TEN PEDRO FERRAMENTA
            21AM SET  mador (competências, capacidades). Comunicação pedagógica. Métodos, técnicas   TEN LARISSA NETO  CFR OLIVEIRA SANTOS
                      e estilos de comunicação
                                PAINEL III – MÉTODOS E TÉCNICAS PEDAGÓGICAS  TEN ALBERTO ANTÓNIO
            22AM SET  Métodos pedagógicos – expositivo, interrogativo, demonstrativo e ativo – e res-  TEN MAGNO MATEUS  TEN ANICETO KAPITANGO
                      petivos critérios de seleção. Técnicas pedagógicas e respetivos critérios de seleção
                                  PAINEL IV – AVALIAÇÃO DA FORMAÇÃO
            23AM SET  Conceito, finalidades e objetos de avaliação da formação; a qualidade da for-  TEN DINON MIGUEL  TEN NUNO MATEUS
                      mação. Fases da Avaliação do SFP da MGA; medidas retificativas
                                  PAINEL V – DOCUMENTAÇÃO DE CURSO
                      Apresentação da versão final da Documentação de vários Cursos de Formação   TEN PEDRO FERRAMENTA  CFR OLIVEIRA SANTOS
                      de Sargentos e Praças
            24AM SET   PAINEL VI – APRESENTAÇÃO PROPOSTA DE CURSO DE APERFEIÇOAMENTO  TEN ERIK FERREIRA  CFR OLIVEIRA SANTOS
                                      SESSÃO DE ENCERRAMENTO               VALM FELGUEIRAS NETO

                                                              CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM “LUTA PELA
            MAQUETE                                           VITALIDADE”

             A proposta de Curso de Aperfeiçoamento em “Luta Pela   No último dia das 1  Jornadas Técnico-Pedagógicas, foi apresen-
                                                                             as
            Vitalidade”  foi  complementada com a apresentação de   tada uma proposta de Curso de Aperfeiçoamento em “Luta Pela
            uma maquete dum futuro Centro de Treino nas seguintes   Vitalidade”. Faz-se sentir a necessidade dum curso nessa área –
            áreas:                                            capacitação a nível de conhecimentos teórico-práticos, prontidão
             – do combate a incêndios; e                      e organização para dar resposta a possíveis situações adversas
             – da prevenção e contenção de alagamentos.       de avarias ou sinistros que poderão ocorrer, de forma aleatória,
                                                              nas unidades navais – por forma a contribuir para o aumento da
                                                              proficiência e da capacitação dos profissionais da MGA.
                                                               Por forma a sensibilizar a assistência  para esta necessidade, fo-
                                                              ram realizadas as seguintes atividades:
                                                               –  Uma  palestra,  ministrada  por  oficiais  da  EEN,  onde  foram
                                                              abordados temas sobre a química do fogo, os meios e as formas
                                                              de propagação do calor, os métodos e os mecanismos de inter-
                                                              rupção, os equipamentos de combate a incêndios, as classes de
                                                              fogo, os extintores e a forma correta de os usar e manter; e
                                                               – Um exercício de combate a um incêndio da classe B (líquidos),
                                                              com um extintor de pó químico, para demonstrar o seu manu-
                                                              seamento e cuidados, o ângulo de ataque e a melhor forma de
                                                              debelar um incêndio deste tipo.

                                                                                                      Passos Ramos
                                                                                                            CMG
                                                                                              Diretor Técnico do Projeto 4




















                                                               Porta-de-armas do EEN


                                                                                                 DEZEMBRO 2021  27
   22   23   24   25   26   27   28   29   30   31   32